_
_
_
_
_

Germanwings é uma das companhias aéreas que mais crescem na Europa

Filial da Lufthansa transportou 1,9 milhão de passageiros só na Espanha em 2014

Um A320 da companhia alemã Germanwings.
Um A320 da companhia alemã Germanwings.

A Germanwings, dona do avião que caiu nesta terça-feira na rota Barcelona-Düsseldorf, é uma filial de baixo custo da gigante alemã Lufthansa, que vem lhe transferindo boa parte dos seus voos de curta e média distância. É uma das companhias aéreas que mais crescem na Europa.

Em 2014, apenas na Espanha, a Germanwings transportou 1,9 milhão de passageiros  segundo estatísticas da AENA (empresa espanhola de administração aeroportuária), o que significou um crescimento de 67,9% no ano, melhor resultado entre as 20 maiores companhias por número de passageiros no país. A Espanha é o terceiro país com mais voos da Germanwings, sendo superada apenas por Alemanha e Itália.

As ações da Lufthansa, que eram negociadas a 14 euros (48 reais) por volta das 11h, antes da notícia do acidente, caíram para 13,25 euros. Depois das 12h (7h em Brasília) se recuperaram ligeiramente, limitando a baixa a 1% com relação ao fechamento da segunda-feira.

No final de 2012, a Lufthansa anunciou oficialmente a transferência das suas rotas europeias para a Germanwings, exceto aquelas operadas a partir dos aeroportos de Frankfurt e Munique, seus dois polos para conexões. Para isso, as duas empresas elaboraram um ambicioso plano que começou a ser implementado há pouco mais de dois anos.

Em março de 2013, a Germanwings começou a operar algumas rotas da Lufthansa a partir do aeroporto de Hamburgo, abrindo assim sua sexta base dentro da Alemanha e oferecendo também novas rotas que a Lufthansa não operava a partir dessa cidade do norte da Alemanha. Os novos voos se estenderam então a outros aeroportos, até que em dezembro de 2014 a Lufthansa apresentou seu novo conceito de voos de baixo custo. Um dos principais itens desse projeto consiste na comercialização conjunta das duas companhias de baixo custo da Lufthansa sob o nome único de Eurowings. Assim, a Germanwings passará a operar voos para a Eurowings a partir do segundo semestre deste ano.

A frota da Germanwings tem um pouco mais de 80 aviões, com idade média de 12,5 anos.

A criação da Germanwings provocou conflitos trabalhistas na Lufthansa, algo semelhante ao que ocorreu na Iberia e Iberia Express. Em uma estratégia similar à adotada por outras companhias aéreas europeias, ávidas por reduzirem custos, a Lufthansa cedeu parte das suas rotas europeias para a Germanwings, um movimento que causou intensos conflitos trabalhistas que recrudesceram no último ano.

O estopim da recém-anunciada rodada de paralisações da Lufthansa – a primeira de 2015 – é a mudança na idade de aposentadoria dos jovens pilotos da companhia. Até agora, os comandantes podiam optar por afastamentos com benefícios aos 55 anos – uma espécie de aposentadoria precoce, com 60% do salário-base –, mas a matriz pretende ampliar esse limite etário até 61 anos para os novos contratados.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_