_
_
_
_
_

As duas Coreias voltam a se enfrentar em sua fronteira marítima

Um navio norte-coreano e outro sul-coreano trocam tiros perto de Yeonpyeong

Manobras de treinamento de tropas sul-coreanas, em 2010.
Manobras de treinamento de tropas sul-coreanas, em 2010.S. K. S. (EFE)

A relação entre as duas Coreias se caracteriza por seus constantes altos e baixos. Se há três dias uma visita inédita de altos representantes do Governo norte-coreano ao sul propiciou uma possível reativação do diálogo entre ambos os países, nesta terça-feira seus Exércitos protagonizaram mais uma disputa em sua fronteira marítima.

Segundo o Ministério de Defesa da Coreia do Sul, por volta das 10h desta terça-feira (22h da segunda-feira em Brasília) uma patrulha norte-coreana cruzou e avançou por cerca de um quilômetro a fronteira marítima perto da ilha de Yeonpyeong, situada em águas a oeste da península. A 8,8 quilômetros de distância estava um navio sul-coreano que, após detectar a invasão, “emitiu mensagens de advertência repetidamente”. Ao não obter resposta alguma e ao ver que o navio não se retirava, “foram disparados cinco tiros”. O lado norte-coreano, então, respondeu com “dezenas de disparos” e os militares sul-coreanos fizeram o mesmo. A troca de tiros durou cerca de 10 minutos. Os veículos de comunicação estatais da Coreia do Norte não publicaram sua versão dos fatos.

Mais informações
As duas Coreias retomam o diálogo de surpresa
Curso de três meses para desertores norte-coreanos
Uma viagem à exceção coreana
Coreia do Norte, parque temático
Coreia do Norte, o paraíso da doutrinação

Apesar do incidente, nenhuma das embarcações sofreu danos, por causa do curto alcance dos projéteis em ambos os lados. “Os dois navios trocaram disparos, mas nenhuma embarcação teve a intenção de matar ou ferir o adversário”, afirmou um representante do Exército sul-coreano. Os arredores do arquipélago de Yeonpyeong são um cenário habitual desse tipo de enfrentamento entre os dois Exércitos, devido à sua proximidade da fronteira que divide as águas da sua costa ocidental. Desde meados dos anos noventa a Coreia do Norte vem disputando esse limite, estabelecido no armistício firmado em 1953 após o fim da guerra entre os dois países. Pyongyang reclama uma fronteira mais ao sul, algo que a comunidade internacional nunca aceitou. A região do arquipélago é de grande importância para a indústria pesqueira.

Em maio, um incidente semelhante na mesma área obrigou os moradores da ilha a se abrigar em refúgios habilitados. Em novembro de 2010, em um dos piores episódios recentes do conflito, o Exército norte-coreano bombardeou a ilha e provocou a morte de dois civis e dois soldados da Marinha sul-coreana.

O confronto desta terça-feira ocorre apenas três dias depois da visita surpresa de Hwang Pyong-so, supostamente o braço-direito de Kim Jong-un, à cidade sul-coreana de Incheon, durante o encerramento dos Jogos Asiáticos. Hwang e sua delegação se reuniram com altos oficiais de Seul e concordaram em realizar uma nova rodada de diálogos de alto nível em um futuro próximo. O novo encontro poderia acontecer no fim de outubro ou início de novembro. Em fevereiro, os dois países começaram a quebrar o gelo com uma primeira reunião formal após sete anos de bloqueio, o que permitiu, uma semana depois, a organização de encontros entre famílias dos dois lados separadas pela Guerra.

O líder máximo norte-coreano, entretanto, continua sem aparecer. Segundo a agência de notícias norte-coreana KCNA, altos funcionários do regime comunista organizaram na segunda-feira um banquete em homenagem aos atletas que participaram dos Jogos Asiáticos e suas famílias, com grande presença do alto escalão do Exército e da política norte-coreana. Não há menção alguma sobre Kim Jong-un, que, de acordo com a rede de televisão estatal do país, está “sofrendo incômodos” e cuja última aparição pública ocorreu em 3 de setembro. Na Coreia do Sul se especula que o Marechal pode ter fraturado os dois tornozelos ou estaria sofrendo de gota, entre outras hipóteses.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_