_
_
_
_
_

Conseguir pizza grátis e viajar de carona: veja utilidades do Tinder

Além da paquera, aplicativo também permite procurar intercâmbio ou se embebedar

Pablo Cantó

Alguns querem ficar por uma noite, outros, o amor de sua vida, e há quem queira tomar uma cerveja... E também gente que não está atrás de nada disso. Com mais de um milhão de novos usuários por dia, começa a aparecer todo tipo de pessoa no aplicativo de contatos Tinder. Até as que buscam atividades muito distantes da paquera convencional. Eis nove delas.

Mais informações
XICO SÁ | Até que o status do Facebook nos separe
O amor nos tempos de polarização política
Sexo e redes sociais, a última fronteira publicitária

1. Viajar de carona

Para cruzar os Estados Unidos de uma costa à outra existem duas opções: esperar no acostamento da estrada que uma alma caridosa tenha dó do caroneiro ou tentar por meio do Tinder. Foi o caso de Daniel Beaumont: esse jovem britânico usou a rede de contatos para viajar do Canadá a Nova York. Ele explica em seu blog que sua tática foi “dar like para todo mundo”, buscando num raio de 10 km. Conseguiu percorrer 12.000 km graças a 3.500 matches.

2. Intercâmbio de idiomas

Provavelmente o uso mais difundido do Tinder – fora criar contatos. Na página irlandesa Hostelworld, um texto com dicas para usar o aplicativo em viagens explica que “na Espanha muitos usuários querem praticar seu inglês. Em vez de um encontro intimidante com alguém, buscam encontros para um intercâmbio de idiomas e conversam metade do tempo numa língua e metade na outra”. Não é preciso nem um encontro: num texto intitulado Tinder, a melhor maneira de treinar idiomas, a jornalista Maria Yagoda conta que durante algumas semanas escreveu e leu mais em francês e italiano do que quando visitou os dois países. Também alerta que quem quiser usar o Tinder como ferramenta de idiomas deve informar isso em seu perfil. Navegando pelo aplicativo não é difícil encontrar alguns como estes:

3. Compartilhar atividades

Além de usar o Tinder para viajar de carona, Beaumont diz que também usou o aplicativo para “organizar uma excursão por Hollywood, em Los Angeles, uma viagem ao Grand Canyon, acampar na Costa Leste dos EUA e um fim de semana de escalada nas Montanhas Rochosas”. Escalada é uma atividade particularmente buscada no Tinder porque só pode ser feita em dupla (e as fotos de garotos escalando são uma praga), mas não a única: também se pode usar o aplicativo para fazer turismo ou ir às compras. Em reportagem publicada em The Cut, sob o título Tinder é o novo Lonely Planet, a autora explica que o aplicativo “se tornou um guia de viagens” que é “muito mais confiável que o Yelp” para achar um bar. “Conheço uma universitária que o baixou junto com sua colega de quarto enquanto estudava na Espanha, sem nenhuma intenção de se conectar com ninguém”, diz. “No lugar disso, usou-o para fazer compras, buscar danceterias e praticar idiomas.”

4. Fazer filmes pornô

Então: a Ersties, produtora alemã de vídeos amadores para adultos, dirigida por mulheres, lançou uma série em que a atriz procura pelo Tinder o garotão com quem rodará a cena. Depois, os dois precisam fazer sexo diante da câmera no primeiro encontro. O nome da série é First Sex (primeira relação sexual) e tem um trailer divertido (não pornô e em inglês) que explica o funcionamento da série.

5. Se dar bem na Internet

Em 2014, o publicitário Blake Jamieson escreveu um post na Medium explicando como tinha conseguido mais de 2.000 matches no Tinder. Alguns de seus truques (editar as fotografias, aceitar todos os perfis, inserir na descrição uma pergunta que faz pensar...) lhe deram seu momento de fama em meios de comunicação como Adweek, Business Insider e Playground, o que o levou a montar seu próprio negócio envolvendo o Tinder: Tinderhacks, um guia que ensina seus usuários a conseguir “mais matches, mais números de telefone e o mais importante: mais encontros”. Custa 27 dólares (cerca de 100 reais).

Muito mais descontraídas, mas não menos famosas, são as publicações na rede que listam perfis ou conversas no Tinder. Tinder Guys with tigers (garotos do Tinder com tigres) é isso mesmo: mostra garotos com tigres. Foi escolhida para aparecer na Year in review, uma página que reúne “as melhores coisas da Internet no ano”, segundo o Tumblr. Outra épica é Tinder Nightmares (pesadelos no Tinder), um perfil de Instagram que reúne conversas surreais ou embaraçosas do bate-papo do aplicativo. Tem mais de 1,3 milhão de seguidores e contém pérolas como estas:

Captura 1: -Deus meu, tem umas tetas preciosas -Quando escreve isso, como esperas que responda exatamente? -Mmmm provavelmente com algo de ódio e confusão / Captura 2: -Em uma escala de 1 a América, como de livre está esta noite? -Coreia do Norte
Captura 1: -Deus meu, tem umas tetas preciosas -Quando escreve isso, como esperas que responda exatamente? -Mmmm provavelmente com algo de ódio e confusão / Captura 2: -Em uma escala de 1 a América, como de livre está esta noite? -Coreia do Norte

