_
_
_
_
_

França convoca cúpula contra o terrorismo

Comparecerão à reunião no domingo em Paris representantes do Interior da UE e dos EUA

Premiê francês, Manuel Valls, conversa com ministros.
Premiê francês, Manuel Valls, conversa com ministros.PATRICK KOVARIK (AFP)

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, anunciou nesta quinta-feira a convocação de emergência de uma cúpula contra o terrorismo para domingo em Paris, depois do atentado contra o semanário Charlie Hebdo. Irão à reunião os responsáveis pelo Interior dos países europeus mais afetados pelo terrorismo —entre eles o ministro espanhol, Jorge Fernández— e dos EUA, além do coordenador antiterrorismo da EU e o comissário europeu do Interior.

Mais informações
França vive dia de luto sob temor de novos ataques terroristas
Milhares saem às ruas protestar contra massacre
Dois ataques sem vítimas a locais de oração muçulmanos em Francia
‘Charlie Hebdo’ sairá semana que vem e terá tiragem recorde

“A Europa precisa reagir” frente à tentativa de calar a voz do Charlie Hebdo, que constitui “um ataque ao nosso modo de vida”, disse nesta quinta-feira o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. O responsável pelo Executivo da comunidade pediu para que se mantenha a calma, mas adiantou que a Comissão já trabalha em nova estratégia contra o terrorismo para substituir a atual, expirada em dezembro.

Juncker, em Riga para o início da presidência letã da UE, mencionou um elemento do controle de fronteiras que pode mudar nos próximos meses. “Precisamos ver como melhorar o sistema Schengen”, afirmou. A Comissão e os Estados membros avaliam como reforçar a inspeção de passaportes nessa área de livre circulação compartilhada por 26 países europeus, ainda que sem chegar a introduzir controles sistemáticos para os cidadãos desses Estados. Entretanto, podem ser exigidos os documentos de identidade —e ser feito seu cotejamento com os registros policiais— de pessoas em trânsito consideradas de risco.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_