_
_
_
_
_

Coreia do Norte fará seu primeiro congresso partidário em 36 anos

Comunistas se reunirão a partir de 6 de maio, tendo pela primeira vez Kim Jong-un como líder

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, comanda os testes de um míssil submarino.
O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, comanda os testes de um míssil submarino.KCNA (REUTERS)

A Coreia do Norte confirmou nesta quarta-feira que o seu partido único, o Partido dos Trabalhadores, realizará a partir de 6 de maio, em Pyongyang, o seu primeiro congresso em quase quatro décadas. Será a sétima reunião geral na história do partido, mas a primeira sob o comando de Kim Jong-un. O último congresso comunista aconteceu em outubro de 1980, quando o atual dirigente não tinha nem nascido.

O anúncio da imprensa estatal não dá detalhes sobre a pauta ou duração do congresso. As mensagens do primeiro-secretário do partido, o próprio Kim Jong-un, serão analisadas com lupa em busca de sinais sobre sua intenção de manter ou não o programa de armas nucleares e sobre seus planos para estimular a estancada economia norte-coreana. Mudanças no alto escalão do regime, se houver, também podem dar pistas sobre os rumos da nação mais isolada do mundo.

Mais informações
Kim Jong-un coloca arsenal nuclear norte-coreano de prontidão
Coreia do Norte desafia a comunidade mundial com míssil
Coreia do Norte lança dois mísseis balísticos após anunciar testes nucleares

Em março de 2013, Kim anunciou seu desejo de manter uma linha política que busca simultaneamente o desenvolvimento nuclear e o crescimento econômico. Analistas preveem que o jovem ditador aproveitará a inédita reunião para defender essa tese e sacramentar seu poder à frente do partido, quase cinco anos depois de herdar o poder de seu pai, Kim Jong-Il, no final de 2011.

Segundo a agência estatal KCNA, as conferências partidárias provinciais “foram realizadas com sucesso” e já elegeram os delegados que viajarão a Pyongyang. No último congresso, havia mais de 3.000 representantes. O ministério sul-coreano da Unificação, que monitora os assuntos da Coreia do Norte, informou que a reunião deverá durar quatro ou cinco dias – a última durou quatro.

O encontro ocorre num momento de aguda tensão entre o país e a comunidade internacional. Em represália a um teste nuclear e ao disparo de um foguete de longo alcance, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou novas sanções econômicas ao regime, as mais duras da história. Pyongyang reagiu fazendo mais testes e, segundo Seul, se prepara para levar a cabo “a qualquer momento” o quinto teste de armas nucleares da sua história, e o segundo neste ano.

Alguns analistas afirmam que o teste poderá acontecer imediatamente antes do congresso, numa demonstração interna de força. “Precisamos estar abertos a todas as possibilidades no que tange a outro teste nuclear. Continuaremos observando a situação de perto”, disse o porta-voz do Ministério da Unificação, Jeong Joon-ji, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Nos últimos meses, a Coreia do Norte se gabou de ter alcançado vários marcos no desenvolvimento do seu programa de armas nucleares. O regime afirma já ser capaz de miniaturizar bombas atômicas para que possam ser instaladas em ogivas de longo alcance. Os analistas duvidam, mas admitem certos avanços. No sábado, a Coreia do Norte anunciou o teste bem sucedido de um míssil balístico de médio alcance a partir de um submarino.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_