_
_
_
_
_

Tiroteio em universidade do Oregon deixa ao menos 13 mortos

Incidente ocorreu na universidade de Umpqua, em Roseburg. Suspeito do ataque morreu

Pablo Ximénez de Sandoval
A Universidade de Umpqua em Roseburg (Oregon).
A Universidade de Umpqua em Roseburg (Oregon).Google Maps

Um tiroteio em uma universidade local de Umpqua, na cidade de Roseburg, estado do Oregon, deixou pelo menos 13 mortos e 20 feridos, segundo informações da rede de televisão CNN após às 11h locais (13h de Brasília), citando um porta-voz da polícia estadual. As autoridades afirmam que o suspeito de ter cometido o ataque morreu depois de enfrentar a polícia. A governadora do estado, Kate Brown, confirmou que o atirador é um homem de 20 anos, mas não revelou sua identidade.

O caso ocorreu no interior do centro universitário e, segundo as autoridades, os alunos feridos se dirigiam a suas salas de aula. Um fotógrafo local testemunhou a cena e a descreveu como “puro caos” ao jornal local NRToday.

O Umpqua Community College é um centro de formação profissional na localidade de Roseburg, a 300 quilômetros ao sul de Portland. Tinha 13.600 estudantes no ano passado. O último tiroteio com estudantes nesse Estado do noroeste foi em junho de 2014, quando um adolescente matou um estudante nos vestiários do instituto Reynolds de Troutdale (Oregon). Também feriu um professor de ginástica que estava nesse momento no lugar e que foi quem deu o alarme. O atirador se suicidou depois.

“Em algum momento, esse país deverá enfrentar o fato de que esse tipo de violência massiva não acontece em outros países avançados”, disse Barack Obama à época. Os Estados Unidos têm em circulação praticamente uma arma por habitante. O índice de mortos por armas de fogo é de 2,97 para cada 100.000 habitantes, mais do que o triplo do número da Turquia e da Itália, por exemplo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_