_
_
_
_
_

Sanchez fracassa e Espanha se aproxima de novas eleições

Líder do PSOE não conseguiu a aprovação necessária, o que dá início a uma etapa política

Pedro Sánchez, nesta sexta-feira, no Congresso.Foto: atlas | Vídeo: ULY MARTÍN / ATLAS
Mais informações
Sánchez fracassa e troca de ofensas elimina esperança de novo Governo
Líder socialista apela a Podemos para tentar formar Governo na Espanha
Encontro bizarro
Presidente espanhol rechaça oferta do Rei para formar Governo
Novos partidos embaralham formação de Governo na Espanha

Já se passaram 75 dias desde as eleições espanholas e ainda não há um novo presidente do Governo. E, agora, Pedro Sánchez acaba de se tornar o primeiro político na Espanha constitucional a ter sua candidatura rejeitada pelo Congresso. Na quarta-feira, não conseguiu obter a maioria absoluta e na sexta-feira chegou a 131 cadeiras (Partido Socialista Operário Espanhol [PSOE] e Cidadãos, mais um voto da Coalizão Canária), número muito inferior à maioria relativa necessária. Restam apenas 58 dias para escolher quem vai ocupar a presidência do governo. Caso isso não aconteça, serão convocadas novas eleições para o dia 26 de junho. Sánchez fez, na tribuna, um último pedido pela formação de um governo de mudança, mas o líder do Podemos insistiu em sua ideia de um Executivo composto por uma coalizão de esquerdas.

Pedro Sánchez não alcançou a maioria suficiente para poder tomar posse como presidente do Governo, o que dá início a uma etapa insólita na política espanhola, que caminha rumo a novas eleições em 26 de junho. Na quarta-feira, Sánchez não obteve os 176 votos necessários para chegar à maioria absoluta e na sexta-feira conseguiu um resultado quase idêntico. A única novidade foi a mudança de opinião de Ana Oramas (Coalizão Canária) que trocou a abstenção por um voto positivo. O resultado final foram 131 a favor contra 219, um número muito distante da maioria simples requerida.

A imensa maioria do Congresso derrotou o pacto PSOE-Cidadãos.

Seu último chamado, em favor de "votar pela mudança", pela "regeneração" e para que Mariano Rajoy deixe o Palácio da Moncloa, não serviu para nada. E o melhor tom de Pablo Iglesias, que manteve a proposta do Podemos de um Governo de coalizão "à valenciana", também não.

Iglesias se colocou de maneira tão suave que passou da "cal viva" da quarta-feira ao "pacto do beijo". E as apelações de Albert Rivera a favor de sua proposta de governo PSOE-Cidadãos também não surtiram efeito. É obvio que Mariano Rajoy manteve o não ao acordo que representaria a demolição de sua gestão, e acusou o aspirante ao governo de corrupção por utilizar as instituições em benefício próprio e para garantir sua sobrevivência política.

O secretário-geral do PSOE se converte, assim, no primeiro político da história constitucional de seu país a se apresentar a uma investidura e não conseguir concretizá-la. Mas também foi o primeiro a se expor a um debate desse tipo sem ter apoio suficiente, além de essa ser, ainda, a primeira vez, desde o início do período democrático, que o Congresso está tão fragmentado a ponto de transformar a tarefa de escolher um presidente do governo em uma difícil missão, com maiorias alternativas, e que, em todas as hipóteses de acordo, exceto a que diz respeito à grande coalizão, requer pactos entre mais de dois partidos.

Sánchez voltou a ter o apoio dos 90 deputados de seu partido, dos 40 do Cidadãos e o de Ana Oramas, deputada de Coalizão Canária, frente ao resto da Câmara. O pacto assinado pelo líder do PSOE e por Albert Rivera não obteve o apoio de outros grupos, além de seus próprios partidos.

