_
_
_
_
_

18 teorias conspiratórias que o farão enxergar a televisão com outros olhos

Bob Esponja é um mutante, Homer Simpson está em coma e o 'maluco no pedaço' morreu

O vendedor de Aladdin
O vendedor de Aladdin

Há um subfórum no Reddit dedicado às fan theories, ou seja, especulações sobre seriados e filmes, nas quais se deduzem consequências, contextos e relações que vão muito além do que diz o roteiro. Alguns dias atrás um usuário perguntou qual dessas teorias mais impressionou os usuários habituais do Reddit por sua “lógica devastadora”. Seguem as 18 teorias que mais chamaram a nossa atenção em um fórum que já acumula mais de 11.000 comentários.

1. O Inspetor Bugiganga é um robô maligno

Mais informações
Como reconhecer uma teoria da conspiração
McCartney está morto (mas Elvis continua vivo)
Canhotos ganham menos, e outros fatos surpreendentes sobre eles
Algumas histórias pessoais que parecem mentira e são verdade (sério)

O Inspetor Bugiganga é um androide programado para achar que é o tio de Penny. Seu tio real sofreu um acidente e ficou desfigurado. “Esse homem na realidade é... o doutor Gang.” Ele perdeu tudo e quer destruir Bugiganga. Isso explica por que ele nunca faz mal a Penny.

Outro comentarista sugere que o doutor Gang na realidade seria o gato e que essa mão seria apenas uma máquina projetada para acariciá-lo.

2. Scooby-Doo e os protestos políticos

Scooby-Doo acontece depois de uma depressão econômica terrível: “Os vilões são pessoas que normalmente seriam respeitadas (professores, diretores de museus, famosos), mas que foram afetadas pelos tempos difíceis, como qualquer outra pessoa”.

Uma segunda teoria sobre Scooby-Doo que se encontra nos comentários é que os personagens estão evitando ir ao Vietnã: “Fred é desertor, Daphne é sua namorada, Salsicha é um hippie nômade e Velma é uma ativista universitária”. Ao que outros usuários respondem: “Você esqueceu de Scooby. Ele é um cachorro.”

Um usuário pergunta como os personagens pagam pela gasolina e a comida, já que ninguém lhes paga nada. A possível resposta: “Eles recebem pessoas que estão pedindo carona e as assassinam”. Outra opção: “Salsicha é o único herdeiro de uma fortuna acumulada com negócios”.

3. O diabo que o carregue, Doc Brown!

O skate voador de De Volta para o Futuro 2.
O skate voador de De Volta para o Futuro 2.

Não temos os skate voadores de De Volta para o Futuro 2 por culpa de De Volta para o Futuro 3. Na segunda parte da melhor trilogia de todos os tempos, é sugerido que as contribuições de Doc Brown foram fundamentais para os avanços tecnológicos e científicos vistos no filme, incluindo os carros voadores e as gravatas duplas. Mas Doc viajou a 1885 e ali ficou para se casar e fundar uma família, razão pela qual ficamos parados em nosso vulgar presente, no lugar desse futuro maravilhoso. “É tudo culpa dele”, conclui o autor da teoria.

4. Quem é o vendedor de lâmpadas de Aladim?

O vendedor de lâmpadas do início do filme é o próprio gênio, que, uma vez libertado, aproveita para contar sua história. Robin Williams também fez a voz desse comerciante. Mais provas: são os únicos personagens com quatro dedos, e na versão da Broadway o vendedor também é interpretado pelo mesmo ator que representa o gênio.

Outro comentarista manda um link para um texto que explica que o filme acontece, na realidade, no ano 10.300, num futuro pós-apocalíptico em que toda a tecnologia perdida é descrita como “magia”. “De que outra forma poderia o gênio fazer imitações de celebridades mortas, como Groucho Marx e Jack Nicholson?”

5. Feitiço do Tempo é um filme sobre o setor dos seguros

Em Feitiço do Tempo, Ned Ryerson prega em Phil Connors uma peça à moda de A Origem para lhe vender uma apólice de seguro. Ou seja, o faz dormir para se inserir em seu subconsciente e convencê-lo de que precisa de seus produtos. E ele o consegue no final, quando Phil tem um dia perfeito e assina com Ned seguros de vida, de carro, contra inundações, roubos e incêndios. Segundo o diretor, Harold Ramis, Phil passou 10 anos revivendo o dia 2 de fevereiro, mas, como recordam usuários do Reddit, cada etapa do sono é 20 vezes mais veloz que a imediatamente superior, razão pela qual Ned só teria precisado de algumas horas reais para alcançar seu objetivo.

