_
_
_
_
_

As jovens mexicanas que combatem o machismo com confete e música punk

As Filhas da Violência são um coletivo que ataca o assédio nas ruas com performances Vídeo sobre elas no AJ+ já possui quase 5 milhões de visualizações

Filhas da Violência, um coletivo feminista que surgiu em 2013.
Filhas da Violência, um coletivo feminista que surgiu em 2013.Reprodução

Em 27 de janeiro o site de notícias AJ+ publicou no Facebook um vídeo sobre Las Hijas de Violencia (As Filhas da Violência), um coletivo feminista mexicano que nasceu em 2013 com um propósito: combater a violência cotidiana vivida pelas mulheres no México. Em apenas seis dias, o material foi compartilhado mais de 54.000 vezes e obteve quase 5 milhões de visualizações.

Mais informações
Jovens e veteranas na luta global das mulheres por igualdade em 2016
A primavera feminista na visão de adolescentes brasileiros
#MeuAmigoSecreto, nova investida feminina contra o machismo velado
As mulheres brasileiras dizem basta

No vídeo é possível ver Ana Karen, Ana Beatriz e Betzabeth Estefanía – integrantes do coletivo – caminhando pelas ruas da Cidade do México. Sempre que um homem as assedia, as três jovens disparam confete contra ele e cantam a todo pulmão a música Sexista Punk, cuja letra diz:

“Isso que você me fez se chama assédio. Se você fizer isso dessa forma eu respondo. Não tem o direito e isso é nojento (...) Sexista, machista, o que é que você quer?”

Há três anos, as atrizes da Escola Nacional de Arte Teatral – Ana Karen e Ana Beatriz, de 25 e 28 anos, respectivamente – se uniram para criar uma obra de teatro que refletisse o que significa ser mulher. A ideia inicial não possuía um enfoque feminista, mas depois de realizarem a pesquisa, o discurso mudou.

“Começamos a encontrar diferentes subtemas da violência cotidiana e normalizada que nós mulheres recebemos. Um dos que nos deixou mais perturbadas foi o assédio nas ruas. Descobrimos que era a amostra mais pura da legitimação da violência machista no espaço público e à vista de tod@s”, explicam a EL PAÍS por e-mail.

Foi dessa forma que as atrizes chegaram à conclusão de que o teatro era pequeno para o impacto que precisavam e decidiram realizar uma performance. Em 2015 a artista visual Betzabeth Estefanía, de 24 anos, uniu-se a elas para realizar a proposta estética e visual do projeto.

“Pensamos em uma ação simbólica que pudesse fazer com que, diante do assédio, a reação fosse olhar o assediador e desaprovar sua agressão ao invés de vitimizar novamente a mulher. Uma canção e uma pistola de confete são inofensivas, pois não machucam o agressor, mas simbolicamente é uma resposta que gera impacto e surpresa que o agressor não espera. Dessa forma o jogo de poder muda. O assediador normalmente nega ter assediado e tenta fugir com medo de ser ridicularizado. Esse é o objetivo da performance”, dizem as integrantes do grupo.

“Pensamos em uma ação simbólica em que a reação fosse olhar o assediador e desaprovar sua agressão ao invés de vitimizar novamente a mulher”

De acordo com as protagonistas do vídeo do AJ+, a partir de sua publicação foi retomada a polêmica sobre se as cantadas às mulheres são agressivas. “Muitas mulheres apareceram para dizer que não querem esses comentários 'positivos' sobre seus corpos se vierem de uma pessoa estranha a quem não pediram a opinião. Os homens, por sua parte, respondem negativamente (sobre o vídeo), pois aceitá-lo significaria assumir a responsabilidade de mudar sua conduta”, dizem.

Para continuar combatendo a violência contra a mulher o grupo se comunica constantemente através de sua página no Facebook, que conta com mais de 24.000 seguidores. Nesse espaço são publicadas denúncias de assédio e agressão contra mulheres, são compartilhadas oficinas sobre feminismo e violência misógina, eventos são promovidos e o público é convidado a algumas das apresentações realizadas na Cidade do México.

Las Hijas de Violencia se dizem satisfeitas, mas sobretudo decididas a continuar combatendo a violência misógina em 2016. “Fazemos isso porque temos a esperança de que algum dia todas nós possamos sair às ruas sem precisar nos sentirmos corajosas por isso, mas livres”, finalizam.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_