_
_
_
_
_

Parlamento catalão aprova lei para combater casos de homofobia

Acusado precisará provar sua inocência e pode ser condenado a pagar multas

Camilo S. Baquero
Parlamento catalão aprova a lei anti-homofobia.
Parlamento catalão aprova a lei anti-homofobia.ALBERT GARCIA

A lei anti-homofobia catalã foi aprovada nesta quinta-feira depois de duas tentativas fracassadas. A norma contou com o apoio de seis partidos. Outros dois partidos expressaram seu repúdio por não concordarem, por exemplo, com a imposição da carga inversa da prova (o acusado de homofobia ter que demonstrar sua inocência e não o contrário) nem com um regime de sanções.

Mais informações
Coletivos gays denunciam aumento de agressões na Espanha
Gâmbia aprova prisão perpétua para os casos de “homossexualidade agravada”
Após pressão da comunidade LGBT, o Equador passa a registrar uniões estáveis

A aprovação da lei, há muito tempo cobrada pelo movimento em defesa dos direitos de lésbicas, gays, transexuais e bissexuais (LGBT), estava congelador depois que o Partido Popular apresentou um recurso diante do Conselho de Garantias Estatutárias. O partido considerava – e ainda considera, como deixou claro a deputada Dolors López – que há “um excesso de discriminação positiva e que, inclusive, são invadidas responsabilidades penais do Estado”. Todos os grupos disseram a López e à aliança União, que fez as mesmas observações, que o ditame do Conselho deixava claro que o artigo se ajustava à lei. “O posicionamento do Conselho esclareceu muitas das dúvidas sobre a legalidade”, reconheceu a deputada Violant Cervera, do partido Convergência Democrática da Catalunha.

O regime de sanções, uma das características progressistas da lei, estabelece uma escala de gravidade das falhas e multas, que vão desde o equivalente a um dia até dois anos do indicador de adequação de renda da Catalunha (569 euros por mês). “Sem regime de sanções, esta lei seria uma mera declaração de intenções. Trata-se de um regime dissuasivo”, defendeu a republicana Anna Simó.

“Sem regime de sanções, esta lei seria uma mera declaração de intenções”, disse Anna Simó

Em relação à carga de prova, um tema que causa debate entre os juristas por entrar em colisão com o pressuposto da inocência, os grupos favoráveis reconheceram que é uma modalidade que se aplica em casos de violência machista e está incluída no código do consumidor, além de também estar amparada por normativas europeias. “Quando se reforçam os direitos de uma minoria se reforçam os direitos da maioria”, afirmou o deputado David Companyon.

López, do Partido Popular reclamou que a lei “tem mais elementos de promoção que de discriminação” e assegurou que poderia haver “picaretagens” por parte de alguns para se beneficiar da suposta “discriminação positiva” que está incluída na lei. Seu partido recorreu à mesma linha de argumento utilizada na sexta-feira pelo democrata-cristão Antoni Duran i Lleida. Em sua carta semanal, ele se lamentou por não ter apresentado uma emenda à totalidade da lei.

Duran assegurou que “a proposta de lei define como um princípio orientador dos poderes públicos: o de estabelecer medidas de fomento das entidades que trabalham para tornar efetivos os direitos e a não discriminação das pessoas”. Uma porta-voz democrata-cristã, argumentou que “não terminamos de ver tudo”, ao pedir que se coloque em discussão uma lei integral contra a não-discriminação.

O debate terminou com um longo aplauso dos representantes das entidades que se encontravam na tribuna de convidados. Praticamente todas as formações reconheceram que a lei era fruto do esforço e da perseverança das diferentes ONGs. Por isso todos os grupos também saíram em sua defesa, depois das palavras de Duran.

“Sinto raiva quando alguém parece negar ou menosprezar a discriminação que sofrem os gays agora ou no passado ou que corremos o risco de sofrer”, disse Iceta

“Sinto raiva quando alguém parece negar ou menosprezar a discriminação que sofrem os gays agora ou no passado ou que corremos o risco de sofrer. Esses que falam depreciativamente de lobby gay. Olhem a tribuna! Não é um grupo que trabalha escondido para obter interesses ilegítimos. É um grupo que trabalha em defesa de direitos que, no final, são de todos”, afirmou o um dos líderes socialistas. Ele foi um dos primeiros políticos na Espanha a sair do armário, e assegurou que “quando ouço falar em termos depreciativos de lobby gay, penso que ‘o ladrão pensa que todos são de sua condição’.”

Outro deputado, David Fernández, lembrou que segundo a Promotoria de Delitos de Ódio na Catalunha, um caso de homofobia é registrado por dia. Também assegurou que os argumentos da oposição “justificam que seja necessário criar políticas como as que hoje aprovamos”.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_