_
_
_
_
_

Nave russa que se descontrolou se desintegra sobre o oceano Pacífico

‘Progress 59’ estava fora de controle desde seu lançamento fracassado no fim de abril

Foto: atlas | Vídeo: ATLAS

A nave russa não tripulada Progress 59 se desintegrou na atmosfera terrestre sobre o oceano Pacífico, às 23h04 (horário de Brasília) desta quinta-feira. A agência russa russa Roscosmos enviou uma mensagem por meio do Twitter e em sua página da internet informou que o artefato descontrolado foi destruído. A agência espacial norte-americana, NASA, também confirmou a informação em seu blog sobre a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

“Tanto o segmento russo como o norte-americano da estação continuam operando com normalidade, e têm suprimentos de sobra até a chegada do próximo voo”, diz a nota da NASA. Nenhuma das duas agências deu detalhes sobre se alguma peça da nave caiu sobre o oceano.

Mais informações
NASA acredita que encontrará vida extraterrestre em menos de dez anos
Do ‘Sputnik’ ao ‘Philae’, os grandes êxitos da exploração espacial
Cientistas descobrem os dois planetas mais similares à Terra

A Progress 59 estava desgovernada no espaço desde o seu lançamento fracassado, no último 28 de abril. Levava quase três toneladas de suprimentos destinados à ISS. O problema na operação de lançamento, provavelmente em virtude de uma falha na separação da terceira etapa do foguete Soyuz, que o colocou em órbita, embora ainda não confirmado pelos especialistas, impediu a ativação correta de várias antenas da nave, o que impossibilitou tanto a aproximação automática para o acoplamento à ISS como a adequada comunicação com o centro de controle na Terra.

Horas depois do percalço, a nave se encontrava em rotação indevida sobre si mesma (completando uma volta a cada cinco segundos) e, após múltiplas tentativas dos especialistas russos para retomar o controle da nave, foi dada como perdida.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_