Ned (interpretado por Stephen Tobolowsky) tentando vender um seguro a Phil (Bill Murray)
Ned (interpretado por Stephen Tobolowsky) tentando vender um seguro a Phil (Bill Murray)

6. O triste passado de Mr. Bean

Mr. Bean foi uma criança abandonada a sobreviver por conta própria. Quando ainda era bebê, seus pais o abandonaram, deixando-o no carrinho mini cooper no qual ele ainda anda e com o ursinho de pelúcia que ele ainda carrega consigo. Isso explica sua mentalidade infantil e suas dificuldades de linguagem.

Ou ele foi sequestrado por extraterrestres – a segunda alternativa.

7. Mackauly Culkin interpretou um futuro serial killer

Antes e depois: será?
Antes e depois: será?

O menino de Esqueceram de Mim virou adulto e se converteu em Jigsaw, o vilão de Jogos Mortais. No Reddit há um link para um artigo da Grantland que explica essa teoria com detalhes, começando pelo fato de que o garoto tem dificuldades em controlar sua raiva e suas fantasias violentas, além do fetichismo que manifesta pelas gravações em vídeo, sem falar nas semelhanças entre as armadilhas que ele prepara para os ladrões e as que Jigsaw arma para suas vítimas.

8. Mad Max não é Mad Max

O Mad Max de Mad Max: Estrada da Fúria (2015) na realidade é o filho de Mad Max 2: A Caçada Continua (1981), e não o mesmo personagem interpretado por Mel Gibson. Isso explicaria sua relutância em dizer seu nome, seu vocabulário escasso e a caixa de música que ele guarda e que Max lhe deu no segundo filme da saga.

Mad Max 2: Mel Gibson e o menino (Emil Minty) que se converteria no Mad Max do filme que estreou este ano
Mad Max 2: Mel Gibson e o menino (Emil Minty) que se converteria no Mad Max do filme que estreou este ano

9. A teoria da Pixar

Esta teoria de Jon Negroni se popularizou tanto que acabou se convertendo em livro. Seu ponto de partida é que as histórias de todos os filmes da produtora ocorrem em um mesmo universo no qual humanos, animais e máquinas competem.

Tudo começa com Valente: graças à bruxa que aparece nesse filme, os animais e as máquinas ganham consciência e comportamento humano, gerando conflitos como o de Ratatouille, em que um animal tenta se inserir no terreno dos humanos, que ele vê como inimigos devido à poluição e aos experimentos científicos com animais. A inteligência artificial aparece em Os Incríveis: ali aprendemos que as máquinas querem libertar-se dos humanos por se verem continuamente substituídas e esquecidas, como acontece com os brinquedos de Toy Story.

Esse vídeo resume a teoria com mais informações. As legendas podem ser ativadas em inglês com o segundo ícone do canto inferior direito.

10. Os Smurfs eram comunistas. Ou nazistas. Ou stalinistas. Ah, não sei

Um clássico das teorias conspiratórias dos desenhos animados: os Smurfs vivem numa sociedade comunista em que não o dinheiro não é necessário e cada um faz um trabalho designado. Além disso, o gorro do Papai Smurf é vermelho (sem dizer que ele é parecido com o próprio Marx). Gargamel representa o capitalismo e a ganância.

Não é citada uma teoria mais recente, segundo a qual os Smurfs na verdade seriam nazistas ou, pelo menos, “o arquétipo de uma sociedade totalitária eivada de satanismo e nazismo”, segundo o sociólogo francês Antoine Buéno, que acrescenta que os Smurfs são, além disso, sexistas e racistas (por isso os Smurfs negros são primitivos e pouco inteligentes). E Gargamel seria a caricatura de um judeu avaro.

Um comentarista observa que “veem significado de tudo. Ainda serão capazes de me dizer que A Revolução dos Bichos não fala apenas de animais. São uns paranoicos”.

