_
_
_
_
_

“Estas pessoas roubaram o orgulho do Brasil”, diz procurador-geral

Procuradoria Geral da Repúplica denuncia formalmente 35 por escândalo da Petrobras

Rio de Janeiro -
O procurador Dallagnol apresenta detalhes do esquema.
O procurador Dallagnol apresenta detalhes do esquema.STRINGER/BRAZIL (REUTERS)

A Procuradoria Geral da República denunciou 35 pessoas por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro como parte da chamada Operação Lava Jato, em mais um passo de um processo longo e complexo relativo à corrupção na Petrobras – e que não para de crescer, à medida que surgem novos depoimentos e são revelados documentos apreendidos junto com delatores. Dos 35 denunciados, 22 trabalham para grandes empreiteiras brasileiras: OAS, Camargo Corrêa, UTC, Mendes Júnior, Engevix e Galvão Engenharia. A PGR, além disso, propõe que as seis empresas sejam condenadas a pagar uma indenização que supera 1 bilhão de reais pelo dinheiro desviado em subornos.

“Trata-se de um imenso esquema de corrupção, no qual eram pagos subornos de 1% a 5% do valor de cada contrato bilionário com a Petrobras”, afirmou em entrevista coletiva o procurador Deltan Dallagnol, segundo quem o esquema de lavagem de dinheiro teve seu apogeu entre 2004 e 2012, “continuando, no entanto, até 2014”. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também presente na entrevista coletiva realizada em Curitiba, cidade-sede das investigações, declarou que os acusados “roubaram o orgulho dos brasileiros”. “Isso é apenas o começo de uma investigação. Uma fase a mais […]. A complexidade dos fatos nos leva a intuir a dimensão desta investigação”, afirmou, após prometer que “vamos nos portar de forma serena, mas firme e contundente. Cada pessoa responderá por seus atos”.

Nesta etapa foram denunciados 105 atos de lavagem de dinheiro, num valor de 75 milhões de reais, e 154 atos de corrupção, envolvendo 286 milhões. É apenas a ponta do iceberg, segundo fontes da Polícia Federal. À medida que vão sendo revelados documentos entregues por participantes do programa de delação premiada, aparecem novas conexões e obras executadas inclusive em outros países latino-americanos: dezenas de empresas fictícias que simulavam operações comerciais para justificar subornos e doações ilegais a partidos políticos. “Funcionavam como se fosse um campeonato de futebol, ou um bingo, embora, nesse caso, o jogo fosse de cartas marcadas, onde se sabia quem ganhava cada licitação”, disse Dallagnol em referência ao clube de grandes empresas que dividiam entre si as obras da Petrobras – um esquema descoberto graças às delações premiadas de dois diretores da empreiteira Toyo-Setal, do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Youssef e Costa também estão entre os denunciados à Justiça.

Mais informações
Operação Lava Jato desafia os melhores advogados do Brasil
Alberto Youssef: o doleiro que arrastou todos em sua queda
“Ainda não sei o tamanho da caixa de Pandora da Petrobras”
“O que acontecia na Petrobras, acontece no Brasil inteiro”

Dallagnol destacou que as próprias empresas investigadas (algumas das maiores do país, que acumulam contratos com de dezenas de bilhões de reais com a Petrobras) estão envolvidas em outras obras públicas, e que a única forma de impedi-las de corromper é mantendo a prisão preventiva dos executivos. Muitos deles são acusados de mais de um delito: a pena individual por um só crime de lavagem de dinheiro ou formação de quadrilha varia de 10 a 20 anos. “O conjunto de funcionários da Petrobras corrompidos constitui o segundo núcleo desse gigantesco esquema criminal”, advertiu o procurador.

Já se passou quase um mês desde 14 de novembro, dia da Operação Juízo Final, quando o Brasil acordou com a notícia de que a Polícia Federal havia detido 23 altos executivos de grandes empreiteiras, na sétima fase da Operação Lava Jato. Nos próximos dias iria se esgotar o prazo para a denúncia à Justiça, sobretudo levando-se em conta o início das férias dos tribunais, no próximo dia 20.

As autoridades afirmam que a quantia total desviada pode alcançar os 10 bilhões de reais. Pelo ritmo das revelações, poucos atualmente duvidam das palavras expressas pela própria presidenta Dilma Rousseff em 16 de novembro: “Este caso pode mudar o Brasil para sempre”.

Depois desta esperada onda de denúncias à Justiça, espera-se que a PGR faça o mesmo com os ocupantes de cargos políticos protegidos por foro privilegiado, a serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal, em Brasília. “Temos os que pagaram, faltam os que receberam”, dizia há alguns dias a este jornal um responsável pela investigação, em referência à ausência de deputados e senadores entre os denunciados. O relatório final da polêmica CPI do caso Petrobras, apresentado esta semana, não estabelecia acusação alguma, limitando-se a sugerir pessoas que deveriam ser investigadas. Destaca-se a absoluta ausência de políticos na lista da CPI. Além disso, o relatório recomenda alterar a lei de contratos com empresas estatais.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_