_
_
_
_
_

O significado do ‘i’ de iPhone, iPad, iMac e do resto dos produtos Apple

A resposta está em um vídeo de Steve Jobs, de 1998, que pode ser assistido no YouTube

O fundador de Apple, Steve Jobs, na apresentação do iPad em 2010.
O fundador de Apple, Steve Jobs, na apresentação do iPad em 2010.AFP
Mais informações
Vendas do iPhone esfriam pela primeira vez e Apple prevê queda
Os dez ‘gadgets’ que marcaram tendência no Google em 2015

O escritor Walter Isaacson conta na biografia de Steve Jobs – e os que trabalharam com o gênio confirmam – que o fundador da Apple não deixava escapar um mínimo detalhe. Ele tinha uma obsessão pela perfeição que se traduzia não só no design e nas funções técnicas de seus produtos, mas também na escolha de seus nomes: iMac, iPod, iPhone, iPad, iTunes... Todos eles já fazem parte do nosso vocabulário cotidiano, mas, qual é o seu significado? Por que se repete esse mesmo padrão com um i minúsculo no começo de cada palavra?

Essa é uma pergunta frequente em fóruns de discussão na internet, como o de Quora, que parece ter encontrado a resposta em uma das apresentações marca da casa feitas por Steve Jobs, em 1998. O evento da própria companhia, para apresentar o primeiro modelo de iMac, pode ser visto, mesmo que em baixa qualidade, neste vídeo no YouTube. E nele se encontra a explicação sobre a letra i: “iMac vem da união entre a emoção da internet e a simplicidade do Macintosh”, afirmava seu criador.

Imagem de um dos slides da apresentação de 1998 de Steve Jobs que pode ser assistida no YouTube.
Imagem de um dos slides da apresentação de 1998 de Steve Jobs que pode ser assistida no YouTube.

“Nosso foco é a necessidade de uso número um que os consumidores dizem querer em seu computador: poder se conectar à internet de forma simples e rápida. Esse é o objetivo desse produto”, explica Jobs durante a apresentação.

Os cinco 'i's que inspiraram o modelo de iMac apresentado por Steve Jobs em 1998.
Os cinco 'i's que inspiraram o modelo de iMac apresentado por Steve Jobs em 1998.

Internet: era a esse elemento que Jobs queria que os consumidores associassem seu computador. Mas não era só isso. O iMac, assim como aparece nos slides mostrados por ele durante o evento, também estava baseado em outros quatro conceitos que começam com a letra i: “indivíduo, instruir, informar e inspirar”.

Desde esse primeiro iMac de 1998, quase todos os produtos lançados pela Apple mantiveram a letra i, uma característica particular de seus nomes, e também a conexão com a internet, como forma de identidade: o reprodutor de arquivos em mp3 iPod, o revolucionário smartphone iPhone, o tablet iPad...

Mas também existem exceções. A companhia abriu mão da letra i para lançar, nos últimos anos, seu relógio – que se chama Apple Watch, e não iWatch – e também sua proposta de televisão portátil, a Apple TV.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_