_
_
_
_
_

Sequestro em café na Austrália deixa ao menos três mortos e quatro feridos

Sequestrador, um refugiado iraniano com antecedentes criminais, está entre os mortos

A polícia invadiu na tarde desta segunda-feira o café no centro de Sydney, onde um homem armado mantinha reféns e exibia uma bandeira islâmica. "O sequestro em Sydney terminou", publicou a polícia de Nova Gales do Sul, cuja capital é Sydney, em sua conta do Twitter. O cerco durou mais de 16 horas.

Segundo as autoridades australianas, três morreram na ação, incluindo o sequestrador, identificado como Man Monis, de origem iraniana. Os demais mortos são uma mulher de 38 anos e um homem de 34 anos. Há ao menos quatro feridos.

Mais informações
Os EUA reúnem uma coalizão de 10 países para combater os jihadistas
Estado Islâmico convoca seus fiéis a matar cidadãos aliados dos EUA
O Estado Islâmico mostra vídeo de outro refém britânico

Uma série de explosões foram ouvidas no momento em que as forças especiais de segurança entravam pela porta lateral do estabelecimento. Ao menos seis reféns saíram correndo em meio à confusão, enquanto outros foram levados em macas e atendidos por equipes médicas, segundo a agência France Presse. 

Man Monis entrou armado no local por volta das 9h30 desta segunda-feira (20h30 do domingo em Brasília) e obrigou os reféns a segurarem uma bandeira junto ao balcão do estabelecimento. A bandeira negra com letras brancas diz, em árabe: “Não há um Deus maior que Alá, e Maomé é seu profeta”. A Austrália é dos países no primeiro escalão da coalizão militar liderada pelos Estados Unidos contra o avanço dos extremistas sunitas do Estado Islâmico na Síria e no Iraque.

Reprodução de TV australiana mostra o homem que a polícia aponta como um dos suspeitos.
Reprodução de TV australiana mostra o homem que a polícia aponta como um dos suspeitos.AP

As autoridades ainda não sabem se ele integra algum grupo terrorista ou se agiu sozinho. Organizações islâmicas australianas divulgaram nota condenando a ação de Monis, e dizendo tratar-se de um "ato deplorável".

Moris, de 50 anos, foi condenado em 2012 por enviar cartas ameaçadoras e ofensivas contra familiares de oito soldados australianos mortos no Afeganistão, em protesto ao papel da Austrália no conflito (o país é aliado dos Estados Unidos na luta contra o terrorismo islâmico), segundo os meios locais que citam a Reuters. Monis tem antecedentes, além disso, de agressões sexuais, segundo fontes policiais. O jornal Sydney Morning Herald acrescenta que ele foi acusado em 2013 de ser cúmplice do assassinato de sua ex-mulher.

Uma brasileira estaria dentro do café. A família de Márcia Mikhael, natural de Goiás, disse à Globonews que ela mandou uma mensagem para a irmã contando que estava entre os reféns. No perfil do Facebook, Márcia também publicou mensagens com as reivindicações do sequestrador, segundo os familiares. Entre as demandas, o homem pede uma bandeira do Estado Islâmico e também quer se comunicar com o primeiro-ministro da Austrália, Tony Aboott.

De acordo com o Correio Braziliense, um primo da brasileira contou que ela também mandou um SMS ao marido, por volta das 11h40 desta segunda-feira (1h40 em Brasília). "Socorro. Eu não quero morrer", escreveu. O Itamaraty acompanha a situação, mas afirmou que a polícia australiana ainda não confirmou a nacionalidade de nenhum dos reféns. Amigos de Márcia fizeram uma comunidade no Facebook pedindo orações.

Nas últimas horas desta segunda-feira, pelo menos três emissoras de rádio e TV australianas receberam ligações dos reféns mantidos no café. Segundo eles, o sequestrador teria exigido falar com o primeiro-ministro do país, Tony Abbott, e pediu que lhe trouxessem uma bandeira, que depois os reféns exibiram na janela do estabelecimento. A porta-voz da polícia disse à imprensa que não pode confirmar se essas informações são genuínas.

Em um comunicado divulgado pela TV, Abbott afirmou: “Este é um incidente muito doloroso. É profundamente espantoso que pessoas inocentes estejam sendo mantidas por um homem armado que expressa motivações políticas”.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_