_
_
_
_
_

Lula depõe na Polícia Federal: as reações no mundo político

Dilma faz pronunciamento no qual defende mentor, mas usa maior parte do tempo em defesa própria

Presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira.
Presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira.Andressa Anholete (AFP)
Mais informações
O “ato jornalístico” que levou Dilma para o furacão da Lava Jato
Delação de Delcídio do Amaral abre novo capítulo na crise do Governo
STF eleva a pressão para Cunha deixar presidência da Câmara

O ex-presidente Lula da Silva foi o principal alvo da 24ª fase da Operação Lava Jato. Acusado de receber benefícios de empreiteiras investigadas no esquema de corrupção da Petrobras, Lula foi alvo de mandado de condução coercitiva, quando o investigado é obrigado a depor, e foi levado para a sede da PF no aeroporto de Congonhas. O petista depôs por cerca de três horas e foi liberado.

A presidenta Dilma se manifestou à tarde em repúdio às ações da força-tarefa, mas também defendeu seu próprio mandado. Acusada, segundo a revista IstoÉ, pelo senador Delcídio de Amaral de tentar obstruir a Lava Jato, a presidenta atribuiu as declarações a um "desejo de vingança" do parlamentar.

Veja como foi o desenrolar e a repercussão da 24ª fase da Operação Lava Jato da Polícia Federal nesta sexta-feira:

Lula encerra seu discurso, ovacionado. Amanhã, liderados pelos metalúrgicos, os militantes dizem que estarão em frente à casa do ex-presidente a partir das nove da manhã.
"Eu estava quieto no meu canto. Estava na expectativa que vocês escolhessem alguém para disputar 2018. Mas e eu quero me oferecer a vocês. A partir de hoje, a única resposta que eu posso dar à violência que fizeram a mim é ir pra rua e dizer: eu To vivo", diz Lula.
"Eu estou disposto, a partir de segunda-feira, a viajar este país do Oiapoque ao Chuí", disse Lula. "Se vocês estão prefaciando de alguém para animar a nossa tropa, o animador está aqui", disse Lula, sob fortes aplausos.
"Eu tinha achado que minha vida política tinha acabado. Mas hoje eles provocaram. E eu quero comunicar o PT, o PCdoB (...) queria dizer a todos que me ofenderam hoje pela manhã, se eles tiverem que me derrotar, vão ter que me enfrentar nas ruas deste país", diz Lula
"Pode pegar o delegado da Polícia Federal, pode pegar o doutor Moro, pode pegar todos eles. Se eles todos juntos valerem um real a mais do que eu, eu desisto da vida política", disse Lula.
"As perguntas (que a Polícia fez) são as mais esdrúxulas possíveis", disse Lula.
"Hoje pra mim foi o fim. Uma ofensa pessoal", disse Lula. "Pegaram toda a minha família. Não sei como não pediram a exumação da minha mãe que já morreu".
"Estão julgando um apartamento que dizem que é meu, que não é meu. E se eles disserem que é, terão que me dar", diz Lula. "E alguém vai ter que me dar a chácara também. Espero que no fim desse processo, eu tenha um apartamento e uma chácara que eu não tenho hoje".
"Se (o juiz Sergio) Moro tivesse mandado um ofício, dizendo para eu ir prestar depoimento em Curitiba, eu iria. Porque eu sempre fui", diz Lula.
Lula diz que foi sequestrado pela Polícia Federal nesta manhã.
"Esse legado que eu estou contando pra vocês a imprensa e a elite brasileira querem apagar", diz Lula. O ex-presidente já chorou diversas vezes ao longo do discurso, que chega a quase uma hora de duração.
Desde que iniciou o discurso, há mais de 40 minutos, Lula já chorou diversas vezes. O ex-presidente ainda não falou sobre estar sendo investigado na Lava Jato. O discurso segue.
"Até agora eu divaguei. Eu fiz como Fidel fazia em Cuba", diz Lula, em tom de brincadeira.
A entrada do homem na cozinha não acompanhou o crescimento da entrada da mulher no mercado de trabalho, diz Lula.
Lula começa a falar da eleição de Dilma Rousseff. "Eu descobri que muito mais grave que o preconceito contra mim (dizendo que é nordestino), é o preconceito contra a mulher", diz.
Durante discurso, Lula chora ao falar das conquistas sociais e ouve "volta, Lula" da militância.
"Eles estavam acreditando no meu fracasso. Meu fracasso era o retorno deles, mas eles não sabiam que eu não era eu, era vocês. Eu estava representando um sonho de milhares de pessoas", diz Lula, em discurso para sua militância, lembrando do seu Governo.
Há relatos de "aplaudaços" no início do Jornal Nacional em Perdizes, Moema e Jardim Paulista.
"Eu virei o melhor presidente da República que este país já teve", diz Lula, aplaudido. "Mais importante ainda, eu passei a ser o melhor presidente do começo do século 21 do mundo".
"As pessoas passaram a comer hambúrguer e Danoninho", disse Lula, sobre as conquistas de seu Governo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_