_
_
_
_
_

Santo Google, faça chover

Buscas por “caminhão pipa”, “preço água” ou “comprar água” batem recordes na Internet Procura por orações para atrair chuva se multiplica e Minas Gerais lidera o ranking

María Martín
REUTERS

Perdidos ante a possibilidade de ficar sem água, muitos brasileiros escavam a internet à procura de soluções para aliviar sua sede de informação. As pesquisas vão de soluções práticas e emergenciais, como os caminhões-pipa, a orações que revertam a pontaria de São Pedro.

De acordo com um levantamento sobre as palavras procuradas no Google, as buscas por "crise hídrica", "caminhão pipa", "preço água" e "comprar água" estão batendo recordes no país e são mais digitadas que nunca. Esse “nunca” é 2004, quando a companhia começou a medir as inquietudes de seus internautas.

“Neste janeiro buscamos em média 3,6 vezes mais por "caminhão pipa"; 2,7 vezes mais por "preço agua"; e 2,8 vezes mais por "comprar água", segundo uma porta-voz da empresa. Em São Paulo esses números dispararam. O “caminhão-pipa”, uma busca pouco representativa até agora, é cinco vezes mais frequente do que na média histórica do Estado. O Google não divulga números absolutos de buscas, apenas essas comparações de médias históricas.

Mais informações
Sabesp, que descartava racionamento há dois meses, cogita “rodízio drástico”
Após meses na periferia, seca já chega a bairros nobres de São Paulo
Efeito dominó da seca afetará toda a economia, começando pela alface
Pequenas empresas são as primeiras a sentirem o impacto da crise da água
Crise dispara demanda por caminhão-pipa, mas setor diz que está no limite

Outro recorde de buscas apela ao espiritual: o brasileiro está procurando no buscador orações para atrair chuvas. Entre eles pode estar o arcebispo de Belo Horizonte, D. Walmor Oliveira de Azevedo, que pediu nesta terça aos fiéis que rezem para chover. O padre recomendou a primeira opção que o buscador dá aos consumidores mais carolas: uma oração atribuída ao Papa Paulo VI pedindo água para Deus. Minas Gerais, precisamente, é o Estado que lidera estas buscas, seguido de São Paulo e Rio de Janeiro.

O racionamento de água também preocupa os internautas paulistas desde o ano passado, mas o pico mais alto, desde 2004, chegou após Paulo Massato, diretor Metropolitano da Sabesp assumir no dia 27 de janeiro a possibilidade de um racionamento severo de cinco dias sem água por semana. Outros picos aparecem na curva nacional, provavelmente relativos à crises em outros Estados. São Paulo lidera o ranking, seguido por Minas Gerais e Pernambuco.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_