_
_
_
_
_

Maduro cria megaorganismo para combater a corrupção

Sistema Nacional Anticorrupção será órgão com poderes para investigar e punir corruptos

Nicolás Maduro, em um evento no Palácio de Miraflores.
Nicolás Maduro, em um evento no Palácio de Miraflores.Reuters

À meia-noite de quarta-feira vencia o prazo de um ano concedido pela Assembleia Nacional ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para legislar por decreto. O governante dedicou as duas últimas noites a colocar em andamento reformas tributárias e policiais, modificando leis ou aprovando outras. Entre as mudanças anunciadas, destaca-se a criação do Sistema Nacional Anticorrupção e do Sistema Popular de Defesa da Paz e da Integridade da Pátria.

Os textos das leis vão aparecer nos próximos dias no Diário Oficial, e será possível conhecer seus alcances com mais precisão. Mas as explicações apresentadas pelo chefe de Estado venezuelano ao anunciar as tarefas das novas instâncias refletem algumas de suas preocupações. O Governo precisa enviar uma mensagem contundente para se afastar dos casos de corrupção denunciados pelas organizações dissidentes, os quais têm como origem a diferença abismal entre o valor controlado do dólar e sua cotação no mercado não oficial.

Maduro detalhou que o órgão nacional anticorrupção será vinculado diretamente à Presidência da República e terá funções que o igualam à procuradoria e aos tribunais. “Preciso de guerreiros e guerreiras da honestidade”, disse o presidente, ao referir-se às qualidades das pessoas que farão parte desse grupo, que ainda não foram designadas. A nova estrutura poderá investigar e punir aquelas pessoas que, em sua opinião, tenham cometidos atos de corrupção.

Órgão nacional anticorrupção será vinculado diretamente à Presidência da República e terá funções que o igualam à procuradoria e aos tribunais

Este anúncio faz parte de uma reforma da Lei contra a Corrupção, que agora estabelece que os crimes contra o patrimônio público não prescrevem. Maduro mostrou um organograma no qual ensina como vai operar essa espécie de polícia contra a corrupção. Para tomar decisões, a nova instância vai se apoiar nas informações oferecidas pelas organizações de base do chavismo, com dados registrados por um centro de inteligência financeira e com o apoio do polêmico Centro Estratégico de Segurança e Proteção da Pátria (Cesppa), um organismo definido pelo reconhecido acadêmico Antonio Pasquali como um centro de espionagem. Maduro justificou a medida com uma das várias frases de efeito que repetiu ao longo de quase duas horas de discurso: “Não há socialismo possível se existe corrupção”.

Pouco depois, o presidente anunciou que vai criar o Sistema Popular de Proteção da Paz. Houve menos detalhes sobre este anúncio, mas ficou clara a razão que motivou sua fundação: a luta contra “o terrorismo e proteger a vida de todos os venezuelanos”, e garantir “a derrota da ameaça paramilitar que se instalou na Venezuela por culpa da ultradireita terrorista”.

Mais informações
Venezuela se prepara para investir mais em propaganda
Maduro tenta agradar ao chavismo radical com a reforma da polícia
Venezuela nega liberdade para o oposicionista López, pedida pela ONU
Zara limita as compras na Venezuela a cinco itens por mês
A rota dos pequenos ‘bachaqueros’ de Maracaibo

Maduro também concluiu os anúncios que começou há uma semana, com a nomeação do deputado governista Freddy Bernal como presidente de uma comissão encarregada de reestruturar as polícias venezuelanas. O presidente sancionou uma nova lei “para a revolução policial”, que iniciará este trâmite e procurará combater o crime com um foco social preventivo. O processo bolivariano tem sido incapaz em 16 anos de impedir o aumento da violência e a penetração do crime nas polícias, assim como de evitar as práticas de violação dos direitos humanos cometidas por estas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_