_
_
_
_
_

Como tirar o país da crise?

Saídas apontadas por especialistas são discutidas há décadas, como o incentivo ao investimento e renovação da indústria

Presidente Dilma Rousseff em evento no início do mês.
Presidente Dilma Rousseff em evento no início do mês.UESLEI MARCELINO (REUTERS)

A queda de 1,9% do PIB, anunciada nesta sexta, confirma os índices negativos de emprego, inflação e renda da população, que colocaram o Brasil diante de sua pior crise econômica desde os anos 90. A reportagem do EL PAÍS consultou diversos especialistas em busca de respostas que indiquem como o país pode superar o atual quadro recessivo. Segundo a maioria deles, as saídas da crise estão concentradas em alternativas discutidas há décadas, mas que não conseguem ser implementadas. A solução passaria por um tripé que inclui estimular o desenvolvimento produtivo do Brasil, tornando o país mais competitivo, investir em infraestrutura e adotar medidas de desburocratização que facilitariam as relações comerciais.

Na visão do economista Mauro Rochlin, da FGV, a solução primordial para a retomada é criar um cenário de estabilidade outra vez. "Os investimentos no país só vão voltar quando haja um desenho previsível do futuro do Brasil, é preciso restabelecer essa estabilidade. Nos últimos tempos o Governo se mostrou pouco confiável ao setor privado", explicou. Segundo ele, apesar da crise, felizmente ainda há uma grande demanda reprimida no setor de infraestrutura: muita ferrovias, rodovias, aeroportos e portos para serem construidos. "O país precisa se apoiar nessa demanda para estimular o crescimento", explica. Segundo o IBGE, o investimento produtivo caiu pelo oitavo trimestre consecutivo.

Mais informações
PIB tem queda de 1,9% e confirma a ressaca na economia brasileira
Brasil mergulha na austeridade com ajuste de 70 bilhões de reais
Sem aulas e dinheiro, universidades são nova faceta da crise no Brasil
Apenas 20% do ajuste fiscal depende do Congresso Nacional
Os escudeiros fiscais de Dilma Rousseff
O plano de Dilma para tentar blindar os postos de trabalho no Brasil
Governo refaz cálculos para ‘ajustar’ ajuste fiscal prometido para este ano

Otto Nogami, professor de economia do Insper, concorda. A retomada, na sua visão, só vai acontecer quando o Governo voltar a fazer seu dever de casa, reequilibrar as contas e parar de cortar uma das ferramentas mais importantes para o crescimento, que são os investimentos. Nogami também acredita na necessidade de um novo modelo para adequar e capacitar o setor produtivo. “Infelizmente, o país não está tratando com prioridade a renovação na indústria para buscar mais competitividade”, explica.

Nogami avalia que práticas como as de uma alíquota máxima na tributação de máquinas e equipamentos importados só dificultam a melhora do setor. “É preciso liberar isso. A Coreia do Sul, por exemplo, só está no nível de industrialização atual porque houve medidas de desoneração de importação de tecnologia. No entanto, aqui no Brasil, o lobby setorial tem uma influência grande que pressiona a permanência de medidas restritivas que inibem os investimentos”, afirma.

O Ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger,  também acredita que já passou da hora do país promover a liberdade para a importação de altas tecnologias e diz ser necessário abandonar unilateralmente todas as restrições à importação de alta tecnologia. “Uma impressora 3D não deve custar em São Paulo o dobro do que custa em Nova York. Temos que superar nossos preconceitos mercantilistas segundo os quais, exportar é bom e importar é ruim”, ressaltou o ministro em um seminário promovido pela FGV na capital paulista.

Aproveitar o real desvalorizado

Para o ministro, a atual desvalorização do real frente ao dólar, que já supera os 33% em 2015, deve ser vista como uma mudança positiva que emergiu da atual conjuntura. "O Brasil deve aproveitar a taxa de câmbio para exportar mais que soja e ferro”, disse fazendo referência ao enorme salto que a participação de produtos básicos tiveram nos últimos anos e a dependência criada pela exportações de matérias primas. Hoje, as commodities representam 60% das vendas do Brasil para outros países, segundo estudo da ONU.

Mangabeira Unger ressaltou ainda que o objetivo do ajuste nas contas públicas não é a recuperação da confiança do mercado, e sim dar maior margem de manobra para o país. "O propósito do ajuste fiscal e de todo projeto de desenvolvimento é assegurar a primazia dos interesses do trabalho e da produção sobre o rentismo financeiro", afirmou. O ministro defende também um projeto alternativo para o país que  incluiria reforma tributária, na gestão do Estado e mudanças de currículo na educação.

Desmanchar o excesso de burocracia é outro fator que está ao alcance do Governo, acredita o gerente de pesquisa da CNI, Renato Fonseca. "Seria uma ação que reduziria o custo do Governo e do setor privado”, avalia. No caso das exportações, o excesso de taxas e contribuições tarifárias complexas também jogam contra.  “É preciso acabar com a burocracia dos acordos comerciais, tirar barreiras e facilitar nosso acesso aos mercados internacionais", explica.

Titanic bateu no iceberg

Apesar da presidenta Dilma ter admitido nesta semana que demorou a perceber a gravidade da crise, os especialistas concordam que o que não faltaram foram avisos. "Existiam ferramentas para que a inflação fosse mantida mais perto da meta, no entanto foi uma escolha do Governo não adotá-las, talvez porque teria, a curto prazo, uma perda de dinamismo", explica o economista Eduardo Coutinho, do Ibmec. Para ele, apontar a conjuntura externa como vilã é uma desculpa fajuta. "Foram decisões internas e essa política fiscal expansionista também foi uma decisão autônoma. O problema é que o Titanic bateu no Iceberg", explica. Agora a solução será apostar em  fórmulas conhecidas para conseguir diminuir a onda de pessimismo que paira no país, agravada pelos desdobramentos da Operação Lava Jato e os embates políticos entre o Governo de Dilma Rousseff e o Congresso. 

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_