_
_
_
_
_

Brasil escolhe entre dois modelos de país

A campanha, empatada até o final, tem polarizado os seguidores de Dilma e Aécio

Antonio Jiménez Barca
Partidários das duas candidaturas no Rio.
Partidários das duas candidaturas no Rio.Antonio Lacerda (EFE)

Em um povoado litorâneo próximo a Salvador, na Bahia, um gari negro, que limpa uma rua que termina de frente para um mar de águas transparentes, garante que vai votar na presidenta Dilma Rousseff, do PT, porque acredita que será o melhor para seus filhos pobres; um taxista de São Paulo chamado Rodrigo Ramalho diz que sua opção é Aécio Neves porque está farto de pagar impostos que impedem seus filhos de frequentar uma escola melhor; a dona de um restaurante de classe média na Bahia diz que vota em qualquer um que não seja do PT porque é a maneira de fazer seu negócio, que depende do turismo, melhorar; na Rocinha, no Rio de Janeiro, os moradores que podem votar escolheram maciçamente Dilma Rousseff porque sobrevivem graças à subvenção estatal e não confiam que Aécio Neves a manteria, apesar de ele ter prometido; em um bairro de classe alta de São Paulo, há poucos dias, os partidários de Aécio pararam o trânsito durante um comício. “Os patrões bloqueiam a rua enquanto os pobres esperam o ônibus”, reclamou um motorista que passava pelo local. Um dos manifestantes respondeu: “Eu não sou de esquerda nem de direita, o que quero é que isto vá adiante”.

Os brasileiros votam domingo e vão optar, sobretudo, entre dois modelos, duas formas de entender o país, separadas em dois blocos aparentemente opostos. Segundo a última enquete publicada pelo Instituto Datafolha, que saiu esta semana, Dilma é a escolha, sobretudo, dos mais pobres e excluídos, todos que ganham menos de dois salários mínimos por mês (no máximo 1.400 reais), chegando a uma porcentagem de 65% frente a 33% dessa classe que deve optar por Aécio; a atual presidenta também será a mais votada, embora com uma diferença mínima, entre aqueles que ganham de dois a cinco salários mínimos (entre 1.400 e 3.500 reais). Os eleitores que estão acima deste nível de renda são sempre favoráveis a Aécio. No entanto, oito em cada 10 brasileiros pertencem aos dois primeiros grupos.

Em uma campanha marcada por um empate quase até o final (as pesquisas começaram a apresentar uma vantagem para Dilma só há três dias), as propagandas, os lemas, os comícios, as mensagens e os comentários de todos os tipos se polarizaram quase até a caricatura. De um lado, os pobres: de outro, os (mais) poderosos que esperam algo mais do Governo. Em uma margem, os habitantes das amplas, empobrecidas e em muitos casos desérticas regiões do Norte e do Nordeste, onde o PT desenvolveu programas pontuais, concretos e muito extensos, como o de fornecer reservatórios de água a muitas casas isoladas no campo e salários sociais a famílias sem recursos; na outra, as classes sociais mais urbanas e mais ilustres de São Paulo e Belo Horizonte.

A biografia pessoal e política e o temperamento dos dois adversários ajudou a formar esta oposição. Ambos nasceram em famílias de classe média. Mas Dilma, de 67 anos, séria, disciplinada, estrita, sem habilidade com as palavras, mas determinada e tenaz, lutou em sua juventude contra a ditadura militar, fez parte de grupos de extrema esquerda e sofreu torturas que nunca relata, mas às quais resistiu. Uma foto que circulou nos últimos dias mostra a jovem Dilma com óculos enormes durante os duros anos em que fazia o tipo. Uma de suas frases é “a vida não é fácil; nunca foi”. Aécio, de 54 anos, pertence a outra geração e a outro estilo: procede de uma família rica de políticos relevantes, estudou em bons colégios, é simpático, sorridente, tem fama de bom gestor, possui muita fé em si mesmo e facilidade inata para gostar e ser admirado. A revista Piauí destacou em uma grande reportagem recente sua capacidade de tirar proveito da vida, ganhando ou perdendo.

Mais informações
Ninguém quer deixar um cartão de Bolsa Família de herança para os filhos
Brasileiros invisíveis
O Brasil de Dilma e o Brasil de Aécio
Tudo sobre as eleições

Dilma apresenta como aval as conquistas sociais e o fato, respaldado pela ONU há um mês, de que o país deixou a lista das nações onde se passa fome. Aécio Neves afirma que o modelo de crédito fácil e estímulo ao consumo para as classes baixas está esgotado, que a economia passa por dificuldades e que a indústria começa a demitir gente, o que torna necessária uma mudança de Governo para que a máquina volte a funcionar.

As duas candidaturas opostas dividiram o país em dois, embora essa visão seja, de maneira exagerada e artificial, produto de uma campanha frenética cheia de altos e baixos, segundo vários analistas. A sociedade brasileira, acrescentam especialistas, não está tão dividida em casinhas brancas e pretas. Basta esperar até amanhã para que todas voltem à cor cinza.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_