_
_
_
_
_

Promotoria chilena revira trama de financiamento ilegal de campanhas

Após prisões no fim de semana, Ministério Público se centra na vertente política do caso

Rocío Montes
O ex-senador Carlos Bombal, do partido União Democrata Independente, investigado por sua ligação com o grupo Penta.
O ex-senador Carlos Bombal, do partido União Democrata Independente, investigado por sua ligação com o grupo Penta.SEBASTIAN SILVA PIZARRO (EFE)

O maior caso de corrupção já revelado no Chile – e o que mais longe chegou, pela importância de seus implicados – entra numa etapa crucial a partir desta. Depois de a Justiça decretar no sábado a prisão preventiva dos dois donos do grupo Penta, acusados de crimes tributários e suborno, o Ministério Público passará a se dedicar à vertente política do caso, razão pela qual começou a preparar os interrogatórios de quase 10 dirigentes, sobretudo do partido direitista União Democrata Independente (UDI), envolvidos nessa trama de fraude fiscal e financiamento ilegal de campanhas políticas.

“Há uma série de diligências que faremos, e não descartamos formalizar [as acusações] se for procedente”, disse o procurador Sabas Chahuán. Após três dias de procedimentos judiciais contra os donos do grupo Penta, seus executivos de alto escalão e ex-funcionários públicos, o juiz Juan Escobar apresentou no sábado uma detalhada justificativa das medidas cautelares solicitadas pelos acusadores, o que levou à prisão os empresários Carlos Alberto Délano e Carlos Eugenio Lavín, nomes importantes da iniciativa privada, com fortes conexões políticas e de amizade com a agremiação de direita. Com o argumento de que sua liberdade é perigosa para a sociedade “por terem formado bando ou quadrilha”, o juiz também decretou a prisão de quatro outros envolvidos: os ex-gerentes da empresa Marcos Castro e Hugo Bravo, o ex-subsecretário de Mineração do Governo de Sebastián Piñera (2010-2014), Pablo Wagner, e um ex-funcionário do Serviço de Impostos Internos (SII), Iván Álvarez, que já está detido desde setembro.

Mais informações
Procurador-geral do Chile pede prisão de dois poderosos empresários
‘Caso Penta’ revela a corrupção política no Chile
Presos no Chile seis suspeitos do ‘caso Penta’
Polêmica de financiamento de campanhas respinga em Bachelet
Filho de Bachelet se defende por seus negócios milionários
Sombras familiares sobre Bachelet

Além de criticar as pífias punições a crimes de corrupção no Chile, o magistrado também deu quatro meses de prazo para que o Ministério Público investigue a máquina de fraude fiscal que a Penta criou. Depois disso o julgamento terá início. Nesses 120 dias o Ministério Público também pretende abordar o aspecto político do escândalo, que é o de maior sensibilidade pública. Nas audiências iniciadas na quarta-feira foram citados pelo menos 10 políticos que teriam recebido financiamento da Penta nas eleições presidencial e parlamentar de 2013, geralmente em troca de honorários por trabalhos que não foram realizados. Oito dos envolvidos são filiados à UDI, sendo três deles parlamentares com mandato. Entre os citados se encontra também um dirigente histórico do outro partido direitista, o Renovação Nacional (RN), e um pré-candidato presidencial de centro-esquerda, Andrés Velasco, que foi ministro da Fazenda no primeiro Governo da presidenta Michelle Bachelet (2006-2010).

A decisão judicial de prender seis envolvidos no caso Penta gerou reações imediatas nos mundos político e empresarial. A presidenta Michelle Bachelet, ela própria atingida nas últimas semanas pelas investigações a respeito de negócios suspeitos realizados por seu filho e sua nora, declarou que a determinação do Poder Judicial demonstra que no Chile “as instituições funcionam, e funcionam para todos”. No setor privado, um dos primeiros a reagir foi o presidente da agremiação empresarial Sofofa, para quem os fatos investigados “se revestem da máxima gravidade para o país”. “Eles indicam graves violações contra a lei e a ética, que abalam a confiança pública e não podem voltar a se repetir”, afirmou o presidente da entidade, Hermann von Mühlenbrock.

Imediatamente depois do anúncio do juiz Escobar, os implicados no caso Penta foram levados a uma prisão de segurança máxima na capital chilena, à espera de que a Corte de Apelações de Santiago se pronuncie sobre os recursos apresentados por seus advogados. A detenção dos controladores da companhia, que podem ficar detidos durante os quatro meses de investigação e ser condenados a até 15 anos de prisão, representou um sinal inédito da Justiça. Segundo os advogados de defesa, a medida esconde uma mensagem contra os poderosos: o grupo tem uma malha de negócios relacionados a saúde, finanças, imóveis, desenvolvimento e tecnologia, o que o coloca entre os principais holdings deste país sul-americano.

“Eles emitiam boletos ou faturas que davam conta de serviços que não foram prestados, em alguns casos por familiares dos imputados, em outras por secretárias dos mesmos – verbas que eram fraudadas e usadas em alguns casos para campanhas políticas”, argumentou o procurador Chahuán.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_