_
_
_
_
_

A OTAN condena a guerra secreta da Rússia

A Aliança abre as portas para a admissão da Ucrânia e confirma o envolvimento de soldados de Moscou Putin compara a ofensiva Kiev ao assédio dos nazistas

A descrição que a OTAN faz do que está acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia se assemelha cada vez mais a uma situação de guerra. "A Rússia disparou contra a Ucrânia tanto a partir do território russo, como desde o território ucraniano. Além disso, mantém milhares de soldados prontos para o combate perto da fronteira com a Ucrânia. Esta é uma flagrante violação da soberania e da integridade territorial ucraniana", declarou na sexta-feira o secretário-geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, após uma reunião de emergência com representantes de Kiev em resposta à entrada das tropas russas no leste do país.

Um dia depois de um general da organização confirmar o avanço de mais de 1.000 soldados russos no país vizinho, algo que Moscou nega, o líder da OTAN quis refutar as "negativas vazias" do Kremlin: “Esta não é uma ação isolada, mas sim parte de um modelo perigoso empregado ao longo de vários meses para desestabilizar a Ucrânia como nação soberana”. Rasmussen condenou essas ações e exortou a Rússia a voltar atrás, uma ameaça que até agora não funcionou.

Mais informações
Os Estados Unidos ameaçam impor novas sanções a Moscou
Os rebeldes ucranianos abrem uma terceira frente na fronteira russa
As tropas de Kiev capturam dez soldados russos no leste da Ucrânia
Centenas de soldados russos combatem com os separatistas
Kiev anuncia um rearmamento para defender sua independência

A reunião da comissão bilateral OTAN-Ucrânia foi realizada quase ao mesmo tempo em que o primeiro-ministro ucraniano Arseni Yatseniuk anunciava que apresentará em breve um projeto de lei para acabar com o estatuto de país não-alinhado adotado por Kiev e solicitar a admissão na OTAN. Questionado sobre essa possibilidade, Rasmussen se mostrou mais aberto do que no passado, lembrando “a decisão tomada [pelos aliados] em 2008, segundo a qual a Ucrânia vai se tornar um membro da OTAN sempre que o desejar e cumprir os critérios necessários”.

Apesar deste avanço verbal, os Estados-membros da organização não têm em mente a admissão da Ucrânia, uma manobra arriscada em vista do impacto que teria sobre a Rússia e do poder desestabilizador que isso teria sobre o conflito entre Moscou e Kiev. Considera-se pouco provável que a OTAN cogite essa ideia no futuro próximo.

Na sexta-feira, alheio às exigências dos aliados, o presidente russo, Vladimir Putin, pediu aos separatistas no leste da Ucrânia que deixem as tropas cercadas saírem pelos corredores humanitários e evitem, assim, mortes desnecessárias. Algumas horas mais tarde, em um encontro com jovens, afirmou que, em vez de aproveitar essa oportunidade, o comando ucraniano decidiu fazer seus militares tentarem romper o cerco por meio de combates. Para o presidente russo, é um "erro colossal" que custará "muitas vítimas fatais". Putin disse que ucranianos e russos "são praticamente o mesmo povo" e comparou os ataques das forças ucranianas contra os rebeldes ao cerco nazista das cidades soviéticas. "Por mais triste que seja, isso me lembra a Segunda Guerra Mundial, quando os ocupantes fascistas alemães cercaram nossas cidades e dispararam contra essas populações ", declarou na visita a um acampamento de jovens.

O apelo de Putin aos rebeldes – divulgado após a reunião do Conselho de Segurança da ONU, convocada a pedido da Ucrânia – terminava pedindo a Kiev "cessar imediatamente as ações militares" e "sentar-se à mesa de negociações" com os separatistas. O conflito, segundo os últimos dados da ONU, já deixou 2.593 mortos – o que significa, conforme explicam os especialistas, que a cifra real é maior – e cerca de 6.000 feridos.

Os ucranianos afirmam que os rebeldes continuam seus ataques em três direções e dizem que Mariupol, a segunda cidademais importante da província de Donetsk e, provavelmente, o próximo alvo dos separatistas, reforçou a sua defesa. Ao mesmo tempo, admitem ter saído de duas aldeias próximas a Lugansk e que um comboio que ajudaria os militares cercados caiu em uma emboscada.

O conflito com a Rússia causou um choque diplomático na Polônia, um dos países mais beligerantes com Moscou. Durante várias horas na sexta-feira, as autoridades recusaram a permissão para o avião do ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, sobrevoar o espaço aéreo polonês em uma viagem de volta da Eslováquia. O avião russo teve que voltar a Bratislava para esperar a autorização polonesa. Varsóvia alega que retirou a permissão porque o status de voo mudou de repente de civil a militar, informa a Reuters. O ministro das Relações Exteriores polonês, Radoslaw Sikorski, falou ontem abertamente em guerra para se referir à contenda entre Rússia e Ucrânia. "Se parece guerra, soa como guerra e mata como guerra, então é uma guerra", disse ele no Twitter.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_