_
_
_
_
_

Manifesto de opositores é apontado por Maduro como plano de golpe

Documento, que se tornou viral e reúne milhares de assinaturas, é o que o Governo da Venezuela considera ser a prova de um plano de golpe de Estado da oposição

Nicolás Maduro, durante um evento do Governo.
Nicolás Maduro, durante um evento do Governo.EFE

O Acordo Nacional para a Transição se transformou, ao mesmo tempo, em símbolo de resistência de um setor da oposição venezuelana e em prova principal e incriminatória de supostos planos de golpes contra o Governo do presidente Nicolás Maduro e o chavismo. O documento foi publicado no dia 11 de fevereiro de 2015 pelo jornal El Nacional e contava com a assinatura de três políticos de oposição: a deputada cassada Maria Corina Machado, o dirigente Leopoldo López e o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma. Nele, os três líderes da vertente conhecida como La Salida – que desde o ano passado exige a renúncia de Maduro – convocavam os venezuelanos a superar a crise atual e a se preparar para uma alternativa distinta.

Maria Corina Machado convocou para o próximo sábado um ato da oposição em Caracas e outras cidades do país

A Venezuela, que no ano passado viveu uma onda de protestos que terminou em 43 mortes e milhares de presos, atravessa uma grave crise institucional e econômica, cujo último capítulo foi a morte de um estudante de 14 anos, assassinado por um policial durante uma manifestação. No documento (leia abaixo), os opositores indicam ações necessárias para restaurar o balanço institucional, as liberdades e o Estado de Direito, assim como combater as emergências sociais e apoiar os setores mais vulneráveis, além uma série de medidas para estabilizar a economia.

Para o Governo, o acordo é a prova que confirma que os três opositores queriam dar um golpe de Estado em Maduro e implementar um plano de Governo distinto, que, nas palavras do vice-presidente Jorge Arreaza, passaria a incluir o “neoliberalismo, eliminaria Missões, iria ao FMI e privatizaria tudo”.

Diante das acusações e em sinal de solidariedade, outros partidos de oposição, como o social-cristão Copei, anunciaram que também incluíam suas assinaturas no documento. A eles, começaram a se somar políticos da velha-guarda como Luis Miquilena, que foi um dos mentores de Hugo Chávez, e outras personalidades da oposição, como o historiador Germán Carrera Damas, e o ex-embaixador e diplomata Milos Alcalay.

Mais informações
Câmara Federal aprova moção de repúdio ao Governo venezuelano
Morte de jovem reaviva protestos na Venezuela
Anistia Internacional denuncia uso de balas nos protestos na Venezuela
ANÁLISE: Radicalização na Venezuela
Policial que atirou em estudante em protesto é detido na Venezuela
Oposição venezuelana se une em apoio a prefeito de Caracas preso
Prefeito de Caracas é indiciado por conspirar contra Governo Maduro

A deputada Maria Corina Machado convocou para o próximo sábado um ato de assinaturas em Caracas e outras cidades do país para que os venezuelanos demonstrem seu apoio. “Este já não é um documento, é um movimento, e no sábado irá às ruas”, disse Machado. Ela também acrescentou que o Governo tem “pânico” à palavra “transição” e que esse documento é um sinal de que a sociedade venezuelana não tem medo, apesar do que ocorreu nos últimos dias.

A coleta de assinaturas também foi impulsionada nas redes sociais, e jovens que participam dos movimentos políticos representados por Machado, Ledezma e López — Vente Venezuela, Voluntad Popular e Alianza Bravo Pueblo — iniciaram a arrecadação. Segundo dirigentes juvenis, eles já conseguiram mais de 30.000 assinaturas. O partido Primero Justicia, do qual faz parte o ex-candidato presidencial da oposição Henrique Capriles, que teve amplas diferenças com o setor da La Salida, anunciou que não vai assinar o acordo.

Trecho do documento

O povo da Venezuela vive uma das circunstâncias mais difíceis de sua história, à qual foi levado por um regime que, nos últimos dezesseis anos, aplicou um modelo fracassado e exerceu de maneira impune a antidemocracia; um regime ineficiente e corrupto que roubou, presenteou e desperdiçou recursos públicos numerosos, com os quais se poderia haver impulsionado o bem-estar e o progresso de todos, em lugar de gerar a ruína que hoje sofremos. Enfim, o desastre que vivemos corresponde ao projeto de uma elite sem escrúpulos de não mais de cem pessoas que tomou por assalto o Estado para torná-lo totalitário, que se apoiou em grupos violentos e em um militarismo de cúpula corruptas para controlar a sociedade através da repressão, que degradou as instituições e que violentou todos os âmbitos da sociedade até devastar a economia e danificar gravemente as bases da paz”. (...) É obrigação de todo democrata ajudar a resolver a atual crise, defender a liberdade, evitar que a já iniludível derrubada do regime transborde os leitos da paz e da constitucionalidade, e fazer com que a transição, ou seja, a passagem do sistema superado para um novo, cheio de esperança, se produza pelas mãos da maioria dos venezuelanos e nos leve, sem retrocessos, a recuperar o espírito e a ordem democrática. (...) Assumindo esse compromisso, fazemos um chamado, sem reparos políticos e transcendendo as diferenças, para que iniciemos, com a urgência do caso, um Acordo Nacional para a Transição no qual a Unidade de todos os cidadãos da Venezuela esteja representada através das visões dos trabalhadores, dos jovens, dos empresários, dos acadêmicos, dos políticos, dos membros das igrejas e das forças Armadas, enfim, de todos os setores nacionais. (...) Para isso, propomos um programa baseado em três agendas de ações concretas:

» Uma agenda política-institucional dirigida à restituição das liberdades violadas, da soberania, da paz social e do Estado de Direito: restabelecer a vigência plena das instituições democráticas e os direitos humanos, libertar os presos políticos, facilitar o imediato retorno dos exilados. (...) Repor o exercício efetivo da liberdade de expressão. (...) Assegurar a lealdade e o apego das forças Armadas Nacionais à Constituição e sua desvinculação de todas as ingerências estrangeiras e atividades político-partidárias.

» Uma agenda para atender à emergência social e assegurar o atendimento eficaz aos setores mais vulneráveis: restabelecer a curtíssimo prazo o abastecimento normal de alimentos e outros bens de consumo essenciais para as famílias. (...) Corrigir as falhas dos serviços públicos fundamentais em todo o país. (...) Enfrentar como prioridade de Estado a emergência de segurança cidadã.

»Uma agenda econômica focalizada em estabilizar a economia, recuperar a renda familiar e gerar confiança no país: recuperar a capacidade operacional e elevar significativamente a produção da indústria petrolífera, revisar os marcos legais e os acordos que lesam a mesma, e designar uma nova direção para a PDVSA, honesta e com capacidades. (...) Assumir uma política cambial que promova a produção nacional e corrigir os desequilíbrios macroeconômicos gerados por anos de excessos e corruptelas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_