_
_
_
_
_

A crise hídrica no menu dos apreciadores de arte

Exposição de 'street art' coloca a água na moldura até 7 de abril, em São Paulo

A seca do sistema Cantareira no graffiti de Mundano.
A seca do sistema Cantareira no graffiti de Mundano.Andre D'Elia

Passou o tempo, no Brasil, em que a água ficava circunscrita a territórios domésticos como a cozinha e o banheiro. Cada vez mais ausente desses lugares, ela passou virtualmente à sala do brasileiro, entre debates do tipo “o que é volume morto”, e também às galerias de arte, onde agora é exibida para ser apreciada. Essa é a sensação ao visitar a exposição Veracidade mundana – que ocupa a galeria paulistana A7MA, na Vila Madalena, até a próxima terça-feira, 7 de abril ­– ou, pelo menos, o recado que ela quer dar.

Nas paredes do espaço, obras e instalações inéditas dos artistas de rua Mauro e Mundano abordam a crise hídrica de São Paulo, misturando representações de água, cidade, meio-ambiente e política. O objetivo, porém, é ir além da mera estética, informando e conscientizando quem ainda consegue ignorar o problema. Há desenhos que mostram homens com galões de água gigantes nas costas, instalações de cactos com torneiras, uma mulher abraçando ‘a última gota’, além de filtros e cisternas – objetos antes tão corriqueiros, mas que hoje são caros e simbólicos. E o recado é sempre: “Água não se vende, água se defende”, como diz a pichação em uma das instalações expostas.

O tema soa quente, mas o artivista Thiago Mundano vem falando dele desde 2007. “Tento alertar as pessoas através de graffiti e instalações. Os cactos, que são um elemento bem específico do meu trabalho, representam para mim um povo que é forte, mesmo vivendo em um país abundante”, explica Mundano, cujo projeto mais conhecido é o P.I.M.P my carroça, em que usa materiais reciclados para intervir em carroças urbanas.

Mauro intervém na represa Billings.
Mauro intervém na represa Billings.Andre D'Elia

Quando a falta de água veio à tona em 2014, ele decidiu fazer uma expedição pelo sistema Cantareira. Ao se deparar com uma cena desoladora, a visita se desdobrou em várias idas ao reservatório: “Primeiro, instalei um cacto, depois encontrei um carro que estava submerso e fiz uma intervenção nele. Quando ele foi retirado, pela polêmica que gerou, pintei um carro num dos pilares que havia. Também levei pra casa muito lixo que apareceu quando a água baixou”. No total, 41 carros foram retirados do fundo do Cantareira, mas o de Mundano se tornou o símbolo da seca no sistema, porque foi usado como medidor do nível da água, já que dava uma noção de escala.

Mais informações
São Paulo seca
Crise da água dará tom ‘popular’ a restaurante de luxo em São Paulo
Paulo Massato, o homem que fecha as torneiras de São Paulo
Alertas ignorados, seca e eleições: a receita ideal para o desastre hídrico
A turva transparência da Sabesp

Já Mauro, que além de artista plástico é educador, trabalha com a população que vive próxima dos mananciais de outra grande represa da cidade, a Billings. Imargem, de 2006, e Cartograffiti, de 2009, são projetos artísticos coletivos idealizados por ele na região e que debatem meio-ambiente e o direito à cidade. Os desenhos dele transmitem não só a seca, mas uma solidão intensa, mesmo retratando espaços urbanos hiperlotados.

Quem estiver interessado em levar pra casa uma das 95 obras expostas, à venda por valores que variam de 300 a 10.000 reais, pode começar a torcer pro nível do Cantareira subir nos próximos dias, até a exposição acabar. É que a porcentagem do reservatório define os descontos que serão dados no ato da compra. Hoje, o abatimento é de meros 18,86%.

Galeria A7MA: Rua Harmonia, 95, São Paulo.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_