_
_
_
_
_

Zelotes: Polícia Federal investiga lobby no setor automobilístico

PF investiga organizações criminosas que atuavam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) para anular multas aplicadas pela Receita

M. R.
Fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP).
Fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP).Fotos Públicas

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira, uma nova fase da Operação Zelotes, que investiga um consórcio de empresas do setor automotivo que negociava incentivos fiscais e promovia a manipulação de multas e julgamentos dentro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). O CARF é uma espécie de tribunal que julga as multas aplicadas pela Receita Federal.

Segundo as investigações, os conselheiros do CARF vendiam sentenças para favorecer as empresas interpeladas. Assim, multas e penalidades eram suspensas ou tinham seus julgamentos interrompidos. Além disso, a Polícia Federal investiga também as supostas "compras" de Medidas Provisórias criadas para beneficiar o setor automotivo no Governo Lula.

Uma dessas Medidas é a MP 471 que, em 2010, prorrogou de 2011 a 2015 a política que concedia descontos nos impostos para carros produzidos nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do país. A medida deu às montadoras das regiões incentivos de mais de um bilhão de reais ao ano, segundo as investigações.

Mais informações
Operação contra sonegação bilionária apreende um milhão em dinheiro vivo
‘Mito Lula’ é sacudido por denúncias e rejeição ao seu nome aumenta
Operação Zelotes esbarra em falta de equipe e apoio do Judiciário

Uma das empresas investigadas é a Marcondes & Mautoni Empreendimentos. A empresa, que atua como representante de montadoras e entidades do setor automotivo, fez, em 2011, repasses à LFT Marketing Esportivo, de Luís Claudio da Silva, um dos filhos de Lula. Suspeita-se que os repasses tenham sido parte de lobby para a aprovação das medidas provisórias que beneficiariam o setor.

Luís Claudio afirma que os repasses de 2,4 milhões de reais foram feitos porque sua empresa realizou serviços de marketing esportivo à Marcondes & Mautoni. Não há registro, porém, que a Marcondes & Mautoni tenha alguma relação com o esporte entre as suas atividades econômicas.

Por essa ligação, a Polícia Federal também está fazendo buscas no escritório de Luís Claudio nesta segunda-feira. A PF, porém, não confirma a informação sobre as buscas no escritório do filho de Lula, pois não divulga os nomes dos supostos envolvidos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_