_
_
_
_
_

Alerta na redação do EL PAÍS em Madri por uma carta com substância suspeita

Trabalho prossegue com normalidade em outras áreas do edifício enquanto a polícia analisa o conteúdo

Funcionários do EL PAÍS, durante o processo de desinfecção.
Funcionários do EL PAÍS, durante o processo de desinfecção.LUIS MAGÁN

O envio de um envelope com uma substância suspeita à sede central do jornal EL PAÍS em Madri obrigou ao esvaziamento de um andar da redação e também levou a polícia e os serviços de emergência da cidade a ativarem o protocolo NRBQ (nuclear, radiológico, bacteriológico e químico).

Mais informações
Carta aberta do diretor do EL PAÍS à redação do jornal
EL PAÍS dá início a nova era
Site do EL PAÍS estreia versão que se adapta a qualquer dispositivo

Dezenas de policiais, assim como membros do corpo de bombeiros, tomaram medidas para garantir a segurança do edifício e descontaminaram os trabalhadores do jornal que estiveram no segundo andar do prédio principal. O conteúdo do envelope está sendo analisado. Enquanto isso, o trabalho prossegue com normalidade em outras áreas do complexo do jornal, sem mais desdobramentos.

A correspondência chegou à redação do jornal às três da tarde (horário local) desta sexta-feira. Depois de passar pelo escaneamento da segurança sem que nada de anormal fosse detectado, o envelope foi aberto por uma funcionária, que constatou o desprendimento de uma substância suspeita. Ela mesma deu o alerta e o caso foi levado ao conhecimento da polícia, que enviou várias unidades.

Foto das unidades de emergência em um pátio do EL PAÍS.
Foto das unidades de emergência em um pátio do EL PAÍS.ULY MARTÍN

A funcionária e outra pessoa que estiveram em contato com o envelope foram imediatamente isolados. A polícia fechou as saídas do segundo andar e inicialmente pediu à centena de trabalhadores presentes que não o abandonassem.

Os agentes decidiram então ativar um de seus protocolos NRBQ. Agentes sanitários com proteção química e bacteriológica passaram à desinfecção dos empregados do jornal, que tiveram de pisar em sacos impregnados de água sanitária e lavar as mãos com um produto desinfetante. Depois puderam deixar as instalações.

Os trabalhos para manter o site do EL PAÍS e produzir a edição de sábado do jornal foram transferidos para outros andares do prédio, onde se desenvolvem com normalidade enquanto a polícia e os serviços de emergência concluem as inspeções. O deslocamento do contingente policial foi necessário, segundo disseram os agentes, por questões preventivas e porque a Espanha se encontra no nível 4 de alerta terrorista.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_