_
_
_
_
_

França usa o porta-aviões ‘Charles de Gaulle’ para bombardear o EI

Paris toma o passaporte de supostos jihadistas que viajariam à Síria

Imagem de arquivo do Charles de Gaulle.Foto: reuters_live | Vídeo: REUTERS LIVE / AFP
Carlos Yárnoz

A França utilizou nesta segunda-feira pela primeira vez o porta-aviões de propulsão nuclear Charles de Gaulle, nau capitânia de sua frota, para bombardear posições do Estado Islâmico (EI) no Iraque, segundo informações do Ministério da Defesa. Com a entrada em ação do navio nessas missões, Paris duplica sua capacidade para intervir contra os jihadistas no Iraque.

Dos bombardeios desta segunda-feira participaram oito caças-bombardeiros que decolaram do porta-aviões, localizado no Golfo Pérsico, para lançar bombas de 250 kg contra seus alvos. O navio 12 aviões Rafale e 9 Super Étendard e ficará na região por várias semanas mais.

Mais informações
Egito bombardeia posições do Estado Islâmico na Líbia
Obama pede apoio do Congresso para enfrentar o Estado Islâmico

O ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, foi ao barco para acompanhar as primeiras operações e destacou a “firmeza total” da França na guerra contra os jihadistas. Também indicou, segundo seu ministério, que com esses bombardeios originados no Charles de Gaulle começa “uma nova etapa”.

O porta-aviões zarpou em 13 de janeiro de Toulon, no Sudeste da França, alguns dias apenas depois dos ataques jihadistas de Paris, ocorridos nos dias 7 e 9 do mesmo mês. Na ocasião, o presidente François Hollande ressaltou que o navio seria empregado para reforçar a operação de punição ao Estado Islâmico. A nau capitânia francesa é acompanhada por um submarino nuclear e duas fragatas, uma antissubmarina e outra antiaérea.

A nau capitânia francesa é acompanhada por um submarino nuclear e duas fragatas, uma antissubmarina e outra antiaérea

Até agora os aviões franceses que atuam nos bombardeios contra o Estado Islâmico partiam das bases de Al-Dhafra, em Abu Dabi (Emirados Árabes Unidos) e Azraq (Jordânia). Na primeira estão baseados nove Rafale, e na segunda, seis Mirage 2000. Os primeiros bombardeios foram registrados em 18 de setembro. A França foi o primeiro país europeu a se envolver militarmente nesse conflito.

Também pela primeira vez, a França aplicou nesta segunda-feira a nova legislação antiterrorismo aprovada no ano passado para combater as redes jihadistas dedicadas a recrutar combatentes para o EI. A polícia tomou o passaporte de seis pessoas suspeitas de querer viajar para a Síria para entrar no combate. Algumas delas foram denunciadas por pessoas próximas, por meio de um “telefone verde”, criado pelas forças de segurança e ao qual recorrem familiares e amigos de supostos futuros combatentes.

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, informou que, além dessas, seu departamento tem em marcha outras 40 ações de tomada de passaportes nos próximos dias.

De acordo com a nova legislação, aprovada em novembro, a polícia pode tomar o passaporte, e portanto impedir viagens ao exterior, dos suspeitos de tentar se alistar no EI. A proibição vale por seis meses, podendo ser ampliada para dois anos. A decisão se dá em âmbito administrativo, mas os afetados podem recorrer depois à Justiça.

Segundo a norma, a polícia deve informar os dados dos atingidos a todos os países do espaço Schengen para que não possam viajar para fora da Europa a partir de qualquer outro país integrante do acordo de livre movimentação de cidadãos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_