_
_
_
_
_

Volkswagen fará recall de 8,5 milhões de carros em toda a Europa

Empresa alemã entrará em contato com os afetados pela fraude a partir de janeiro de 2016

Concessionária Volkswagen em Berlim.
Concessionária Volkswagen em Berlim.ODD ANDERSEN (AFP)

O grupo Volkswagen iniciará em janeiro de 2016 um dos maiores recalls da história do setor na Europa. As autoridades alemãs descartaram o plano de reparações voluntárias anunciado pela empresa, o que a obrigou a iniciar a inspeção de 8,5 milhões de veículos em toda a União Europeia, onde se encontra a maior parte dos 11 milhões de carros que possuem o software fraudulento em todo o mundo. O processo pode se estender durante todo o ano que vem.

O recall foi anunciado na tarde de quinta-feira pela empresa depois que o Escritório Federal de Veículos Motorizados (KBA) recusou seu plano e exigiu uma revisão geral. Horas depois, a Volkswagen divulgou uma carta do executivo-chefe do grupo, Matthias Müller, ao ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt. “A Volkswagen vive um período muito difícil. A decisão do Escritório Federal de Veículos Motorizados abre um caminho para se conseguir uma ação comum e acordada em todos os Estados membros da União Europeia”, disse o novo executivo-chefe da Volkswagen.

Mais informações
Volkswagen tem seu novo controle de emissões sob suspeita nos EUA
Volkswagen enfrenta onda de processos no mundo todo
Congresso dos EUA defende prisão de executivos da Volkswagen
Volks anuncia cancelamento de seus investimentos não essenciais

“Esta medida pretende favorecer os interesses dos clientes e recuperar a confiança perdida”, acrescenta. Na carta dirigida ao ministro dos Transportes, Müller reitera que o grupo apresentará ”a execução técnica das medidas propostas” com todos os detalhes possíveis no final de novembro.

Em seu comunicado, a Volkswagen disse também que se encarregará de contatar e informar diretamente os proprietários dos carros afetados, que podem verificar no site da empresa se seu veículo possui o dispositivo modificado, e negou que seus novos motores a diesel EA 288 estejam entre os afetados.

Na manhã de quinta-feira, horas antes da empresa anunciar o recall em massa que pretende realizar quase um mês depois da revelação do maior escândalo da história da Volkswagen, o KBA já havia solicitado à empresa a revisão dos 2,4 milhões de automóveis afetados que circulam pelas ruas e estradas alemãs. Os carros estão equipados com motores a diesel e um sofisticado dispositivo ilegal que permite a diminuição dos níveis de emissões de gases poluentes quando submetidos a controles.

“Estamos pedindo que sejam revisados”, disse um porta-voz do órgão federal confirmando uma informação do jornal Bild. A drástica medida exigida pelas autoridades foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt, que disse que o recall deve ser feito. O ministro afirmou que os carros afetados podem continuar em circulação e acrescentou que a revisão se iniciará no começo do próximo ano.

“O Escritório Federal de Veículos Motorizados irá monitorar desde o começo a realização da medida”, disse o ministro em Berlim durante uma entrevista coletiva. “A Volkswagen apresentará às autoridades competentes no final de outubro um novo software para os modelos de 2,0 litros e fará o mesmo com os modelos de 1,6 e 1,2 litro no final de novembro”, acrescentou.

Recusa do plano inicial

Depois de admitir o engano, a empresa automobilística ofereceu revisar os carros de todos os usuários que o solicitarem voluntariamente, uma medida que pretendia colocar em prática em 2016 e foi recusada pelas autoridades.

No “extenso relatório” que, segundo o ministro Dobrindt, a Volkswagen enviou ao KBA na semana passada, a empresa propôs realizar mudanças no software dos veículos com as versões de 1,2 e 2,0 litros do motor a diesel EA 189. Para a versão de 1,6 litro a Volkswagen admitiu que era necessário substituir alguns componentes do motor.

Ainda não está claro como será realizado o recall dos veículos, nem quanto tempo a empresa precisará para consertar os carros. Por enquanto, só está claro que a empresa de Wolfsburg entrará em contato com os afetados para lhes explicar o caminho a seguir e que arcará com todos os custos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_