_
_
_
_
_

Uma mensagem centenária em uma garrafa

Oceanógrafos britânicos enviaram garrafas com mensagens há 110 anos. Uma idosa alemã encontrou uma delas

A garrafa com a mensagem, antes de ser aberta.
A garrafa com a mensagem, antes de ser aberta.Marianne Winkler / IFLS

O que pode ser a mensagem mais antiga encontrada em uma garrafa até agora apareceu em 17 de abril de 2015 na costa da ilha alemã de Amrum, perto da fronteira com a Dinamarca. Foi encontrada por Marianne Winkler, uma funcionária aposentada dos correios, enquanto passeava pela praia.

As garrafas foram uma poderosa ferramenta para estudar as correntes que percorrem o fundo dos oceanos

Um pedaço de papel no interior dizia: "Quebrar a garrafa", e assim fizeram a senhora Winkler e seu esposo, após tentarem primeiro, sem êxito, extrair o conteúdo. Dentro havia uma carta sem data escrita em inglês, alemão e holandês encabeçada com o texto Investigações Pesqueiras, onde se formulava ao destinatário perguntas como quando e onde a garrafa foi encontrada.

Do outro lado da carta se informava que a recompensa pela descoberta era um xelim, e que a mensagem deveria ser enviada à Associação Biológica Marinha de Plymouth (Inglaterra). Assim fez o casal alemão, e quando a carta chegou a essa instituição oceanográfica britânica "houve uma grande alegria", segundo afirmou Guy Baker, seu responsável pela comunicação.

Mais informações
Humanidade chegou ao alto dos Andes há mais de 12.000 anos
Descoberta em Luxor uma tumba de 4.000 anos com cem múmias
Piauí: um gigante para a ciência invisível para o Brasil
Os tesouros brasileiros escondidos
O rastro dos primeiros americanos

A Associação Biológica Marinha (MBA, por sua sigla em inglês) explicou que a garrafa foi solta no mar do Norte entre os anos 1904 e 1906 como parte de uma pesquisa realizada pelo biólogo marinho George Parker Bidder, que chegaria a ser presidente desta associação.

As garrafas de fundo de Bidder (eram chamadas assim pelo cientista em suas notas) foram uma poderosa ferramenta para estudar as correntes que percorrem o fundo do oceano. Eram especialmente projetadas para flutuar a pouca distância do leito marinho e para que pudessem ser capturadas pelas redes de pesca.

Uma sobrevivente entre 1.020 garrafas

Das 1.020 garrafas que foram lançadas pelo MBA entre 1904 e 1906, foram recuperadas 55% anualmente graças às capturas dos pescadores, mas algumas nunca voltaram.

Uma das garrafas (esquerda) enviadas pelo biólogo marinho G. P. Bidder (direita) entre 1904 e 1906 para estudar as correntes no mar do Norte.
Uma das garrafas (esquerda) enviadas pelo biólogo marinho G. P. Bidder (direita) entre 1904 e 1906 para estudar as correntes no mar do Norte.MBA archive

O experimento de Bidder revelou resultados interessantes, como a confirmação da opinião que tinham os naturalistas de sua época ao supor que alguns peixes e outros animais do fundo do mar tendem a se mover em direção contrária às correntes. De fato, comprovou-se que o rumo principal das garrafas parecia ir em direção oposto à migração dos peixes da espécie soleidae (Pleuronectes platessa), que se parecem com o linguado.

Os resultados daqueles estudos também serviram para avaliar a intensidade da pesca de arrasto, além de apresentarem novos dados oceanográficos, que agora contam com uma amostra a mais, recebida da Alemanha. Por sua vez, a senhora que fez a descoberta e seu marido receberam com satisfação o xelim prometido com recompensa.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_