_
_
_
_
_
CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

Israel suspende a trégua depois do lançamento de foguetes do Hamas

O Exército israelense retoma as suas operações em Gaza e encerra o cessar-fogo ampliado

Coluna de fumaça em Gaza após a retomada da ofensiva.
Coluna de fumaça em Gaza após a retomada da ofensiva.SUHAIB SALEM (REUTERS)

Por volta de 10 horas da manhã de domingo (horário local) regressaram as bombas à Faixa de Gaza, depois de 24 horas sem ataques israelenses na região palestina. No sábado, Israel e as facções palestinas respeitaram 12 horas de cessar-fogo que o Gabinete de Segurança israelense decidiu prolongar unilateralmente por outras 24 horas.

As milícias do Hamas não aceitaram esse cessar-fogo e retomaram o lançamento de foguetes contra Israel no sábado à noite. O Exército israelense anunciou esta manhã o reinício de suas “atividades” na Faixa. O eco das bombas no perímetro oriental de Gaza era bem perceptível desde a costa ocidental do território.

A trégua de 12 horas serviu aos palestinos para avaliar os danos causados desde que Israel começou sua maciça operação contra Gaza em 8 de julho. Milhares de pessoas entraram pela primeira vez depois de muitos dias nas áreas castigadas pelos bombardeios. Em Shiyaiya, a leste da Cidade de Gaza, não resta pedra sobre pedra. Os moradores procuravam recolher os cadáveres de seus parentes entre as ruínas do bairro antes que o cessar-fogo terminasse.

Mais informações
A trégua revela o alcance destrutivo da ofensiva israelense
Os ataques em Gaza desatam a ira dos palestinos da Cisjordânia
'Cinismo e covardia', por SAMI NAÏR

Em Beit Hanun, duramente bombardeada nos últimos dias, o panorama é parecido com o de Shiyaiya. O povoado do norte da Faixa, perto da passagem fronteiriça de Erez, tem sido o palco de combates entre Israel e os milicianos palestinos. Muitas casas continuavam ardendo no sábado pela manhã, enquanto milhares de palestinos tentavam resgatar utensílios ou roupa dos destroços.

O cessar-fogo elevou a contagem dos mortos. Nas 12 horas de trégua, os palestinos de Gaza recolheram mais de 130 cadáveres, dos quais muitos estavam havia mais de uma semana sepultados sob as casas de Shiyaiya. O número total de mortos já supera 1.030.

Cerca de 200 eram crianças. Três de cada quatro, civis. Israel sofreu 41 baixas militares e 3 civis desde 8 de julho.

As bombas israelenses também causaram uma tremenda carnificina entre o gado e outros animais de criação no leste de Gaza. Muitos criadores ficaram sem meios de sobrevivência, com o consequente prejuízo ao abastecimento de comida em Gaza.

Os esforços diplomáticos dos Estados Unidos e Egito em busca de um cessar-fogo estão se mostrando inúteis. O Hamas e a Autoridade Palestina exigem o levantamento do bloqueio a Gaza como condição para uma paz em curto prazo. A passagem de Erez está cercada a sete chaves há horas. A artilharia pesada israelense bombardeou o leste de Gaza no domingo de manhã durante horas.

Pouco depois de Israel retomar as operações militares neste domingo, o porta-voz dos serviços de emergência palestinos, Ashraf al-Qudra, informou a morte de três pessoas pelos disparos da artilharia israelense. Duas das vítimas morreram perto da fronteira e a outra, em Khan Yunis, segundo a France Presse.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_