_
_
_
_
_

Seleção brasileira joga pelo seu futuro no torneio sem Neymar

No jogo contra a Colômbia, ele chamou o juiz de “filho da puta”, segundo a Conmebol

Neymar, durante o treino de sexta-feira.
Neymar, durante o treino de sexta-feira.F. Trueba (EFE)

Na quarta-feira à noite, segundos depois da bolada em Armero, James Rodríguez segurou Neymar pelo ombro e o afastou do local: “Não se pode ganhar sempre, fique calmo...”, disse-lhe o rival do Real Madrid, ele também outro astro do futebol latino-americano. Infelizmente, o craque do Barcelona não se acalmou. Perdeu a cabeça por tempo suficiente para se despedir de um torneio no qual ninguém até agora, nem mesmo Lionel Messi, brilhou tanto quanto ele em sua primeira partida. É inegável que os dois cartões amarelos recebidos contra o Peru e a Colômbia tenham sido rigorosos (até cômico no caso do primeiro, por tirar um excesso de espuma antes de bater uma falta), e dá para entender sua irritação porque “lhe deram mais de 20 pontapés e ninguém foi advertido”, como disse seu técnico. Mas o desaparecimento do jovem capitão na Copa América prejudicou o Brasil. “Está agindo de forma muito agressiva, e não dá para aceitar isso”, disse na sexta-feira Ronaldo Fenômeno sobre Neymar, que chamou de “filho da puta” o juiz chileno Enrique Osses no túnel dos vestiários depois de ser expulso.

O Brasil confiava cegamente que o eufórico vencedor – que chegou de jatinho particular (com suas iniciais) depois da final da Champions dez dias antes – levaria o país à redenção esportiva. Embora a federação brasileira vá recorrer da punição por quatro partidas (com baixa esperança de sucesso), Neymar Jr. não sabe se deixa ou não a concentração: situação semelhante à da Copa, quando a fratura na vértebra também o separou do time e ele ameaçou fazê-lo várias vezes. O melhor jogador brasileiro parece derrotado pelas circunstâncias. Dunga disse neste sábado: “Precisamos de homens que tomem decisões, mesmo que estejam enganados, e não de meninos”. A federação planeja argumentar que um dos bandeirinhas provocou o atacante dizendo que ele estava fingindo sofrer algumas faltas. O treinador, em todo caso, sofre uma grave decepção depois de ter apostado em dar a faixa de capitão em setembro ao jovem craque do Barça. Na semana passada, disse até que Neymar estava “dando uma resposta ótima como capitão”.

Mais informações
Neymar, fora da Copa América
A má educação do Brasil para a derrota
O pesadelo de Neymar
Uma seleção brasileira destemperada cai ante a Colômbia de ‘La Roca’

O mais importante, claro, já não é mais Neymar. “Agora temos que encontrar soluções para a equipe sem ele”, reconheceu neste sábado o técnico. A derrota para a Colômbia deixa o Brasil a um jogo apenas de ser eliminado na primeira fase (o que só aconteceu uma vez, em 1987) e completar um ano trágico em sua história futebolística. A seleção vai apelar a Philippe Coutinho, que mostrou no segundo tempo contra a Colômbia vontade de querer jogar bola bem. Nesta semana o prestigioso jornalista brasileiro Juca Kfouri escreveu que o Brasil nunca dependeu tanto de um só jogador quanto de Neymar. É o homem que resolve as partidas e dá liga ao time, por sua personalidade. Infelizmente, ainda precisa aprender a ser o capitão.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_