_
_
_
_
_

O terror nazista, revivido em 3D

Historiador e neurologista propõem reconstruir digitalmente 100 campos de concentração

Guillermo Altares
Reconstrução digital do campo de Bergen-Belsen.
Reconstrução digital do campo de Bergen-Belsen.Future Memory Fundation

O último soldado da I Guerra Mundial, Claude Stanley Choules, morreu em 2011 na Austrália, aos 110 anos. Com ele, fechou-se a era dos sobreviventes das trincheiras. Neste ano se comemoram os 70 anos do final da II Guerra Mundial e se aproxima também o final da época das testemunhas. Os últimos sobreviventes do Holocausto vão se apagando e, com eles, a lembrança direta daquele genocídio.

Mais informações
Aos 102 anos, alemã obtém doutorado negado pelos nazistas
Hitler não jogou mal última cartada
Rússia comemora vitória sobre os nazistas com grande desfile militar
“Traga um nazista à minha casa”
Página da Future Memory Foundation (em inglês)
Reconstrução Digital de Bergen-Belsen

Enquanto preparava A Lista de Schindler, duas décadas atrás, Steven Spielberg promoveu um projeto que consistia em gravar depoimentos de todos os sobreviventes da Shoah que fosse possível, de forma a gerar hologramas com suas imagens. Mas o historiador alemão Haboo Knoch e o psicólogo e neurologista holandês Paul Verschure, especialista em inteligência artificial, consideram que isso não é suficiente. Acreditam que a memória precise de um espaço para perdurar e por isso criaram o projeto Fundação Memória do Futuro, para reconstruir de forma digital, em três dimensões, 100 campos nazistas de concentração e extermínio.

Um iPad permite ver como era o campo de Bergen-Belsen.
Um iPad permite ver como era o campo de Bergen-Belsen.Future Memory Fundation

“Spielberg fez milhares de entrevistas, mas não solucionou o problema”, diz Verschure, que dirige, na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, o projeto Specs, um estudo com robôs sobre a percepção e as emoções dos seres humanos, entre elas a memória. “A testemunha eterna que queremos criar permitirá que as futuras gerações possam ter esse espaço, perceber o que ocorreu no planeta”, acrescenta.

Eles acabam de constituir a fundação, com sede na Holanda, e pretendem conseguir financiamento para recriar inicialmente 100 espaços do horror. Cada um deles custa 50.000 euros (aproximadamente 176.000 reais) e uns três ou quatro meses de trabalho. Mas sua ideia é ampliar o mapa do terror nazista até os 45.000 lugares que foram utilizados em toda a Europa pelo sistema repressivo hitlerista, desde campos de extermínio até guetos, quartéis da Gestapo e centros de tortura.

O projeto apresenta enormes desafios tecnológicos, mas também históricos. “Sobre muitos lugares temos pouquíssima informação e quase não restam testemunhas”, afirma Verschure. “Sobibor – um dos seis campos de extermínio que os nazistas construíram na Polônia – foi totalmente destruído, e só agora arqueólogos poloneses e britânicos conseguiram localizar o lugar onde estavam as câmaras de gás e os crematórios.”

Knoch, especialista em nazismo do Instituto de História da Universidade de Colônia, e Verschure inauguraram em 2012 uma reconstrução digital em 3D do campo de concentração de Bergen-Belsen. Desde 2014, entregam iPads a grupos de visitantes que, enquanto percorrem o campo, veem na tela o que está oculto em espaços hoje ocupados por um bosque e uma pradaria: os barracões, as cercas, o pátio onde os deportados eram obrigados a formar fila durante horas para serem contados... A visita virtual ao campo é uma experiência tão didática como aterradora.

"Como neurologista, sei que a memória precisa de lugares”, conclui Verschure. “Os espaços contam a história. Nosso enfoque se baseia em que sabemos como funciona a memória. Na Espanha enfrentamos a um problema semelhante. Toda a história direta da Guerra Civil está desaparecendo.”

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_