A única diferença em relação à situação anterior ao debate que se iniciou na terça-feira é que o relógio constitucional começou a andar e, de forma automática, em maio, serão convocadas novas eleições para o dia 26 de junho, caso um novo presidente do Governo não seja designado antes do prazo. Nada impede que Sánchez possa voltar a ser indicado pelo Rei se tiver apoio suficiente, nem que Mariano Rajoy possa se candidatar à investidura, apesar de ter recusado a proposta quando foi recomendado pelo monarca. Inclusive, qualquer outro candidato que tenha apoio pode se apresentar para ser votado pelo Congresso.

Sair do bloqueio

Outra diferença notável é que, antes, a maioria mais numerosa era a dos 123 deputados escolhidos com as siglas do Partido Popular (PP), mas, agora, é a dos 130 do PSOE e do Cidadãos, se é que eles consideram vigente o acordo que submeteram à Câmara.

Sánchez fez, antes da votação, um último apelo para "sair do bloqueio e desgoverno institucional", mas sem apresentar propostas e argumentos novos. Foi “um discurso de trâmite", segundo o porta-voz do Democracia e Liberdade (DL), Francesc Homs.

O líder socialista invocou de novo o "Governo da mudança" com o apoio de todos os partidos, exceto o PP, para "regenerar as instituições" e "tornar a mudança realidade". "Votem sim pela mudança", pediu.

Sánchez incluiu, em seus 10 minutos de discurso, duras críticas a Mariano Rajoy por ter recusado a proposta do Rei para se apresentar à investidura. E falou sobre a "fuga de Rajoy de suas responsabilidades institucionais”, o que resultou em “um período de incerteza e bloqueio".

"Aceitei o encargo consciente de poderia contribuir com que tudo voltasse a funcionar com normalidade democrática", acrescentou Sánchez, antes de fazer um breve resumo de seu programa, parte do pacto com Cidadãos, que, conforme esclareceu o líder socialista, é o resultado do acordo entre 130 deputados que estabelece pontos comuns e coerentes com os ideais defendidos por seu partido.

O objetivo, segundo Sánchez, é evitar a repetição das eleições e retirar Rajoy do Palácio da Moncloa. "Quero limpar a corrupção na Espanha, porque esse é um veneno que debilita a nossa democracia”, disse o líder do PSOE, que também afirmou querer acabar com a "utilização partidarista das instituições" ao enumerar algumas de suas propostas sobre o tema. Ele se referiu, ainda, de maneira expressa, à derrogação das leis do PP, para "se livrar" dessas normas.

Rajoy voltou a responder as críticas de Sánchez com dureza, e se utilizou de expressões como "farsa, engano e fraude", além de fazer uma forte acusação: o socialista teria utilizado as instituições a seu favor, o que “também é corrupção". O presidente do Governo em função, visivelmente irritado, acusou Sánchez de sectarismo por dizer a Podemos que a pior de suas medidas é superior que à melhor do PP.

Acordo do beijo

Iglesias surpreendeu dedicando o início de seu discurso ao beijo que ocorreu, no semicírculo, entre ele o porta-voz de Ahora en Comú Podem e ao suposto interesse de uma deputada do PP por um parlamentar de seu partido, contado em um programa de televisão.

Continuando, Iglesias defendeu a ideia de um governo de esquerda com a abstenção de independentistas e com mão estendida para uma formação "à valenciana", ou seja, de coalizão. "A partir desta noite, comecemos a trabalhar", disse o líder do Podemos, em referência à preocupação com "as oligarquias". "Atreva-se, senhor Sánchez", disse Iglesias como forma de provocar o líder do PSOE. "Tomara que o pacto ao que cheguemos possa se chamar o acordo do beijo", concluiu seu discurso.

Por sua vez, Rivera pediu o apoio ao acordo e arremeteu contra Podemos, contrastando suas ações com as do Partido Comunista Espanhol (PCE) durante o período de Transição, e pediu "altura de miras".

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_