11. Todos os filmes de Tarantino se passam num mesmo universo

Cães de Aluguel e Pulp Fiction: Tempo de Violência compartilham muitos elementos: o Senhor Loiro e Vince Vega são irmãos e todo mundo fuma Red Apple. E mais: o Senhor Branco trabalhou com Alabama, de Amor à Queima-roupa; Donny Donowitz, o Urso Judeu de Bastardos Inglórios, é o pai do produtor cinematográfico de Amor à Queima-roupa; Kill Bill e Um Drink no Inferno são alguns dos filmes vistos pelos protagonistas desse universo. Por exemplo, quando Uma Thurman conta, em Pulp Fiction, o piloto de série em que trabalhou, está contando o argumento de Kill Bill. Há mais detalhes e conexões no fórum.

12. O Maluco no Pedaço passou desta para melhor

O Maluco no Pedaço [príncipe de Bel-Air no original norte-americano] foi assassinado em Filadélfia. O taxista é Deus e o leva a uma mansão onde vai viver com seus tios ricos, no que seria um purgatório em que deve trabalhar suas falhas e conflitos. Cuidado: apesar de fazer todo o sentido do mundo, o Reddit não gosta dessas soluções em que o protagonista estava morto durante todo o tempo ou era o sonho de alguém. “São preguiçosas e na maior parte das vezes não fazem sentido.” Mas aproveitam para comentar que Luke Skywalker morreu com seus tios no primeiro filme de Guerra nas Estrelas e que em seus últimos instantes de vida sonhou que era a pessoa mais importante da galáxia. A exceção à norma se justifica quando a teoria acrescenta algo importante ou faz parte do argumento do filme, com no caso de O Vingador do Futuro.

13. O E.T. é um jedi

Isso explica muitas coisas: por que aparecem criaturas como o E.T. no Senado no Episódio I, por que o E.T. reconhece um garoto fantasiado de Yoda e como consegue fazer voar a bicicleta (usa a Força!).

14. Bob Esponja é um mutante

A existência de Bob Esponja e o resto da Fenda do Biquíni é explicada como resultado dos testes nucleares realizados no atol de Bikini nos anos 40 e 50.

15. Homer Simpson está em coma desde 1993

Homer Simpson entrou em coma na terceira temporada da série, e tudo se passa em sua imaginação. Essa história começa no episódio em que Deus diz a Homer que lhe restam seis meses de vida. Seis meses mais tarde, uma brincadeira de Bart o leva ao hospital, onde entra em coma ao ser atropelado por uma máquina de comida. Até hoje não despertou e está sonhando tudo: por isso os personagens não crescem, e os enredos são cada vez mais exageradas, com Homer indo ao espaço, o senhor Burns capturando o monstro do lago Ness, e Bart e Homer descobrindo o país dos jóqueis, por exemplo. Essa teoria nascida no Reddit tornou-se muito popular em fevereiro deste ano, a ponto de um dos produtores ter de desmenti-la.

16. A primeira norma do Clube da Luta é que meninas não entram

Calvin y Hobbes entrenando para su oscuro futuro
Calvin y Hobbes entrenando para su oscuro futuro

Calvin (de Calvin e Haroldo), depois de crescido, se torna o protagonista de O Clube da Luta (o personagem interpretado no filme por Edward Norton), enquanto Haroldo é Tyler (Brad Pitt). Neste blog a teoria é detalhada, sugerindo que o clube Livre-se das Meninas Gosmentas de Calvin é um precursor do clube cuja primeira regra é que não se fala sobre o clube.

17. Cerca de 375 séries fazem parte do mesmo universo

St. Elsewhere é uma série sobre um hospital de Boston que foi ao ar entre 1982 e 1988. No último episodio (é um spoiler, mesmo tendo quase 30 anos?) insinua-se que tudo o que aconteceu foi fruto da imaginação de Tommy Westphall, um menino autista. A partir dessa série e seguindo o rastro de spin-offs e personagens fictícios que passam de uma série a outra, elaborou-se uma teoria que sugere que cerca de 375 séries são fruto da imaginação de Westphall, incluindo a Missão Impossível original, Matlock, Agente 86, Lost e todas as Jornadas nas Estrelas, além de Um Maluco no Pedaço, Glee, Assassinato por Escrito, Barrados no Baile e The Office. Veja aqui a lista completa.

18. Você é o único humano

Concluímos com uma teoria que extrapola a toda a internet: “Todo mundo no Reddit é um robô, exceto você.”

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_