_
_
_
_
_

Militante do MTST é baleada em passeata na Grande São Paulo

Edilma dos Santos, de 36 anos, participava de uma marcha de 500 pessoas em Itapecerica Para Guilherme Boulos, do MTST, o caso não se dissocia de “onda de intolerância no país”

Uma integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto foi baleada nesta quarta-feira durante uma manifestação da Ocupação João Goulart, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Edilma Aparecida Vieira dos Santos, de 36 anos, é moradora da ocupação e foi atingida na barriga enquanto marchava com cerca de 500 pessoas em direção à prefeitura do Município. O objetivo da mobilização dos sem-teto, ameaçados de despejo, era negociar alternativas com as autoridades.

Edilma dos Santos foi ferida em Itapecerica.
Edilma dos Santos foi ferida em Itapecerica. Arquivo MTST
Mais informações
Esquerda se une “contra o golpe” e supera ato anti-Dilma em São Paulo
Reações diversas da PM em protestos, fator de risco em meio à polarização
A vida dos socorristas, testemunhas da repressão policial em São Paulo

Militantes presentes na passeata relataram que o disparo foi dado pelo motorista de um corsa preto, cuja placa foi divulgada via redes sociais pelo MTST e transmitida à Polícia Militar – que abriu a investigação do caso. Em meio a grande comoção, Edilma recebeu atendimento preliminar no local por uma unidade do Samu e em seguida transferida para o Pronto Socorro Municipal de Itapecerica da Serra – onde passou por uma cirurgia e agora se encontra na UTI, porém sem correr risco de vida.

Segundo Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST, os moradores da Ocupação João Goulart estavam sendo ameaçados por seguranças que trabalham para o dono do terreno ocupado.

Representantes dos sem-teto, inclusive Boulos, monitoram o caso. Para o coordenador do movimento, “não sabemos ainda quem disparou, mas com o clima que há no país, sabemos que quem apertou o gatilho foi um Bolsonaro, um Malafaia, uma Rede Globo... Gente que está semeando uma onda de intolerância e linchamento contra o povo que se organiza para lutar contra seus direitos”, declarou ao EL PAÍS por telefone. No fim do dia, a Secretaria de Segurança informou que o autor do disparo foi Robson Vieira do Nascimento, de 32 anos, preso na ocasião em flagrante.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_