_
_
_
_
_

Donald Trump insulta mexicanos ao anunciar sua candidatura

Milionário acusa o México de enviar “drogas e estupradores” e promete fechar a fronteira

Pablo Ximénez de Sandoval
Donald Trump se apresenta como candidato republicano.
Donald Trump se apresenta como candidato republicano.AFP

O multimilionário Donald Trump anunciou na terça-feira, dia 16 de junho, sua candidatura à presidência dos Estados Unidos com insultos contra o México, que acusou de enviar “drogas” e “estupradores” através da fronteira. Além disso, Trump prometeu que se chegar à presidência construirá um muro na fronteira (que são mais de 3.000 quilômetros e que fará com que “o México pague por ele”. Trump entra, com essas palavras, na corrida republicana, na qual há outros 11 candidatos, apelando ao discurso mais visceral contra a imigração em um momento no qual a mobilização do voto latino, para o qual as políticas de imigração são uma prioridade, pode decidir eleições nos Estados mais importantes.

Mais informações
O republicano Jeb Bush busca o voto evangélico hispânico
Republicanos preparam a artilharia contra Hillary Clinton
Hillary Clinton apela às bases progressistas em sua campanha
Marco Rubio anuncia candidatura à presidência dos Estados Unidos
Jeb Bush é o novo aspirante da direita à presidência dos EUA

Em um discurso em Nova York que procurava provocar ao máximo, Donald Trump afirmou sobre os mexicanos: “Estão enviando gente que tem muitos problemas, estão nos enviando seus problemas, trazem drogas, são estupradores e suponho que alguns até podem ser boa gente, mas eu falo com agentes da fronteira e me contam a verdade”. A opinião de Trump sobre o México se resume a: “O México não é nosso amigo”. Segundo ele, a China e o vizinho do sul estão roubando os empregos dos EUA.

Os dois candidatos mais bem posicionados do lado republicano são precisamente aqueles com maior conexão com a comunidade latina, o senador Marco Rubio, filho de imigrantes cubanos, e o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, casado com uma mexicana e com um bom espanhol. Trump não ocultou em seu discurso que pensa ganhar deles pela direita: “Não sei como Bush poderia conseguir a indicação. É fraco na imigração, está a favor dos conteúdos comuns (na educação). Como alguém poderia votar por esse cara? Não é possível”.

Em fevereiro, quando o diretor de cinema Alejandro González Iñarritu foi receber o prêmio Oscar por seu filme Birdman, essa foi a avaliação de Trump: “Foi uma grande noite para o México, como é habitual neste país. É tudo ridículo”. Pouco depois acusou o sistema judicial mexicano de corrupto e disse no Twitter que não se deveria fazer negócios com o México e que esse país está “saqueando os EUA”.

Trump, que ameaça se apresentar às eleições desde a década de oitenta, destacou em sua apresentação que tem uma grande fortuna e não precisa pedir dinheiro para sua corrida à Casa Branca. “Sou realmente rico”, disse.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_