_
_
_
_
_

Governo Alckmin congela 6,9 bilhões de reais do orçamento

Como principais explicações para o congelamento, estão a crise econômica brasileira e a queda na arrecadação tributárias estadual

Alckmin durante evento em São Paulo
Alckmin durante evento em São PauloEduardo Saraiva (A2IMG)

A crise econômica que, segundo o Governo do Estado de São Paulo, fez o ano começar para os paulistas com o anúncio de novos atrasos e interrupções em linhas e projetos do Metrô e da CPTM, agora chegou de fato ao Orçamento de 2016.

Mais informações
América Latina não vai crescer nada em 2016, diz Banco Mundial
Atrasos sucessivos deixam ao menos um milhão sem metrô em São Paulo
Monotrilho: símbolo de atrasos e opções controversas em São Paulo

Em decreto publicado no Diário Oficial, em 15 de janeiro (sexta-feira), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou o congelamento de 6,9 bilhões de reais este ano. O anuncio, que bloqueia 3,3% de um total de 207,4 bilhões previstos na peça orçamentária, foi justificado em razão de previsões pessimistas sobre a queda de arrecadação tributária, que chega a representar 70% do total da receita anual.

Do valor total, 3,9 bilhões de reais são referentes a despesas de custeio e 900 milhões iriam para pagamento dos juros de dívidas. Até agora, não foi informado como o Governo irá reter os 2,1 bilhões restantes – os novos atrasos no transporte sobre trilhos podem ser um indício de áreas que sofreram cortes.

3,3% de um total de 207,4 bilhões previstos na peça orçamentária foram congelado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Como relatou a Folha de S. Paulo, Alckmin disse durante uma inauguração no interior de São Paulo que áreas como saúde, educação e segurança estão fora do corte. “Nós pretendemos executar o orçamento. Agora, é uma medida de contingenciamento. Não quer dizer que não vá ser executado, mas o contingenciamento é necessário”, comentou. Segundo o governador, se a arrecadação do ano surpreender, o Orçamento pode ser recomposto.

Segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão, o orçamento foi projetado para um quadro em que o PIB estimado seria de -0,4% e inflação de 5,5%. Mas, com um cenário econômico mais pessimista para 2016, a arrecadação do ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) deixaria de receber 4,3 bilhões de reais, tornando o contingenciamento necessário.

Ao lado de São Paulo, outros Estados e municípios passam por um cenário econômico de dificuldade. No Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, salários estão atrasados e serviços, como saúde, passam por graves problemas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_