_
_
_
_
_

Lava Jato entra em nova fase e PF cumpre quatro mandados de prisão

Operação que investiga os desvios da Petrobras continua em quatro Estados

Protesto contra a corrupção em frente à Petrobras, no dia 4 de fevereiro, no Rio.
Protesto contra a corrupção em frente à Petrobras, no dia 4 de fevereiro, no Rio.Silvia Izquierdo (AP)

A Polícia Federal deu início, na madrugada desta quinta-feira, à nona etapa da Operação Lava Jato, que investiga os desvios na Petrobras e que provocou na troca de comando da maior estatal do país nesta quarta-feira. A PF cumpre um 62 mandados judiciais, sendo um mandado de prisão preventiva e três mandados de prisão temporária, além de 40 mandados de busca e apreensão. A nona etapa da operação ocorre em quatro Estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina.

Também serão cumpridos 18 mandados de condução coercitiva, ou seja, quando a pessoa é levada para prestar depoimento. Entre as pessoas ouvidas nesta quinta está o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), João Vaccari Neto. O petista já estava na mira da PF há algum tempo. Em novembro passado, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que também investiga o assunto, decidiu pela quebra de sigilo de Vaccari, após ele ser apontado por Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras também detido, como sendo a interface do partido no esquema de corrupção na estatal.

Mais informações
Supremo se fecha após desgastes e traumas do julgamento do mensalão
O furacão do ‘caso Petrobras’ põe mais pressão sobre Rousseff
Ações da Petrobras caem 10% após balanço excluir perdas por corrupção
Ex-diretor da Petrobras recua e retira nome de Dilma de lista de testemunhas
O ‘annus horribilis’ da Petrobras não termina
Partidos estimam que até 100 políticos sejam pegos no caso Petrobras

Já na fase anterior da Lava Jato, em 14 de janeiro, foi preso o ex-diretor da área internacional da Petrobras Néstor Cerveró. Detido no Rio quando retornava ao Brasil de Londres, ele foi levado para a prisão de Curitiba onde permanece preso com os demais acusados de envolvimento no escândalo, entre eles executivos de grandes empresas que tinham contrato com a estatal. Segundo a Polícia Federal, os suspeitos envolvidos poderão responder pelos crimes de fraude a licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A Lava Jato tem abalado fortemente o Governo da presidenta Dilma Rousseff que, pressionada pelo escândalo e após sofrer sua primeira grande derrota na Câmara Federal neste novo mandato, se viu obrigada a aceitar a renúncia de Graça Foster, a presidenta da mega empresa, com mais de 85.000 empregados. Nesta quarta-feira, a estatal divulgou comunicado confirmando a renúncia de Foster e informou que outros cinco diretores também estão deixando os seus cargos. O Conselho de Administração da Petrobras irá se reunir na sexta-feira para eleger uma nova diretoria, segundo o comunicado.

A gota d'água para a saída de Foster do comando da estatal foi a divulgação, na semana passada, de um balanço da companhia, que estimou em 88 bilhões de reais os prejuízos sobre o valor contábil de 31 ativos da companhia.

A Operação Lava Jato chegou ao grande público em março de 2014, com a prisão de 24 pessoas em vários Estados do Brasil, mas havia começado em julho de 2013, quando a Polícia Federal de Curitiba descobriu uma rede de lavagem de dinheiro de médias proporções que operava em Brasília e São Paulo. Depois de meses de investigação, os agentes chegaram ao esquema que passava pelo Estado do Paraná, onde vivia o doleiro Alberto Yousef, especialista em lavagem de dinheiro,. Depois de sua prisão, em março, ele fez um acordo de delação premiada: seus depoimentos à Justiça, e os de outro “colaborador”, Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, fizeram o caso explodir.

A polícia calcula que a quantidade total desviada entre 2004 e 2012 atinge 10 bilhões de reais: o maior escândalo de corrupção da democracia brasileira.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_