_
_
_
_
_

Guia básico para o Emmy 2014

‘Breaking Bad’, ‘True Detective’ e ‘Orange Is The New Black’ são as favoritas da noite

Natalia Marcos
À esquerda, ‘True Detective’. À direita, ‘Breaking Bad’.
À esquerda, ‘True Detective’. À direita, ‘Breaking Bad’.

Breaking Bad x True Detective. Essa deve ser a grande batalha da noite do Emmy. A Academia de Televisão dos Estados Unidos entrega esta noite (a partir das 20h30 pelo horário de Brasília) os prêmios que reconhecem as melhores séries e programas da temporada 2013-2014. Repassamos os pontos centrais de um prêmio que demonstra o grande nível da telinha.

- Por que na segunda-feira?

Converteu-se em algo habitual que a cerimônias de prêmios nos Estados Unidos (Globo de Ouro, Oscar, Emmy...) aconteçam no domingo. Além disso, no caso dos Emmy, o costume é fazer a entrega em setembro. No entanto, este ano, e como já aconteceu em 2006 e 2010, a cerimônia foi adiantada para agosto. É que, assim como aconteceu nesses anos, a rede encarregada de televisionar a festa este ano nos EUA é a NBC, que nesse fim de semana está transmitindo a pré-temporada da Liga Nacional de Futebol Americano. Por este motivo, e para evitar que coincida também com outras transmissões em setembro, pela primeira vez em mais de 30 anos, os Emmy serão entregues em uma segunda.

- Onde posso acompanhar os prêmios?

O canal fechado da Warner transmitirá ao vivo a partir das 20h30 (horário de Brasília).

No EL PAÍS, a cobertura ao vivo em espanhol começará com o tapete vermelho, onde será comentada a chegada das estrelas ao Teatro Nokia de Los Angeles. A noite continuará com tudo que estiver ocorrendo durante a cerimônia da entrega de prêmios. Além disso, na lista do Twitter em Quinta Temporada dedicado ao Emmy, você poderá seguir o que comentam os indicados e protagonistas da noite direto do evento. Os comentários podem estar em inglês ou espanhol.

- Que dramas e comédias são favoritos?

Na entrega de prêmios, sempre podemos ter surpresas. O que seria de uma entrega de prêmios sem alguma decisão aparentemente incompreensível? Mas, apesar de que possamos ter surpresas, parece que a grande batalha da noite estará entre Breaking Bad e True Detective na categoria de melhor drama. A série que contava a história de Walter White, o professor de química convertido em grande traficante no Novo México, ganhou no ano passado o Prêmio Emmy pela primeira parte de sua última temporada, logo, seria lógico que o segundo grupo de capítulos de sua entrega final também recebesse a estatueta. Mas encontrou um osso duro de roer em True Detective, drama que recebeu grandes investimentos da HBO, abandonando a categoria de minissérie para competir como drama. Contra elas, o resto das indicadas (Downton Abbey, Game of Thrones, House of Cards e Mad Men) têm, a priori, menos possibilidades de ganhar a preciosa estatueta.

Enquanto isso, Modern Family poderia somar seu quinto ano consecutivo com a coroa de melhor comédia, mas terá que enfrentar outra das favoritas da noite, Orange is the New Black, velhos conhecidos como The Big Bang Theory, Veep ou Louie, e a novata Silicon Valley.

- É o ano de Matthew McConaughey?

É o que parece. Ele ganhou o Globo de Ouro. Depois chegou o Oscar. E agora poderia levar o Emmy. Talvez 2014 poderia ser o grande ano de Matthew McConaughey, premiado repetidamente por sua interpretação no filme Clube de Compras Dallas e que agora concorre ao Emmy como melhor ator de drama por True Detective. Seu companheiro de série, Woody Harrelson, Bryan Cranston e as últimas participações de Walter White em Breaking Bad, Kevin Spacey (House of Cards), Jon Hamm (Mad Men) e Jeff Daniels (The Newsroom) não estão dispostos a facilitar a disputa em uma categoria na qual, como ficou patente no ano passado – quando, contra todos os prognósticos, ganhou Jeff Daniels – favoritismos podem ser rompidos. Enquanto isso, Peter Dinklage (Game of Thrones) e Aaron Paul (Breaking Bad) aparecem como favoritos para receber o melhor ator coadjuvante em uma categoria na qual também competem Jim Carter (Downton Abbey), Josh Charles (The Good Wife), Mandy Patinkin (Homeland) e Jon Voight (Ray Donovan).

