_
_
_
_
_

Um terremoto de magnitude 6,9 sacode a Guatemala e o sul do México

Três pessoas morreram na Guatemala e uma no México O abalo destruiu casas e obstruiu estradas enquanto as equipes de resgate procuram vítimas

Uma casa em San Marcos danificada pelo terremoto de magnitude 6,9.
Uma casa em San Marcos danificada pelo terremoto de magnitude 6,9.AFP

Um abalo sísmico de 6.9 graus na escala Richter sacudiu nesta madrugada o sul do México e a região da fronteira com a Guatemala, afetando principalmente a província de San Marcos, no altiplano ocidental. Segundo o Instituto de Sismologia, o terremoto aconteceu às 05h23 (horário local) desta segunda-feira e teve seu epicentro no sudoeste de Tapachula, no Estado mexicano de Chiapas.

Os primeiros informes das equipes de resgate confirmam que três pessoas faleceram. Duas delas ficaram soterradas em suas casas em uma aldeia de San Rafael Pie de la Cuesta, em San Marcos. A terceira é uma mulher idosa, diabética e com problemas cardíacos, que teria morrido de susto. No México, as autoridades da Defesa Civil em Chiapas, reportaram uma pessoa falecida na localidade de Hixtla depois de cair um muro.

O trabalho do resgate foi interrompido por colapsos que interromperam estradas e vias. Apesar disso, foi possível transferir para os hospitais vítimas de traumas resultantes de paredes que caíram enquanto dormiam.

Muitas das comunidades da região mais afetada afirmam que estão sem energia elétrica. O serviço de água foi interrompido e a comunicação telefônica está bastante limitada. Os primeiros informes destacam que há dezenas de casas afetadas, e muitas delas deverão ser demolidas por terem sofrido danos estruturais.

Em declarações a rádios locais, Carlos Bautista, prefeito de San Pedro Sacatepéquez, a segunda cidade da província de San Marcos, declarou que em sua localidade foram comprovados danos importantes a edifícios públicos e no templo católico.

San Marcos sofreu, em 7 de novembro de 2012, um forte terremoto que deixou 44 mortos, o que deixou a população especialmente assustada. A ministra da Educação, Cynthia del Águila, anunciou que as aulas foram suspensas na região afetada, até que os especialistas determinem se os edifícios escolares representam algum risco para os alunos.

Guatemala é um país exposto a terremotos. O mais grave da história recente ocorreu em 4 de fevereiro de 1976, com mais de 23.000 mortos e um milhão de pessoas sem lar.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_