_
_
_
_
_

Mil músicos tocam Learn to Fly dos Foo Fighters para pedir show da banda

Foo Fighters respondeu com um: "Vemo-nos cedo, Cesena"

Cesena é uma cidade do norte da Itália com menos de 100.000 habitantes que costuma ficar fora das turnês das grandes bandas de rock. Fabio Zaffagnini percebeu no ano passado que os Foo Fighters não tocavam na região da Romagna desde 1998: “Esse é o momento de voltarem, mas para isso precisamos ter uma ideia louca”, escreveu em seu projeto Rockin'1000 na internet. A ideia foi convencer 1.000 músicos a tocar a canção Learn to Fly.

Mais informações
O Grande Crowdfunding: salve a Grécia contribuindo com 10 euros
Os bastidores das fotos de mulheres sírias se libertando do nicabe
A campanha contra a violência machista #NiUnaMenos
A história do anúncio da *SPOILER* que explica o final de *SPOILER*

Zaffagnini reuniu vários amigos e, em dezembro, publicou um vídeo anunciando sua ideia. Nele se pode ler a frase: “Se conseguimos isso, vocês vão nos negar? Nããão…” Lançou uma campanha de crowdfunding para recolher os 40.000 euros [140.000 reais] de que necessitava e a que chegou no dia 30 de maio, depois de se ver obrigado a estender o prazo por um mês. Em junho completou-se o número de 1.000 músicos, pouco antes de o vídeo começar a ser gravado.

O vídeo dos 1.000 músicos tocando a canção dos Foo Fighters foi postado no Youtube em 30 de julho, e em apenas uma noite superou três milhões de acessos, tendo passado também pelo blog Reddit. Alguns dos participantes focaram nos detalhes técnicos da realização do vídeo, como os fatos de que foram necessárias seis gravações até chegar à definitiva e de que as luzes que estão perto do condutor da orquestra funcionam como um metrônomo para ajudar a manter o ritmo. Também publicaram um vídeo centrado em um dos bateristas que participou da gravação.

E aqui está outro com um dos guitarristas.

O vídeo não tardou a chegar aos Foo Fighters, que responderam tanto em sua página no Twitter como na do Facebook. Primeiro um pouco emocionados e, compreensivelmente, surpresos, disseram “que bonito, Cesena”.

Horas mais tarde se animaram com “nós nos vemos logo, Cesena”, que não é uma confirmação definitiva, mas soa, ao menos, como intenção de tentar. A banda passará pela Itália em novembro, por isso não seria estranho que esse “nos vemos” se traduza em um concerto.

Não é a primeira vez que os Foo Fighters recebem tanta atenção de seus fãs e respondem de forma positiva: seus seguidores de Richmond, nos Estados Unidos, montaram em 2014 um crowdfunding para organizar um concerto da banda na cidade, sem que os Foo Fighters soubessem de nada. A banda acenou também com um “see you soon” e se apresentou em 17 de setembro, que foi declarado “Dia dos Foo Fighters” pelo prefeito da cidade. Não tocavam ali desde 1998.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_