_
_
_
_
_

Como sair da cama assim que o despertador tocar

Guia do site Quora dá conselhos para superar o primeiro grande obstáculo do dia

'Feitiço do Tempo'.
'Feitiço do Tempo'.

Toda noite é a mesma coisa: assim que toca o despertador, nosso primeiro impulso é apertar o botão de soneca para dormir mais cinco minutos, que acabam transformando-se facilmente em 30 ou 40. O site de perguntas e respostas Quora explora a difícil tarefa de sair da cama de primeira, em um guia com mais de 800 contribuições. Mostramos algumas das dicas que podem ser mais úteis.

1. Café no quarto. Mesmo que exista quem diga que a cafeína pode ser contraproducente, vamos citar a experiência de uma usuária do Quora, que afirma ter passado uma vez sete horas apertando o botão de soneca, além de uma média de três ou quatro horas nos fins de semana, porque é incapaz de acordar. De fato, chegou a voltar a dormir até mesmo depois de lhe jogarem um copo de água na cara. Sua resolução de ano novo foi acordar de uma vez e para conseguir programou a cafeteira e a colocou no quarto. Afirma que o cheiro de café faz com que ela sente na cama e tome uma xícara, ainda que tenha medo do dia em que colocará a cafeteira no criado-mudo, tome seu café e volte a dormir. “Suponho que precisaremos ter filhos”.

Mais informações
Cafés da manhã do mundo
Razões pelas quais você deveria tomar café... ou parar de tomar
Oito exercícios para acordar sem dor
Neurociência já pode predizer o comportamento. Mas deve fazê-lo?
Beber álcool antes de dormir dá sono, mas prejudica o descanso

2. Ter um filho. Certo, não é uma boa ideia ter um bebê somente para acordar na hora, mas há quem assegure que é tiro e queda. Um cachorro ou um gato também podem ser uma responsabilidade suficiente (e mais urgente do que o que nos espera no escritório), como para nos ajudar a levantar na hora.

3. Luz, mais luz. Anita Sanz, professora de psicologia da saúde, lembra que acordamos mais facilmente em um quarto iluminado do que em um às escuras, e recomenda um alarme que vá iluminando o quarto gradualmente, dando tempo ao cérebro para perceber que começou outro dia. Dormir com as persianas abertas também pode adiantar.

4. Apostar. Vince Monical e seus colegas acabaram com as horas extras malucas e começaram a dormir em um horário razoável graças a uma aposta: se alguém não chegar no horário de entrada, deve pagar três reais ao resto dos companheiros. É possível também fazer com amigos, confirmando a chegada no escritório com uma mensagem (ou uma foto para dificultar os malandros).

5. Apps. Existem aplicativos que nos ajudam com a titânica tarefa de sair da cama. No Quora, recomendam o Sleep if you can, que não apaga o alarme até que você tire uma foto semelhante ao dia anterior. O usuário que o recomenda configurou o aplicativo para desligar com a imagem da pia do banheiro. Outro: Alarm Clock Plus, que pode ser configurado para te obrigar a fazer operações matemáticas antes de desligar, da mesma forma que o MathAlarm Plus. Existe também o Walk me up!, que exige que você caminhe antes de desligar.

Há quem afirme que basta programar o celular para tocar música que você odeia. O contrário também é recomendado: música que você goste, para animar-se o suficiente a sair da cama.

6. Praticar. Vários usuários do Quora aconselham um artigo de Steve Pavlina no qual ele recomenda treinar o acordar: em outras horas do dia, claro, mas com pijama e alarme inclusos, imitando as condições típicas de uma segunda-feira às sete da manhã. A prática transformará o ato de acordar em uma ação reflexa executada por seu inconsciente.

7. Dormir levando em conta os ciclos REM. Cada um dura uma hora e meia, aproximadamente, fazendo necessário dormir um múltiplo de 1,5 horas para que o ciclo do sono complete-se e acordemos mais relaxados. De fato, apertar o botão da soneca e ficarmos adormecidos é prejudicial, pois voltamos a começar um ciclo do sono e levantamos com mais sono do que se não tivéssemos dormido esses minutos a mais.

Nesta linha, outro artigo recomendado é esse do New Yorker, chamado “Os dorminhocos são, de fato, perdedores” (em inglês, rima). O artigo lembra que cair na tentação destes cinco minutos a mais pode ser contraproducente ao entrar no ciclo do sono, que é preciso respeitar dormindo as horas adequadas e evitando maus hábitos como o álcool, o tabaco e a cafeína.

8. Despertadores difíceis de desligar: o que picota uma cédula, o relógio voador, o alarme com pistola de água, o alarme com rodas, o despertador incorporado ao tapete... Colocar o despertador longe da cama também pode funcionar, mesmo correndo o risco de voltar a colocá-lo sobre o criado-mudo alguns dias depois.

9. Um despertador clássico. Talvez nada melhor do que um relógio dos antigos, com um desses odiosos timbres que fazem com que seu coração dê um pulo dentro do peito e você comece o dia gritando: “SOCORRO! SOCORRO!”.

10. Beber água antes de deitar. Mais de uma pessoa recomenda o truque de Bart Simpson, que por sua vez e tal como Lisa lhe explica, o copiou dos índios norte-americanos, que o colocavam em prática nas noites anteriores a uma batalha: beber água antes de dormir. É preciso ajustar a quantidade para acordar na hora em que estiver com vontade de ir ao banheiro, e não antes.

11. Trabalhar ainda na cama. Mais de um sugere aproveitar e ler o e-mail assim que pegar o celular para desligar o alarme, sobretudo se for dia de trabalho. Parece mais um conselho para começar o dia com amargura, mas parece que funciona. Também é possível começar o dia lendo coisas mais agradáveis: um usuário recomenda ler o Quora. Nós aconselhamos dar uma olhada no Verne. De fato, outro conselho é programar a manhã para começar com alguma atividade divertida. Claro que corremos o risco de ficarmos entretidos com o livro ou o videogame e perdermos o ônibus.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_