_
_
_
_
_
CINEMA
Tribuna
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Perdido em Marte versus Gravidade

A mais recente aventura Ridley Scott estreou no Brasil neste final de semana, e difere em intenção e emoção de Gravidade

Matt Damon em 'Perdido em Marte’.
Matt Damon em 'Perdido em Marte’.A. Monaghan (AP)

Para ampliar o debate entre quem considera Gravidade mais uma superprodução de Hollywood e quem defende que se trata de um filme mexicano por seu elenco artístico e técnico, começando pelo diretor Alfonso Cuarón, vale a pena prestar atenção em Perdido em Marte, o mais recente filme de Ridley Scott, que estreou este fim de semana no México e também no Brasil. Os dois contam a aventura de astronautas perdidos na silenciosa, escura e solitária imensidão do espaço sideral e seu feliz regresso à casa, mas os dois são, como seus sobreviventes, radicalmente diferentes em seu ponto de vista, essência, intenção e sobretudo emoção.

Mais informações
Kate Winslet, de Titanic, completa 40 anos
A primeira imagem de Renée Zellweger de volta a Bridget Jones
Chico Buarque por ele mesmo
Os conflitos de um transgressor chamado Joaquin Phoenix

Parece mentira que Perdido em Marte seja do mesmo autor de Alien ou Blade Runner. São duas horas e meia de vazio espacial e de exibição do complexo tecnológico-militar norte-americano para expressar duas ideias bem simples: o valor do conhecimento científico para encontrar respostas aos desafios da humanidade e sobretudo a mensagem, como o lema dos marines, de que os Estados Unidos não deixa ninguém para trás.

Depois de uma tempestade terrível, Matt Damon é dado como morto por seus colegas de tripulação e abandonado à própria sorte em Marte. Ali, contra todas as probabilidades de subsistência, Damon resiste graças a sua mentalidade científica e ao bom senso. Não só resiste como quase desfruta de sua solidão, exceto pelo incômodo da música disco deixada por um de seus companheiros, conquistando um bem-estar fora do alcance da metade da população mexicana.

O filme foi criado para um público dos 9 aos 99 anos, apresenta com eficaz correção política os papéis das minorias —um alto responsável da NASA e um jovem cientista de talento excepcional são negros; um astronauta piadista e sentimental é hispânico e se chama Martínez— ainda que o final feliz se destine ao casal Wasp. Quando as luzes se acendem, o espectador gringo fica com uma suave sensação de conforto patriótico. Em um filme assim não poderia faltar a inevitável CNN nos contando como o mundo acompanha a peripécia do herói americano, um anacronismo inexplicável na era da colonização humana de Marte.

Nada a ver com a solidão angustiada dessa mãe interpretada por Sandra Bullock em Gravidade, dessa mulher inteligente e corajosa que se machuca, sofre e se desespera –como esquecer seus gritos e suas lágrimas no estreito compartimento de sua nave— que ultrapassa as dificuldades técnicas, mas sobretudo as anímicas, e que finalmente, graças a sua coragem individual, se auto-resgata, renascendo como uma Vênus que sai das águas turvas de uma longa e penosa viagem astral e pessoal.

Matt Damon volta para casa com alguns quilos a menos e alguns cabelos brancos a mais. Sandra Bullock, profundamente transformada, chega ao limite de uma Terra desconhecida e hostil. Damon é um turista em uma viagem espacial mal sucedida. Bullock cruza uma fronteira sideral. Sem dúvida, Gravidade é um filme mexicano.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_