_
_
_
_
_

Real Madrid x Barcelona: clássico dos europeus com maior torcida no Brasil

Sucesso dos clubes da Europa aumentou no país desde que Neymar chegou na Espanha

Neymar e Messi são os astros do Barça.
Neymar e Messi são os astros do Barça.Javier Soriano (AFP)

O clássico entre Real Madrid e Barcelona, neste sábado, às 15h15 no Santiago Bernabéu, colocará frente a frente os dois maiores times europeus em número de torcedores... no Brasil. Sim, além do domínio na Espanha, a dupla divide também a preferência entre os brasileiros. Pesquisa divulgada pelo Ibope Repucom em setembro de 2015 mostrou que o Barça, embalado pelo sucesso de Neymar, lidera a disputa com 25% dos entrevistados. O Real, de Cristiano Ronaldo, recebe o apoio de 11,9% dos torcedores.

O estudo apontou que o sucesso dos clubes europeus aumentou no Brasil desde que Neymar chegou na Espanha. Hoje, 69% dos internautas brasileiros que têm entre 16 e 29 anos torcem para algum time europeu. Há dois anos, em agosto de 2013, quando o craque trocou o Santos pelo Barça, a porcentagem era de 64%. “O interesse dos jovens pelos times europeus vem crescendo consistentemente nos últimos anos e se deve, principalmente, à presença dos melhores jogadores do mundo nos campeonatos do Velho Continente, ao crescimento da cobertura do futebol europeu pela mídia brasileira e ao aumento do número de assinantes de TV paga no Brasil”, afirma José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom.

Mais informações
Neymar, Laporta: os impostos não são tirania
Como chega o Real Madrid para o clássico?
Real Madrid x Barcelona: blindagem policial histórica

Os times que aparecem na sequência e completam as cinco maiores torcidas são: Manchester United (6,1%), Chelsea (4,6%) e Bayern de Munique (3,4%). Para a pesquisa foram entrevistados 1.000 internautas em março de 2015.

Se no Brasil o Barcelona tem mais do que o dobro de torcedores do Real Madrid, na Espanha a vantagem é do time merengue. Estudo realizado pela Associação para Investigação dos Meios de Comunicação (AIMC) ao longo de 2012, mostrou que a equipe de Cristiano Ronaldo é a preferida de 23,8% dos espanhois. O Barça aparece em segundo, com 18,2%, seguido pelo Atlético de Madri, com 3,7%. Em outra pesquisa, realizada em junho de 2014, a vantagem também foi grande para o Real Madrid na liderança: 37,9% contra 25,4% do time de Messi e 6,4% do Atlético.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_