_
_
_
_
_

Rebelião populista abala a elite republicana nos EUA

Aspirantes sem experiência e contrários ao establishment encabeçam as pesquisas

John Boehner.
John Boehner.Evan Vucci (AP)

O Partido Republicano chega transformado ao final da presidência de Barack Obama. É um partido mais direitista e imprevisível. A ala radical, que bloqueou as iniciativas do presidente democrata, volta-se contra os dirigentes internos. As dificuldades para encontrar um speaker – o presidente da Câmara dos Deputados – refletem essas divisões. Na campanha para suceder Obama nas eleições presidenciais de 2016, os aspirantes sem experiência política e contrários ao establishment encabeçam as pesquisas no lado republicano.

Em seu principal bastião de poder, o Congresso, os republicanos estão sem um líder. Em 25 de setembro, John Boehner anunciou que abandonaria a presidência da Câmara, cargo que faz dele o segundo na linha de sucessão do presidente, atrás apenas do vice-presidente do país. Boehner se declarou cansado dos “falsos profetas” da ala direitista da sua bancada.

Mais informações
Em busca do primeiro presidente dos Estados Unidos hispânico
Hillary Clinton diz que atacará Irã se o país descumprir acordo nuclear
Hillary Clinton apela para o voto da geração do milênio
Campanha democrata pende para a esquerda nos Estados Unidos
Caso dos e-mails particulares se amplia e coloca Hillary Clinton em apuros
Os candidatos democratas ofuscados por Hillary Clinton
Hillary Clinton apela às bases progressistas em sua campanha
Morre Beau Biden, filho do vice-presidente dos Estados Unidos

Quem deveria substituir Boehner era Kevin McCarthy, o líder da maioria na Câmara dos Deputados. Mas na quinta-feira, de forma surpreendente, McCarthy anunciou que renunciava ao cargo de líder da bancada. Também ele não teve forças para domesticar os cerca de 40 deputados mais conservadores.

Para o historiador Geoffey Kabaservice, autor de Rule and Ruin (Governe e arruíne), um ensaio sobre o declínio dos republicanos moderados, os rebeldes fazem lembrar Barry Goldwater, senador pelo Arizona que foi o candidato republicano na eleição presidencial de 1964.

Focos da rebelião

RINO é a sigla em inglês de “republicanos só no nome”. O inimigo não é apenas Obama, mas também Boehner e seus aliados no establishment. Os rebeldes se reúnem em fóruns como o Freedom Caucus (bancada da liberdade), hostil a qualquer concessão aos democratas e às elites do seu próprio partido. São uma minoria sem disposição para construir consensos, mas capaz de forçar medidas extremas, como o fechamento da Administração federal por falta de orçamento e a suspensão de pagamentos se o Congresso impedir a elevação do teto legal de endividamento.

A campanha para a indicação do Partido Republicano à eleição presidencial de novembro de 2016 é um mundo diferente do Capitólio, mas as fissuras são semelhantes. Faltam três meses e meio para que tenha início o processo de primárias e caucus (assembleias eleitorais) que decidirão o indicado, mas hoje o magnata Donald Trump, o neurocirurgião Ben Carson e a ex-executiva da Hewlett Packard Carly Fiorina são os favoritos. Os três com uma mensagem antipolítica.

Não é certeza que um dos três será o indicado. E é provável que, apesar das turbulências, o Partido Republicano manterá o controle do Congresso. Mesmo nesse caso, resta a polarização, a crispação, a paralisia. Também esse é o legado dos anos Obama.

Promessas frustradas da direita

Há cerca de três anos, três deputados escreveram um manifesto intitulando-se Young Guns – literalmente, pistolas jovens, as promessas do partido.

Um deles era Eric Cantor, que perdeu em 2014 o seu feudo da Virgínia para um candidato ligado ao grupo conservador Tea Party. Outro era o californiano Kevin McCarthy, favorito ao cargo de speaker até renunciar dias atrás. O terceiro era Paul Ryan, de Wisconsin, cabeça pensante da nova direita e candidato frustrado à vice-presidência dos EUA em 2012. Depois da renúncia de McCarthy, aumenta a pressão para que o presidente da Câmara seja Ryan.

No processo para a definição dos candidatos presidenciais, os republicanos contam com talentos consagrados, do veterano Jeb Bush à promessa latina Marco Rubio, senador pela Flórida. Também eles precisam fazer frente ao cansaço do eleitorado com os políticos tradicionais, uma sombra que agita o Capitólio e a campanha para a Casa Branca.

“O extremismo na defesa da liberdade não é nenhum vício”, dizia Goldwater. “E deixem-me recordar a vocês”, acrescentava, “que a moderação na busca pela justiça não é nenhuma virtude”. A liberdade e a justiça consistiam em uma oposição taxativa à expansão dos poderes do Estado federal e em uma defesa inabalável do livre mercado. O radicalismo de Goldwater se voltou contra os republicanos. Contribuiu para que seu rival, o democrata Lyndon B. Johnson, obtivesse uma das vitórias mais amplas na história das eleições presidenciais norte-americanas. Com o Congresso a seu favor, Johnson pôde aprovar leis progressistas, como a saúde gratuita para os mais pobres e os maiores de 65 anos.

A revolta atual tem suas origens no entorno do Tea Party, o movimento populista que, depois da eleição de Obama em 2008, ressuscitou o combalido Partido Republicano com uma oposição virulenta ao Obamacare – o nome coloquial pelo qual ficou conhecida a reforma da saúde de 2010 – e ao intervencionismo econômico da Administração Obama. A origem mais imediata, segundo Kabaservice, são as eleições parlamentares de 2014, em que o Partido Republicano assumiu o controle do Senado e da Câmara.

“Há um segmento da base republicana que está muito irritado”, diz Kabaservice. “Ele acreditava que as eleições de 2014 representavam o repúdio a Obama e que, como os republicanos tinham o controle do Congresso, repudiariam o Obamacare e outras inovações de Obama. Simplesmente não entendem por que isso acontece. E concluíram que foram traídos pelos líderes do Congresso e pelos RINOs, termo que usam para se referir a qualquer que tenha interesse em governar.”

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_