_
_
_
_
_

Rumor de saída de executiva da estatal dispara ações da estatal

Após dias de quedas, ações preferenciais da estatal chegaram a subir 14,43% nesta terça

Graça Foster chega a Brasília nesta terça para encontrar Dilma Rousseff.
Graça Foster chega a Brasília nesta terça para encontrar Dilma Rousseff.UESLEI MARCELINO (REUTERS)

Após rumores de que Dilma Rousseff já estaria decidida a substituir Graça Foster na presidência da Petrobras, as ações da estatal subiram mais de 14% e ficaram em leilão na Bovespa por cerca de 15 minutos devido à forte oscilação. O avanço da petroleira influenciou o Ibovespa, que operava em alta de mais de 2% na tarde desta terça-feira. As ações preferenciais da Petrobras (papéis que dão prioridade aos acionistas na distribuição de dividendos) chegaram a subir 14,43%, enquanto as ordinárias (que dão direito a voto aos acionistas) tinham alta de 13,42%. Além da notícia da provável troca de comando, a alta do petróleo no mercado internacional também favoreceu a Petrobras.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a decisão de afastar Foster do cargo de dirigente da Petrobras ganhou peso após a divulgação, na semana passada, do balanço do terceiro trimestre de 2014 sem incluir as perdas no valor de seus ativos relacionados com as investigações da operação Lava Jato, como a empresa tinha se comprometido a informar. A estatal chegou a estimar as perdas da petroleira em 88,6 bilhões de reais, mas depois considerou o cálculo inadequado. A ausência do prejuízo por corrupção fez as ações da empresa caírem mais uma vez na semana passada. Só em 2014, o escândalo na estatal contribuiu para que a companhia tenha perdido quase 40% de seu valor na Bolsa.

Saída

Dilma se reuniu com Foster no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira. A presidenta estaria buscando o nome de um substituto para comandar a estatal antes de anunciar a decisão. Segundo a agência Reuters, que cita uma fonte do governo, Rousseff teria aceitado a renúncia da executiva e vai, ainda, trocar toda a direção da empresa "no transcurso de fevereiro". Nos jornais brasileiros, há versões distintas de quando a troca se daria. Folha de S. Paulo afirma que Graça Foster fica até o fim deste mês, enquanto o Estado de S. Paulo diz que a formalização da saída depende dos acertos para a divulgação do balanço da estatal, atrasado desde novembro.

Mais informações
Dilma consultará Ministério Público antes de nomear os ministros
Ex-gerente diz que alertou Graça Foster pessoalmente sobre desvio
Governo Dilma sofre primeira derrota na estreia da nova Câmara

Em meio ao escândalo da Petrobras, Dilma Rousseff se firmou na posição de manter Graça Foster no cargo o quanto pôde. No final do ano passado, em um café da manhã com jornalistas em Brasília, defendeu Foster e afirmou que não pretendia substituir a presidenta da petroleira. “Conheço a Graça. Sei de sua seriedade e sua correção”, disse.  “Não vejo nenhuma amostra de irregularidade na atual diretoria da Petrobras. Ao não ver irregularidades, não posso punir”, afirmou. Se confirmada, a notícia pode ser lida como um revés para Dilma na mesma semana em que seu governo amargou a vitória do rebelde Eduardo Cunha (PMDB) para a presidência da Câmara dos Deputados.

Procurado, o Palácio do Planalto afirmou que ainda não havia sido informado sobre a decisão de substituir Foster. A assessoria de imprensa da estatal afirmou estar "apurando" a informação com a empresa.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_