_
_
_
_
_

Câmara abre caminho para regulamentar terceirização

Com protestos do lado de fora, deputados aprovam regime de urgência para votar projeto

R. B.
Manifestantes e policiais se enfrentam em Brasília.
Manifestantes e policiais se enfrentam em Brasília.Fernando Bizerra Jr. (EFE)

Sob o protesto de cerca de 2.000 sindicalistas reunidos do lado de fora do Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados abriu caminho nesta terça-feira para votar um projeto que regulamenta a terceirização no Brasil. Defendido por empresários e criticado por sindicatos como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que puxou o protesto desta terça, o Projeto de Lei 4330/04 permite que toda e qualquer atividade seja terceirizada, além de criar um sistema paralelo de sindicalização. Agora, o texto passa a tramitar em regime de urgência na Câmara, após pedido ser aprovado por 316 deputados, contra 166 contrários.

Mais informações
Crise política favorece avanço de projeto que reduz maioridade penal
PMDB abraça bandeiras da oposição, como a redução de ministérios
Cunha é chamado de homofóbico e corrupto, e testemunha beijaço gay
Dilma tem menos influência que Lula na pauta do Congresso

A prioridade para a regulamentação foi aprovada mesmo após um conflito entre policiais e manifestantes que pretendiam entrar na Câmara para pressionar contra o projeto de lei. O ato convocado pela CUT contou com o apoio na União Nacional dos Estudantes (UNE), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), do Sindsep-DF, da Frente Nacional de Lutas e de parlamentares como o deputado Vicentinho (PT), que foi atingido pelo spray de pimenta utilizado pelos policiais contra os sindicalistas.

Diante dos protestos, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), disse que “cada vez que há uma pressão dessa, exercida de forma indevida, o Congresso tem de responder votando". Segundo Cunha, os "protestos são legítimos, mas, quando partem para agressão, depredação e o baixo nível que imperou hoje, o Congresso tem de reagir". "De minha parte, só me estimula a votar mais”, completou.

Durante a votação, deputados do PT e do PCdoB se posicionaram contra a regulamentação da terceirização, pelo menos na forma como foi apresentada. Mas os esforços contra a aprovação do pedido de urgência foram em vão. O Palácio do Planalto também não estava satisfeito com o texto proposto e, por isso, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, se reuniu com Eduardo Cunha para propor emendas ao projeto de lei.

Presente ao Congresso para a votação do regime de urgência, o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, disse que a terceirização já é uma realidade de defendeu a aprovação do projeto. "Terceirização significa especialização. Na construção civil, por exemplo, não é necessário uma empresa que faça tudo, mas várias para cada etapa da obra", defendeu.

O projeto conta, contudo, com a oposição de 19 dos 26 ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e do Ministério Público do Trabalho. Para o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Carlos Eduardo Lima, a proposta vai possibilitar que empresas terceirizem toda a mão de obra. Ele exemplificou: a regulamentação "permitirá que tenhamos, por exemplo, uma empresa especializada em serviços bancários, de forma que o banco não tenha mais nenhum empregado formalmente reconhecido como bancário".

A regulamentação começa a ser discutida na manhã desta quarta e deve ir a votação à noite. Segundo Cunha, a discussão e a avaliação das mais de 20 emendas apresentadas ao projeto pode durar até duas semanas. “A proposta está há 11 anos sendo analisada, e eu avisei há 45 dias que seria votada a terceirização nesta semana. É tradição dessa Casa só tentar um acordo quando a proposta vai para a pauta, e por isso é melhor começarmos essa discussão”, disse.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_