_
_
_
_
_

Numa semana crítica, Lula divulga vídeos de parabéns pelos 70 anos

Um dia após ver o nome do filho envolvido em investigação da PF, ex-presidente recebe mensagens de notáveis pelo seu aniversário

M.R.
Lula no Piauí, semana passada.
Lula no Piauí, semana passada.Ricardo Stuckert (Instituto Lula)

O ex-presidente Lula completa 70 anos nesta terça-feira, talvez ansioso para que seu inferno astral termine. O mês de outubro não foi o mais tranquilo da vida política do líder petista. Ao longo das últimas semanas, seu nome e o de alguns de seus familiares, como o seu filho Luis Claudio, surgiram em investigações e delações que abalam sua imagem, como mostra uma pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda.  Entre amigos e figuras públicas importantes, porém, Lula permanece reinando. Recebeu diversos vídeos com mensagens de feliz aniversário que foram publicados em sua página no Facebook.

"Bem vindo aos setentinha", disse o cantor Chico Buarque, cabo eleitoral histórico de Lula. "Estou com você como sempre". O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, também enviou uma mensagem. "Fiz questão de estar aqui para te agradecer. Se a amizade entre o Brasil e a França evolui tanto, é porque você quis", disse, ele referindo-se ao ex-presidente como "Meu amigo Lula".

É possível que a divulgação das mensagens já estivesse programada. Mas elas aparecem num momento crítico para o líder petista, um dia após ver a Polícia Federal autorizar uma operação de busca e apreensão de documentos na empresa do seu filho, Luís Claudio, em nome da operação Zelotes que investiga o possível pagamento de recursos por lobistas para facilitar a extensão de uma Medida Provisória que beneficia o setor automotivo. O constrangimento de ver o filho na primeira página dos jornais teria irritado Lula, que estaria irritado inclusive com a presidenta Dilma, segundo alguns veículos de imprensa. Mas, um vídeo com a mensagem da presidenta também estava disponível. "Homenageio o parceiro de todas as horas, o retirante nordestino que transformou o Brasil", disse ela. "O presidente que conquistou o coração dos brasileiros."

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Lula atribuiria a ação da Polícia Federal à falta de pulso do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, seu desafeto de longa data. A PF está sob o comando da pasta da Justiça, embora mantenha independência para executar suas ações.

Chico Buarque manda seus parabens a Lula#Lula70"Lula, bem-vindo ao setentinha. Estou com você, como sempre."Também nos "setentinha", o cantor e compositor Chico Buarque foi uma das personalidades que enviou sua mensagem de parabéns ao ex-presidente Lula. Posted by Lula on Terça, 27 de outubro de 2015

Outros nomes ampliaram a lista de notáveis a parabenizar Lula. "Estes 70 anos que mudaram os 500 anos de vida do nosso país", disse a diretora Ana Muylaert, do longa Que horas ela volta?, que vai disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro. O cantor Zeca Pagodinho, Guilherme Boulos, líder do MTST, João Pedro Stédile, líder do MST, Tite, técnico do Corinthians e os jogadores do time, o escritor Fernando Morais, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e o fotógrafo Sebastião Salgado também enviaram vídeos parabenizando o ex-presidente.

Mais informações
Sem perspectivas futuras, brasileiro se declara órfão de lideranças
Esquecido, escândalo de empresas afeta filho de Lula e dá sobrevida a CPI
Lula confirma seu retorno à arena política: “Voltei a voar outra vez”
Lula vai a Brasília e volta à linha de frente de defesa de Dilma na crise
PT paralisado vê escalada da crise sem ‘mea culpa’ e panelaço contra Dilma

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_