Primeiro diálogo: "-Minha nossa, você tem belos seios. –Quando escreveu isso, como exatamente você esperava que eu respondesse? –Mmmm, provavelmente com um pouco de raiva e de confusão"

Segundo diálogo: "-Numa escala de 1 até América, o quanto você está livre esta noite? -Coreia do Norte"

6. Campanhas e publicidade

Em maio, enquanto dezenas de ilustradores se engajavam na campanha à Prefeitura de Madri de Manuela Carmena criando cartazes eleitorais, outros resolveram levar a campanha política a outra seara: o Tinder. O Movimento de Liberação gráfica de Madri criou um perfil no Tinder de Carmena que, na semana das eleições, perguntava em sua descrição “o que vai fazer neste domingo?”. “Não sou Manuela Carmena nem estou aqui para conhecer pessoas”, explicava um texto em outra imagem do perfil. “Queria apenas te contar que no domingo podemos começar a mudar muitas coisas em Madri. Agradeço por sua atenção e tenha um bom dia”.

Não foi a primeira campanha promocional feita por meio do Tinder. Ex machina, um filme de ficção científica sobre inteligência artificial, criou um perfil do robô Ava, uma das protagonistas, com a qual era possível até bater papo. Também fizeram ações de marketing no Tinder a Anistia Internacional, a Domino´s Pizza, o Conselho de Imigração da Irlanda, numa campanha contra a violência de gênero, e até a cantora Hillary Duff, que criou um perfil para promover um de seus vídeo clipes.

7. Jogo de encher a cara

A revista Times, em reportagem com o título Tinder, o novo jogo de salão, conta a seguinte historinha:

"Onze mulheres de seus 20 anos estão em volta de uma mesa de bar no Brooklyn para jogar. À primeira vista, parece muito antissocial: todas concentradas em seus celulares, navegando pelo aplicativo. De repente, uma delas ergue o telefone e anuncia que encontrou um garoto posando com uma garota num perfil do Tinder. 'Garota na foto sem deixar claro se é irmã dele: Beber!”.

Jogo de beber de Tinder

Toma um engolo se...

-Sai sem t-shirt

-Saem animais exóticos

-Toca a guitarra

-Foto de fotomatón

-Consegue um match

-Sai na foto com 4 ou mais pessoas

-Foto com famoso

-Foto de coisas

-Tem nome de 3 letras (raro)

-Foto com sua "mãe"

-Foto do peixe que capturou

Tomada duas tragos se...

-Sai beijando a outra garota

-Foto com o rapero Drake

-3 ou mais amigos em comum

-Mais alto de 1´88

-É o tipo mais feio de uma foto em grupo

-Poderia ser gay

Bebe-te a copa inteira se...

-Encontra a alguém que conhece

-Foto de casamento

-Sai completamente dispo

-Não tem nem ideia de que pinta tem após ver todas suas fotos

-Já saístes com ele

É sobre os jogos de beber usando o Tinder, nos quais os jogadores criam uma série de regras que, se acontecerem, obrigam a tomar um gole (ou dois, ou o copo todo). A reportagem falava especificamente da versão “para garotas” publicada por Kristin Harris, editora do Buzzfeed, em seu Twitter:

Tome um gole se... -Estiver sem camiseta -Aparecerem animais exóticos -Tocando guitarra -Foto de cabine -Conseguir um match -Quatro pessoas ou mais na foto -Foto com celebridade -Foto de coisas -Tiver nome com 3 letras (raro) -Foto com a “mãe” -Foto do peixe que pescou

Tome dois goles se... -Estiver beijando outra garota -Foto com o rapper Drake -3 ou mais amigos em comum -Mais de 1,88 m de altura -For o cara mais feio numa foto de grupo -Talvez seja gay

Beba o copo inteiro se... -Encontrar alguém que conhece -Foto de casamento -Estiver totalmente pelado -Não fizer ideia do jeitão depois de ver todas as suas fotos -Já saiu com ele

Também existe uma versão unissex que circula pelo Pinterest.

8. Guerra de matches

Também há jogos no Tinder que não exigem perder o fígado pelo caminho, como a guerra de matches. É simples: escolhe-se um tempo limite (meia hora ou 15 minutos) e todos os participantes começam da dar likes em todos os perfis que encontrarem. Terminado o tempo, ganha o que tiver conseguido mais matches. Para aquelas horas mofando no transporte público ou para as tardes em casa.

9. Conseguir pizza grátis

Em maio, alguns meios, como Elite daily, Mirror e Mashable falavam de nova utilidade para o Tinder: os Tinder games, em homenagem aos livros e filmes da série Jogos Vorazes. São uma competição em que ganha o jogador que conseguir primeiro que um match lhe envie uma pizza grátis.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_