_
_
_
_
_
PEDRA DE TOQUE
Tribuna
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

A hora cinzenta

A vitória de Pedro Pablo Kuczynski deveria estar assegurada se primassem a sensatez e o juízo

Mario Vargas Llosa
FERNANDO VICENTE
Mais informações
Vargas Llosa apoia Kuczynski no Peru, mas diz que sua eleição não será fácil
Voto eletrônico gera caos em várias seções eleitorais no Peru
Fujimori vence e Kuczinski surge como adversário no segundo turno

As eleições peruanas do domingo passado deixam para o segundo turno, em junho, dois candidatos – Keiko Fujimori e Pedro Pablo Kuczynski – que representam duas opções meridianamente claras. A primeira, filha do ditador que cumpre 25 anos de prisão pelos crimes e roubos que cometeu durante os 10 anos em que governou o Peru, constituiria uma legitimação daquela ditadura corrupta e sanguinária e um retorno ao populismo, à divisão inflamada e à violência social de que o país havia começado a sair desde que recuperou a democracia no ano 2000. A segunda, um reforço da linha democrática e do progresso institucional e econômico que transformou o Peru nos últimos quinze anos em um dos países mais atrativos para o investimento estrangeiro e que mais rapidamente progride na América Latina.

Nestas condições, a vitória de Pedro Pablo Kuczynski deveria estar assegurada se primassem a sensatez e o juízo. Mas nem sempre é assim e, sobretudo na América Latina, o que costuma prevalecer em certos períodos eleitorais são a injustiça e a paixão demagógica, como sabem muito bem os amigos venezuelanos que, em até cinco ocasiões, votaram no “socialismo do século XXI” e agora não têm como se livrar dessa semiditadura que os arruinou economicamente e os faz viver na asfixia e no medo.

O fujimorismo conta com grandes meios econômicos – o Peru recuperou apenas 180 milhões de dólares dos seis bilhões roubados naqueles anos –, e sua propaganda literalmente empapelou o país, ao mesmo tempo em que os meios que ele controla foram cimentando a ficção de que o encarcerado ex-ditador derrotou o Sendero Luminoso, enviou seu líder Abimael Guzmán para a prisão e tirou o país da devoradora inflação que o estava destruindo. Puro mito. Na verdade, a ditadura combateu o terror com terror, assassinando, torturando e enchendo as prisões de inocentes, e a desenfreada corrupção que enriqueceu os dirigentes fujimoristas desprestigiou o país e o exasperou até colocá-lo à beira do abismo. Por isso Fujimori fugiu do Peru e – caso único na história – enviou do exterior sua renúncia à Presidência por fax.

É para isso que desejam voltar os peruanos que neste primeiro turno eleitoral deram a Keiko Fujimori quase 40% dos votos e a maioria parlamentar? Porque, apesar de ela ter prometido que não voltará a haver “um 5 de abril” – dia do autogolpe com o qual Fujimori acabou com a democracia que lhe havia permitido chegar ao poder –, é óbvio que, se ela for a próxima presidenta, cedo ou tarde as prisões se abrirão e os ladrões e assassinos fujimoristas, começando por seu pai, sairão dos calabouços para novamente deter o poder. Deixa os cabelos em pé imaginar a violência social que tudo isso causaria, com a consequente paralisia econômica, a retração dos investimentos e a gangrena populista ressuscitando aqueles demônios da inflação e do desemprego, dos quais nos fomos libertando nesta última década e meia.

Por isso é importante que haja uma grande mobilização popular de todas as forças democráticas do espectro político, sem exclusão alguma, para derrotar o fujimorismo e levar Pedro Pablo Kuczynski à Presidência. E, sobretudo, que as dezenas de milhares de peruanos que se abstiveram de votar ou anularam seu voto neste primeiro turno recuperem a confiança e acreditem que há esperança. PPK é uma pessoa de impecáveis credenciais políticas, que só serviu a Governos legítimos, e sempre com competência e honradez. Sua história tem algo de novelesca. Foi uma ditadura, a do general Velasco, que o obrigou a se exilar quando era um jovem funcionário do Banco Central, permitindo-lhe assim fazer uma meteórica carreira no mundo internacional das finanças, onde chegou a ser presidente do banco First Boston. Apesar de ter alcançado um cargo tão elevado, retornou ao Peru para trabalhar assim que a democracia voltou ao seu país, o que demonstra claramente sua vocação de serviço. Poucos dirigentes políticos conhecem melhor do que ele a problemática peruana, a qual estudou com devoção, e poucos têm ideias mais práticas e funcionais para enfrentar suas grandes carências e necessidades. Além disso, não há dirigente político peruano que tenha mais prestígio e seja mais conhecido do que ele no âmbito internacional.

Por isso, desde que decidiu se lançar à árdua empreitada eleitoral, foi rodeado por uma caravana de jovens entusiastas empenhados em fazer do Peru um país moderno e próspero, uma verdadeira democracia com oportunidades para todos, os quais, substituindo com seu entusiasmo a falta de estrutura partidária e de recursos, conseguiram para ele esta segunda colocação no primeiro turno, o que deveria lhe permitir vencer as eleições de junho, salvando o Peru da catástrofe que seria o retorno do fujimorismo ao poder.

Esse maldito costume de reinventar a roda se rompeu no Peru nos últimos tempos

A tendência a reinventar a roda tem sido uma das grandes desgraças da América Latina. Cada Governo queria começar do zero, fazendo tábula rasa de tudo o que fora obtido por seu predecessor. Essa falta de continuidade nos tem feito viver no instável e no precário, porque os esforços se frustravam quando acabavam de começar. Por sorte, esse maldito costume de reinventar a roda se rompeu no Peru nos últimos tempos. Porque, desde a queda da ditadura no ano 2000, o país teve quatro Governos democráticos – um deles de transição – de linhas políticas diferentes, os quais, apesar disso, coincidiram em respeitar a legalidade democrática e uma política econômica de mercado e de estímulo ao investimento que trouxe enormes benefícios. A pobreza extrema foi dramaticamente reduzida, a classe média cresceu a um ritmo muito intenso, o investimento estrangeiro se manteve em níveis elevados e, com todas as limitações que o subdesenvolvimento impõe, o Peru foi progredindo graças à liberdade e a esses amplos consensos que, pela primeira vez, caracterizaram a vida política peruana nos últimos quinze anos. Uma vez mais, porém, tudo isso se encontra ameaçado neste processo eleitoral, e corremos o terrível risco de recair nos maus hábitos, que é o que ocorrerá se uma maioria eleitoral, presa do desvario populista, levar Keiko Fujimori ao poder.

Felizmente, a história não está escrita, ela não segue roteiros fatídicos. A história é escrita diariamente por nós, os homens e as mulheres, mediante nossas ações e decisões, e podemos lhe conferir a direção e o ritmo que melhor nos parecer. Nós, peruanos, nos equivocamos muitas vezes em nossa história e, por isso, esse país que já foi justo e grande foi empobrecendo e se violentando como poucos na América Latina. Há quinze anos isso começou a mudar de forma notável. Surgiram consensos muito amplos em relação à economia e à política que deram ao país primeiro uma estabilidade e depois um impulso progressista muito notáveis, a tal ponto que, pela primeira vez, nos últimos anos só escutei, no exterior, elogios e parabéns pelo que acontece no Peru.

Só depende de nós que esta hora cinzenta em que estamos mergulhados não seja o anúncio de uma noite sinistra e anacrônica, e sim uma antecipação do amanhecer, com seu calor e sua luz clara

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_