_
_
_
_
_

As câmeras contra-atacam e se conectam

Câmeras tradicionais buscam na conectividade o antídoto contra a sua extinção

Quando o iPhone 3GS foi lançado, em 2009, algumas empresas de tecnologia fotográfica colocaram no mercado câmeras compactas capazes de publicar fotos na Internet. Hoje, elas foram quase apagadas do mapa pela concorrência dos smartphones. Mas inclusive os celulares mais avançados estão muito distantes de oferecer a qualidade de imagem e os recursos das câmeras profissionais e semiprofissionais. Além disso, algumas já contam com tecnologia para interagir com telefones e tablets.

O telefone celular atualmente compete com as câmeras fotográficas.
O telefone celular atualmente compete com as câmeras fotográficas.
Mais informações
Cinco ideias para nunca mais ser escravo do celular
A bateria que carrega em minutos

A conectividade sem fio permite aos usuários dessas câmeras mostrar nas redes sociais quase ao vivo como se realiza um projeto fotográfico; revisar e organizar fotos comodamente numa tela de grande tamanho, como a de um tablet; editá-las rapidamente num celular ou inclusive usar o smartphone como controle remoto. Algo que é bastante útil se a máquina estiver montada num tripé ou se quisermos captar um ângulo pouco usual (os preços são relativos ao mercado espanhol).

Pentax K3 II

A mais avançada câmera reflex de formato APS-C da Pentax recorre a uma curiosa estratégia para enviar fotos e controlar suas funções com um celular Android ou um iPhone: um cartão denominado Flucard, quando instalada em uma das suas duas portas SD, dota a câmera de conexão wi-fi. Também tem um GPS que, em combinação com o sistema de estabilização de imagem, facilita a realização de fotografias astronômicas.

Preço. Corpo sem objetiva, 4.372 reais. Com a objetiva 18-55 WR, 4.810 reais. Cartão Flucard (16 gigas) 434 reais.

Panasonic Lumix DMC-CM1

Este dispositivo é um híbrido entre uma câmera compacta com recursos avançados e um celular com sistema operacional Android. Seu sensor de imagem de uma polegada e 20 megapixels, sua objetiva Leica, seus controles manuais e a possibilidade de gravar arquivos RAW (que contêm a imagem com a máxima definição) afastam-na bastante do que qualquer outro celular do mercado oferece. Pode gravar vídeos com resolução 4K (3840 x 2160). O visor também conta com resolução full-HD. Como celular, dá para o gasto, embora seus recursos fiquem aquém das características dos atuais celulares de gama alta no mercado.

Preço. 3.500 reais.

Fuji X100T

Esta câmera tem um espírito clássico, como delata seu visor óptico e sua objetiva fixa de 35mm. Apesar disso, não renuncia à conectividade. De fato, embora a Fuji tenha demorado a implantar a conectividade wi-fi em suas câmeras, na X100T esse aspecto está muito cuidado. Tanto na hora de transmitir fotos como na hora das fazê-las com a ajuda do celular. Seu sensor APS-C de 16 megapixels responde adequadamente, inclusive quando a luz escasseia. Algo para o que também contribui a potente luminosidade da sua objetiva.

Preço. 5.248 reais.

Olympus OM-D E-M5 Mark II

Esta câmera sem espelho pensada para profissionais e usuários avançados está entre as mais inovadoras que a Olympus já lançou. Seu grande trunfo é um tamanho mais contido do que o habitual, sobretudo graças às reduzidas dimensões das objetivas. Com ela, a empresa cuidou da conectividade, e podemos usar um celular Android ou um iPhone para comandá-la, inclusive fotografando no modo bulb ou gravando vídeos. O compromisso da Olympus com a conectividade das câmeras fica patente também com seu projeto Air A01, uma peculiar câmera sem fio pensada para interagir com celulares.

Preço. Corpo sem objetiva, 4.810 reais. Com objetiva Zuiko 14-42 EZ, 5.688 reais.

Nikon D7200

Com o sensor APS-C, esta câmera semiprofissional da Nikon, de 24 megapixels, herda o mecanismo de foco de 51 pontos de algumas câmeras profissionais da marca. Conta com wi-fi para captar imagens de forma remota e enviá-las a um celular, embora sem muito controle sobre os comandos manuais. Também dispõe de um sistema de transmissão NFC. Essa tecnologia permite aproximar a câmera a um telefone compatível para transferir a imagem diretamente.

Preço. 5.907 reais com a objetiva AF-S Nikkor DX 18-105 mm f/3.5-5.6G ED.

Sony A7R II

Sem espelho profissional, é uma das mais aplaudidas de 2015 por seu grande número de recursos: sensor de imagem full frame de 42 megapixels, estabilizador de imagem de cinco eixos, gravação de vídeo 4K e inclusive a possibilidade usar alguns aplicativos, como o que permite publicar diretamente no Flickr as fotos ao conectá-la a uma rede wi-fi. Também pode interagir com dispositivos celulares com Android, iOS e Windows, enviando-lhes imagens ou permitindo controlar o disparo. Conta com tecnologia NFC.

Preço. Corpo sem objetiva, 15.327 reais.

Canon EOS 6D

Esta câmera semiprofissional é a primeira reflex full frame da Canon que dispõe de conectividade wi-fi. O aplicativo da Canon para celulares permite controlá-la de forma remota, com acesso às funções manuais de disparo, e acessar as imagens armazenadas na memória. Também incorpora um GPS que permite classificar as fotografias em função do lugar onde foram feitas. Seu sensor de 20 megapixels, seus amplos recursos para gravar vídeo de forma profissional e o enorme número de objetivas compatíveis são alguns dos seus pontos fortes.

Preço. Corpo sem objetiva, 8.751 reais.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_