_
_
_
_
_

Tarifa de transporte em São Paulo vai a 3,80 reais e MPL marca protesto para o dia 8

Novo valor para trens, ônibus e metrô, anunciado por Haddad e Alckmin, valerá a partir de 9 de janeiro

Marina Rossi

A dois dias para o ano acabar, a Prefeitura de São Paulo, juntamente com o Governo do Estado, anunciaram um reajuste nas tarifas do metrô, trens e ônibus da cidade. Há exatamente um ano, o valor subiu de 3 reais para 3,50. Com o novo reajuste, o preço dos bilhetes passará para 3,80 reais a partir do dia 9 de janeiro do ano que vem. O principal movimento pelo fim das tarifas de transporte, o Movimento Passe Livre (MPL), promete reagir e anuncia um protesto para o dia 8. Os ativistas confiam na articulação recente de estudantes secundaristas em São Paulo para mobilizar mais usuários contra a alta do que em 2015, quando as marchas se dispersaram após pouco mais de um mês.

Manifestação do MPL, em janeiro de 2015.
Manifestação do MPL, em janeiro de 2015.M. Schincariol (AFP)
Mais informações
“Não adianta ter ônibus rodando se você não tem 3,50 para pagar”
Em quinto ato contra a tarifa em São Paulo, MPL testa resistência
Fim do assédio sexual e mais 10 pontos para o “busão dos sonhos” paulistano
Por que você deveria prestar atenção na licitação de ônibus de São Paulo
Governo de SP suspende reorganização escolar após protestos
Manifestantes voltam às ruas de São Paulo e enfrentam repressão da polícia

"Um aumento é só mais um obstáculo para chegar à tarifa zero", diz Luíze Tavares, do Movimento Passe Livre (MPL). "Vamos ver as justificativas do Governo para esse aumento, mas já sabemos que as decisões são sempre políticas", diz.

As administrações afirmam que os reajustes estão sendo feitos abaixo da inflação anual. Argumentam também que os valores do Bilhete Único Temporal (que inclui o Mensal, Semanal e 24 horas) não serão alterados e que quase 20% dos usuários não pagam a tarifa —são os estudantes beneficiados pelo Passe Livre Estudantil, criado neste ano, os trabalhadores desempregados, pessoas com deficiência e idosos acima dos 60 anos— o que resulta em um subsídio alto a ser pago pela Prefeitura sob o comando de Fernando Haddad (PT).

O ano que vem, de eleições municipais em que Haddad deve ser candidato à reeleição, torna o cenário mais delicado e o prefeito deve atuar para evitar maior desgaste político por causa da alta. Além da tarifa de ônibus, a Prefeitura anunciou outra fonte de irritação: alta no IPTU (9,5%).

Luíze afirma que a estratégia adotada pelo MPL, embora ainda não tenha sido traçada, deve ser parecida com a do ano passado, quando os ativistas foram às ruas da cidade por mais de um mês contra o aumento da tarifa. Naquela época, o movimento realizou manifestações nas ruas e nos terminais, além de aulas públicas sobre o transporte pela cidade, mas a mobilização foi perdendo fôlego. Diferentemente das históricas marchas de 2013, o reajuste não foi revogado. Em 2014, ainda na esteira do ano anterior, a tarifa ficou congelada.

Licitação que definirá próximos 20 anos no setor estacionada

Enquanto o anúncio do reajuste é feito com menos de 15 dias antes de entrar em vigor, a licitação do transporte público na cidade segue estacionada. Atrasada mais de dois anos, ela foi lançada em outubro e ficou aberta para consulta pública. Depois, passou para o Tribunal de Contas do Município, que listou 50 "infringências, impropriedade e irregularidades." Um novo prazo então foi estabelecido para o recebimento de propostas das empresas interessadas. A licitação prevê a renovação e melhora das frotas, ônibus com wi-fi e ar condicionado, o aumento da quantidade de viagens e mais assentos disponíveis nos ônibus e deve definir o futuro do transporte na cidade nos próximos 20 anos. Por enquanto, tudo isso ainda está no papel.

"A conjuntura para a luta é favorável", aposta Luíze. "Tivemos um aprendizado com os secundaristas neste ano e vamos tentar trazê-los para a nossa luta também." A ativista se refere a uma vitória inédita dos estudantes secundaristas em São Paulo neste ano. Mobilizados desde outubro, os alunos da rede pública conseguiram suspender a chamada reorganização escolar, que previa o fechamento de ao menos 92 escolas pelo Estado. Muitos integrantes do MPL também são secundaristas, o que ajuda na articulação da soma de forças, que já está sendo feita, segundo a reportagem apurou. O coletivo Mal Educado, formado pelos secundaristas durante as mobilizações, publicou em sua página no Facebook um texto de repúdio ao reajuste. E pode ter dado uma pista do que está por vir: "2016 é ano de luta!", encerrava o post.

Além de São Paulo, as cidades das regiões metropolitanas de Campinas, Sorocaba, Santos e Vale do Paraíba também terão suas tarifas reajustas a partir do início de janeiro.

Tarifa de ônibus no Rio vai de 3,40 reais para 3,80 em 2 de janeiro

A tarifa de ônibus também vai subir na cidade do Rio de Janeiro, a partir do dia 2 de janeiro. O aumento, publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial do município, será de 40 centavos, e a passagem passará de 3,40 reais para 3,80 (valor também válido para Bilhete Único Carioca). Em janeiro de 2015, a prefeitura já havia subido a passagem de três reais para os atuais 3,40, provocando protestos na cidade. Dessa vez, ainda não há informações sobre possíveis manifestações.

Nesta quarta-feira também foram anunciados os reajustes nas tarifas das barcas, entre Rio e Niterói, e dos trens urbanos, após a autorização da agência reguladora Agetransp. Assim, a concessionária CCR Barcas aumentará, a partir de 2 de fevereiro, em 60 centavos a passagem, que passará de cinco reais para 5,60. Já a passagem dos trens da Supervia passará, a partir do dia 2 de fevereiro, de 3,30 para 3,70 reais.

Ao mesmo tempo, a tarifa dos ônibus intermunicipais passará de 3,15 reais para 3,50, enquanto que a tarifa do Bilhete Único Intermunicipal passará dos atuais 5,90 reais para 6,50. Aumento entrará em vigor a partir de 10 de janeiro.

Ainda não há informações sobre um possível aumento da passagem de metro.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_