- Que nomes femininos serão ouvidos esta noite?

Por dois anos consecutivos, Claire Danes levou o prêmio por Homeland. Este ano volta a concorrer, mas com a série fora dos candidatos a melhor drama, o reinado de Danes pode ter chegado ao fim. Esta poderia ser a oportunidade para que alguma das outras indicadas (Kerry Washington, Michelle Dockery, Robin Wright, Julianna Margulies e Lizzy Caplan) levem o Emmy para casa. Em relação às atrizes secundárias, Anna Gunn procura revalidar seu prêmio do ano passado por seu papel em Breaking Bad, com Maggie Smith (Downton Abbey), Joanne Froggatt (Downton Abbey), Lena Headey (Guerra dos tronos), Christine Baranski (The Good Wife) e Christina Hendricks (Mad Men) como adversárias. Em comédia, quem pode repetir o prêmio é Julia Louis-Dreyfus (Veep), apesar de que Taylor Schilling (Orange is the new black) também está no páreo. Completam o sexteto Lena Dunham (Girls), Edie Falco (Nurse Jackie), Melissa McCarthy (Mike & Molly) e Amy Poehler (Parks & Recreation).

- E que minisséries e filmes para a TV concorrem ao prêmio?

Este ano, as minisséries e filmes para televisão concorrem separadamente (isso não acontece nas categorias autorais). Fargo, minissérie baseada no filme de mesmo nome dos irmãos Coen, sai como favorita (na verdade, está entre os nomes mais repetidos nas candidaturas, com 18 indicações). A lista de títulos que concorrem ao prêmio de melhor minissérie se completa com American horror story: Coven, Bonnie & Clyde, Luther, The White Queen e Treme. Quanto a melhor filme de televisão, o catálogo de candidatos vai de Killing Kennedy, Muhammad Ali's Greatest Fight, The Normal Heart e The Trip to Bountiful até Sherlock: His Last Vow, o último capítulo da terceira temporada da série britânica.

- Quem ficou de fora desses Emmy?

Muitos, com muitas injustiças. Como acontece todos os anos, muitos ficaram de fora das indicações, que nunca se atendem o gosto de todos. Na verdade, a história dos Emmy está cheia de grandes injustiças (por exemplo, The Wire, considerada uma das melhores séries da história, não tem nenhum Emmy no currículo). Uma das ausências mais sentidas foi a de The Good Wife, cuja quinta temporada contou com o aplauso generalizado da crítica especializada. Se Julianna Margulies ficar com o prêmio de melhor atriz dramática, o Emmy terá um toque de justiça poética. Algo parecido acontece com Masters of Sex, série pela qual sua protagonista, Lizzy Caplan, está indicada, mas não seu colega Martin Sheen. Tatiana Maslany (Orphan Black), The Americans (e seus protagonistas), Hannibal (e Mads Mikkelsen), Shameless e muitos outros também não poderão subir para receber um prêmio esta noite.

- Que estrelas passarão pelo tapete vermelho?

Um dos atrativos das noites de prêmios são o tapete vermelho prévio e seu desfile de estrelas. Graças à passagem de grandes nomes de Hollywood pela telinha, o tapete vermelho dos prêmios Emmy cada vez tem mais glamour e repercussão. Este ano, os olhares estarão voltados para os vestidos de indicadas como Julia Roberts, Jessica Lange, Helena Bonham Carter, Robin Wright e Kerry Washington (transformada, graças a Scandal, em um ícone da moda). Em relação aos homens, Matthew McConaughey, Kevin Spacey, Billy Bob Thornton, Benedict Cumberbatch e Idris Elba certamente também conseguirão atrair as câmeras.

- O que se sabe sobre o evento desta noite?

A cerimônia deste ano será apresentada por Seth Meyers (apresentador do Late Night da NBC, ao qual chegou vindo do Saturday Night Live). Apesar de não terem sido revelados muitos detalhes do evento que acontece no teatro Nokia de Los Angeles, o que se sabe é que o bloco dedicado às personalidades que faleceram durante o último ano contará com um momento especial para relembrar Robin Williams. A homenagem, que ficará a cargo do ator Billy Crystal, promete encher a sala de emoção devido ao falecimento recente do intérprete, que teve como um de seus últimos trabalhos precisamente uma série, The Crazy Ones.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_