_
_
_
_
_

Forças armadas dos EUA matam um líder do Estado Islâmico na Síria

A operação tinha como objetivo capturar Abu Sayyaf, que acabou sendo morto Umm Sayyaf, sua esposa e também suspeita de pertencer ao grupo terrorista, foi presa

Silvia Ayuso
O secretário de Defesa norte-americano, Ash Carter, anuncia a operação contra um líder do EI.
O secretário de Defesa norte-americano, Ash Carter, anuncia a operação contra um líder do EI.YURI GRIPAS (REUTERS)

Forças especiais dos Estados Unidos fizeram uma incursão em território sírio na madrugada de sábado e mataram Abu Sayyaf, um dirigente do autoproclamado Estado Islâmico (EI), além de capturar Umm Sayyaf, esposa dele e também suspeita de pertencer à organização terrorista, segundo anúncio feito pela Casa Branca e o Pentágono.

Abu Sayyaf integrava o mais alto escalão do EI e participava de operações militares da organização. Também ajudava o EI em suas atividades financeiras e com a venda ilícita de petróleo e gás, “uma fonte importante de rendimentos que permite à organização terrorista realizar suas táticas brutais e oprimir milhares de civis inocentes”, afirmou a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Bernadette Meehan, em nota.

Mais informações
Iraque diz que um dos principais líderes do Estado Islâmico foi morto
Estado Islâmico ameaça joia arqueológica de Palmira na Síria
As recrutadoras do Estado Islâmico
Conversão expressa à jihad
Nas entranhas da ‘jihad 2.0’ com Abu Bilel

A operação, ordenada pelo presidente Barack Obama, foi realizada em Al Amr, no leste da Síria, por forças norte-americanas com base no Iraque, segundo a versão oficial. Abu Sayyaf morreu “durante a operação, quando confrontou as forças norte-americanas”, e nenhum militar dos EUA ficou ferido.

Umm Sayyaf, que foi presa na operação, desempenhava um “importante papel nas atividades terroristas” da organização, segundo as autoridades dos EUA. Washington acredita que a mulher mantinha escravizada uma jovem da minoria yazidi que foi resgatada durante a missão secreta.

Umm Sayyaf está provisoriamente sob custódia militar norte-americana no Iraque, enquanto se decide qual é a melhor maneira de lidar com ela levando-se em conta “a segurança nacional dos EUA e de seus aliados e amigos e as leis nacionais e o direito internacional”, segundo a Casa Branca.

Toda a operação foi realizada “com o consentimento total das autoridades iraquianas”, salientou a porta-voz Meehan. Assim como os ataques aéreos contra o EI na Síria, a missão também é “congruente com as leis nacionais e internacionais”, acrescentou ela.

O secretário de Defesa dos EUA, Ash Carter, destacou a importância dessa missão no enfraquecimento do Estado Islâmico.

“Esta operação representa outro golpe significativo contra o EI e serve para recordar que os EUA nunca hesitarão em negar um refúgio seguro aos terroristas que ameaçam os nossos cidadãos e os nossos amigos e aliados”, afirmou o chefe do Pentágono.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_