_
_
_
_
_

O modo como cozinhamos pode esquentar o planeta

Iniciativas como a modernização de cozinhas preparam a América Latina contra mudanças climáticas

Uma mulher cozinha em Santiago de Atitlán, Guatemala.
Uma mulher cozinha em Santiago de Atitlán, Guatemala.I. Schaefer
Mais informações
Os jovens que criam peixes para alimentar seus sonhos
A riqueza das frutas que vão para o lixo
Se você compra comida orgânica, isto é o que você precisa saber
Contra a pobreza, uma rampa para cadeiras de rodas
A mudança climática pode quebrar um país?

Apesar de a eletricidade chegar a 96% dos latino-americanos, isso não quer dizer que falta pouco para a região superar seus desafios na área. “A infraestrutura ainda é insuficiente ou datada, faltam reformas de mercado e não há acesso o bastante em alguns países”, informa o relatório anual do Programa de Assistência ao Gerenciamento do Setor de Energia (ESMAP, na sigla em inglês), administrado pelo Banco Mundial.

A boa notícia é que a região pouco a pouco enfrenta esses problemas com experiências inovadoras, que vão além de levar eletricidade a quem precisa: também buscam dar fim a tecnologias poluentes, fortalecer o uso de fontes renováveis, modernizar e fortalecer a infraestrutura contra mudanças climáticas. Conheça a seguir cinco tendências que prometem levar mais energia à América Latina nos próximos anos.

1) Mais cozinhas “limpas”

Vinte milhões de pessoas (cerca de metade da população da América Central) cozinham usando lareiras ou fogões rudimentares, e 86% delas se concentram em Honduras, Guatemala e Nicarágua. Na região, 37.000 mortes prematuras por ano são atribuídas à poluição do ar doméstico por causa da queima de lenha. A Iniciativa Centro-americana de Cozinhas Limpas (Cacci) fez uma avaliação na Guatemala e na Nicarágua e concluiu que elas necessitam, respectivamente, 80,3 milhões de dólares e 87,3 milhões até 2030 para tornar as cozinhas mais limpas. Um projeto da Cacci nos dois países busca atrair investimentos de 28,3 milhões dólares e 26,7 milhões para o setor, respectivamente, até 2020.

2) Iluminação pública de baixo consumo

Em seu plano de infraestrutura para 2017, o Rio de Janeiro deve começar a adotar lâmpadas de LED – cerca de 60% mais eficientes que as convencionais – em seus 400.000 pontos de iluminação. Belo Horizonte já fez isso em seus 178.000 pontos, por meio de uma parceria público-privada. Ambas as cidades fizeram a troca depois que os governos locais utilizaram a Ferramenta para a Rápida Avaliação da Energia das Cidades, criada pela ESMAP, que ajuda os formuladores de políticas públicas a identificar e escolher entre as melhores alternativas energéticas. Num futuro próximo, o uso de LED poderia se tornar realidade em ainda mais partes do Brasil: o Banco Mundial está terminando um levantamento dos sistemas de iluminação de 300 cidades e lançará um estudo sobre os modelos de negócios mais adequados para ajudar os municípios nessa transição.

3) Agricultura inteligente

Os produtores rurais do México e da Costa Rica em breve poderão saber os custos de energia e as emissões de gases de efeito estufa nas cadeias de valor da agricultura. O cálculo será feito pela ferramenta de avaliação energética do setor, desenvolvida com apoio da ESMAP. No México, a ferramenta calculará a energia usada nas cadeias de abastecimento da carne e suas contribuições para as emissões de gases de efeito estufa. Com isso, o governo poderá desenvolver ações para reduzir as emissões de carbono na pecuária. Na Costa Rica, a ferramenta irá analisar as cadeias do café e do leite para aperfeiçoar o uso de energia e água em ambos. O objetivo de longo prazo é fazer com que a ferramenta seja usada em toda a América Latina.

4) Impulso a tecnologias renováveis

Para os países adotarem cada vez mais fontes renováveis de energia, é importante criar e fortalecer o marco regulatório do setor. É o que o Chile está fazendo para impulsionar a energia geotérmica, por exemplo. O objetivo do trabalho é melhorar a capacidade de gestão do setor, mobilizar investimentos em energia geotérmica e reforçar as condições de mercado para promover o desenvolvimento sustentável da atividade. O Banco Mundial fornecerá assistência técnica direta ao país, mobilizando especialistas e realizando estudos para embasar as decisões do governo do Chile.

5) Rede elétrica resistente a desastres

Belize, considerada pelas Nações Unidas um dos países mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, recentemente avaliou o impacto que furacões e enchentes, entre outros fenômenos, teriam sobre a rede elétrica. Até 2100, a temperatura media do país deve aumentar 3.5°C, o que deve tornar o país mais dependente de combustíveis fósseis e da importação de eletricidade. As informações do estudo vão ajudar a embasar um novo projeto para tornar o sistema mais resistente ao clima, apoiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Mariana Kaipper Ceratti é produtora online do Banco Mundial.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_